domingo, 29 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5374: As nossas mulheres (9): Homenagem à D. Teresa, nossa leitora e funcionária na Biblioteca da Liga dos Combatentes (José Martins)

1. Mensagem de José Martins*, (ex-Fur Mil, Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), com data de 26 de Novembro de 2009:

Caros camaradas
Junto um texto de homenagem a uma leitora assídua do nosso blogue.
Conheço-a desde 30 de Junho de 2003 e, desde então, tem sido uma óptima amiga e uma preciosa colaboradora, nunca se furtando a proporcionar-me todos os elementos que lhe solicito.
Tambem já foi referida pelo JERO.

A D. Teresa não merece só este texto. Merece todo o nosso reconhecimento, no sentido mais lato do termo.

Um abraço
José Martins


“30 Minutos”

Este programa foi passado no Canal 1 da RTP em 24 de Novembro de 2009.

Pode ser visto na página ultramar.terraweb.biz e no site http://www.ligacombatentes.org.pt/

O trabalho desenvolvido pelos profissionais Patrícia Machado (Jornalista), Pedro Boa-Alma (imagem) e Guilherme Brízido (edição), merece o nosso, de combatentes que somos, merece, dizíamos, o nosso agradecimento, por trazer, mais uma vez, à discussão a questão dos sem abrigo e, desta feita, aqueles que também deram o seu melhor na juventude e, passados largos anos, ainda não conseguiram a reintegração na sociedade ou, esta mesma, acabou por exclui-los.

Não vou comentar o trabalho da Liga no campo do Apoio Médico, Psicológico e Social, que conhecemos, pois fomos convidados para uma sessão em que intervieram o Major Dr. António Correia (Psicólogo) e a Dr.ª Filipa Santos (Assistente Social) e, no final da mesma, fiquei com a certeza de que se iniciava um novo ciclo em relação aos antigos combatentes, mas que, como sempre, muito tempo irá passar para se conseguirem resultados. No entanto o “pontapé de saída” foi dado.

Mas na reportagem o que mais me emocionou, e que merece maior destaque, foi a forma como o nosso camarada Carlos, que foi 2.º Sargento Miliciano pois cumpriu duas comissões, foi acarinhado por uma funcionária da Liga dos Combatentes.


A D. Teresa e o ex-2.º SRGT Carlos.
Imagem retirada do Programa 30 Minutos, editada e postada por CV, com a devida vénia à RTP


D. Teresa Almeida no seu local de trabalho.
© Foto José Martins – 17Nov2009


Na D. Teresa Almeida, que presta serviço na biblioteca da Liga dos Combatentes há cerca de 40 anos, e que neste momento tem em mãos uma tarefa enorme – digitalizar fotos e memórias – os combatentes têm não só uma amiga, mas diria uma “fada” madrinha de guerra ou uma irmã.

Pessoalmente sinto-me lisonjeado sempre que a procuro, e não são poucas vezes, para obter um ou outro elemento para os escritos que faço. Sempre com uma satisfação imensa, recebe e trata todos os que se lhe dirigem: parece que estamos perante alguém que sempre nos conheceu, e a quem dedica uma amizade extrema.

Basta ver a forma como se emocionou com a visita do Carlos e o acompanhou até à porta da sede da Liga ou à porta da própria casa do Carlos: a Rua.

D. Teresa Almeida no seu local de trabalho.
© Foto José Martins – 17Nov2009


Mas naquele abraço senti-me também abraçado, um abraço longo e sentido. É assim que a nossa amiga Teresa Almeida recebe os combatentes. Naquele seu espaço de trabalho, rodeado de História, parece que o tempo pára. Por isso quando temos de partir, partimos já com saudade, mas com o propósito de ali voltar o mais breve possível.

Para ELA o nosso carinho e reconhecimento eterno. Bem-haja, querida amiga!

José Marcelino Martins
26/Novembro/2009
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 29 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5371: Patronos e Padroeiros do Exército (José Martins) (4): Arma de Engenharia - Nossa Senhora da Conceição

Vd. último poste da série de 28 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5368: As nossas mulheres (12): Mãe, eu estou aqui (José Teixeira)

5 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro José Martins

A tua sensibilidade e atenção, que normalmente empregas nos teus trabalhos e comentários, está muito bem extrapolada nesta tua simples homenagem pública a essa tua a nossa amiga.
Obrigado a ambos.
Hélder S.

Anónimo disse...

Caro José Martins
Confirmo tudo o que referes em relação à nossa amiga Teresa Almeida. Nunca vi ninguém a receber ex-combatentes como ela o faz.É de uma ternura comovente e um "autêntica metralhadora" e referir nomes e histórias de camaradas nossos.Bem merece o apreço e reconhecimento de todos nós.Está a fazer um trabalho excelente na Liga e bem merecia melhores meios para o fazer.
Bem haja Teresinha e aceite mais um beijo do JERO

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé:

Sempre atento aos pequenos detalhes, às histórias sem histórias, aos pequenos grandes homens e mulheres que ajudam a modelar o mundo a que pertencemos... Sei que ela é uma amiga do nosso blogue, embora infelizmente não a conheça... E uma amiga dos camaradas da Guiné, nossa amiga e camarada é... Transmite-lhe o nosso apreço e consideração. Luís

Anónimo disse...

José Martins

Não conheço a D. Teresa Almeida pessoalmente, mas das três ou quatro vezes que me telefonou a propósito do meu livro "Canbamça", pude sentir o calor e a simpatia que expressa quando fala dos antigos combatentes.
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Conheci a D. Teresa no lançamento de "FICHEIROS SECRETOS DA DESCOLONIZAÇÃO DE ANGOLA" da Dra. Leonor Figueiredo.

Para além da simpatia, julgo que ela tem feito um trabalho estraordinário na Biblioteca da Liga dos Combatentes.

Merecida Homenagem.

Para o José Martins e para a D. Teresa,

Um abraço do tamanho do Cumbijã

Mário Fitas