segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Guiiné 63/74 - P13767: Blogpoesia (393): "A minha comissão de serviço em verso", por Mário Alves, ex-1.º Cabo Corneteiro da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69 (Abel Santos)




1. Em mensagem do dia 13 de Outubro de 2014, o nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), enviou-nos mais um trabalho em verso do seu amigo e camarada Mário dos Anjos Teixeira Alves de quem já publicamos O Diário das CART 1742:




A minha comissão de serviço em verso

Por Mário Alves

Oh, tanto custa na Guiné
É a vida de um homem,
Muitos martírios se passam
E por vezes mal se come.

Oh Maio de 1967
Nunca te esquecerei,
Mobilizaste-me para a
Guiné onde eu tanto penei.

Nem te lembraste que eu tinha
Já tanto tempo de tropa,
Submeteste-me a tal martírio
Do que passou ninguém se importa.

Há 18 meses que servia o exército
Quando em Julho embarquei
De Lisboa para a Guiné
No barco Timor naveguei.

Foi em 22 do mesmo mês
Que no cais da Rocha embarquei
Ao meio dia em ponto
As terras metropolitanas deixei

A viagem foi bem longa
Por Cabo Verde passámos,
E nessa mesmo província
Em duas ilhas parámos

Em 30 do mesmo mês
À Guiné em Bissau chegámos,
Às 2h da tarde
Nesse cais desembarcamos.

No quartel de S. Luzia
Nessa cidade de Bissau ficámos,
Mas em 14 de Setembro
Nova viagem recomeçámos.

A 16 chegámos a Nova Lamego
Onde nos foi entregue um destacamento
E melhor ficámos a saber
Que vamos lá ficar por muito tempo.

Em 23 de Abril de 68
Nova Lamego deixámos
Fomos então para Buruntuma
Mesmo junto à fronteira ficámos.

A minha CART 1742
Aí terminou a comissão
Sonhando com os ataques dos turras
Vivendo assim na solidão.

A vida em concreto
Teve outros pontos em suma.
Em Novembro vim para Bissau
E tratei não voltar a Buruntuma.

De Março para Abril 69
Fui passar uns 20 dias à companhia,
Mas em 14 deste último mês
A Buruntuma dei a despedida.

De novo vim para Bissau 
E lá terminei a comissão, 
Vivendo mais tranquilo 
E tratando da minha situação.

O que através da comissão passei 
Toda a gente pode imaginar, 
Pois na Guiné há guerra 
E estará para continuar.

A minha guerra não fui das piores 
Disso vos dou a certeza, 
A minha missão era quarteleiro 
Ter o material em acção de defesa.
____________


Nota do editor

Último poste da série de 5 de Outubro de 2014 > Guiiné 63/74 - P13693: Blogoesia (392): Boca seca ... [Mafra, 5 de outubro de 2014, 4h14] (J. L. Mendes Gomes)

Sem comentários: