terça-feira, 14 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4186: O Nosso IV Encontro Nacional, Ortigosa, Monte Real, 6 de Junho de 2009 (1): Abertura das hostilidades (Editores)

IV ENCONTRO DA TERTÚLIA DO BLOGUE LUÍS GRAÇA & CAMARADAS DA GUINÉ

DIA 6 DE JUNHO DE 2009 EM ORTIGOSA, MONTE REAL, LEIRIA


Caros Companheiros

Como vos foi dito por mail, não apareceu nenhum voluntário para organizar o IV Encontro da Tertúlia. Compreendo, porque colaboro na organização de pelo menos dois por ano, o nosso e o dos ex-combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos e sei o trabalho que dá. Que o digam o Paulo Raposo, o Vitor Junqueira e o Joaquim Mexia Alves, homens que tomaram em ombros a organização dos três primeiros. E muito bem, diga-se.

Como nestas coisas há sempre um sacrificado, com pézinhos de lã, não fosse ele zangar-se comigo por tal atrevimento, auscultei o camarada Joaquim Mexia Alves, que se prontificou a organizar de novo este ano o nosso convívio, com a condição de não ser em Outubro, como era a inclinação de alguns camaradas.

Assim, consultando o calendário, achamos que o dia 6 de Junho não é má data. Dias grandes, solarengos e quentinhos. Ser véspera de eleições, julgo não ter inconveniente, porque mesmo quem ficar para o outro dia, ainda vai a tempo de cumprir o seu dever cívico de escolher os nossos representantes na Europa.

Já temos algumas inscrições confirmadas, pelo que apelo aos meus camaradas e amigos que ainda não se inscreveram, que vão pensando no assunto e comunicando a vossa intenção, para que o camarada Joaquim se possa ir organizando. Como se fez o ano passado, convém que as inscrições sejam simultaneamente envidas para mim e para ele. Como em princípio vou secretariar a organização (aceito voluntário(s) para esta missão), se me enviarem só para mim, Carlos Vinhal, encaminharei para o Joaquim.

Quem necessitar de alojamento para pernoitar deverá fazer menção no acto de inscrição.

Oportunamente serão divulgados os pormenores de ementa e preço do almoço, assim como da pernoita.

Quem ficou o ano passada na Pensão Santa Rita não deverá ter tido razão de queixa e o preço foi simpático.

Qualquer um dos nossos tertulianos pode fazer parte do nosso almoço. Nunca tivemos o prazer da presença de um(a) não ex-combatente. Por que não este ano? Seria bem-vindo(a).

Como é costume, também podemos levar convidados.

Acho que o essencial ficou dito.

Lembro que este convívio é fundamental, porque conhecendo-nos pessoalmente, também ajuda a que nos compreendamos melhor. Aos camaradas que este ano se juntaram a nós dou um conselho, não percam o próximo Encontro.

Deixo-vos três recordações dos Encontros anteriores:

Ameira, Montemor-o-Novo, 14 de Outubro de 2006. Houve magia. Se não há amor como o primeiro, nunca mais esqueceremos este nosso primeiro Encontro.

Pombal, 28 de Abril de 2007. Foi um marco na quantidade, mais de 80 participantes

Ortigosa, 17 de Maio de 2008. Quase, quase 90 participantes, mas este ano vamos atingir os 100. Pena que ninguém se tivesse lembrado da foto de família.

7 comentários:

paulo santiago disse...

Grande azar,nesse dia tenho o
Encontro da CCAÇ 2701 e este ano
não posso faltar.Fica para o
próximo ano.
Abraço
Paulo

Luís Graça disse...

Desde já agradeço ao Carlos e ao Joaquim a sua generosidade, disponibilidade e camaradagem, oferecendo-se para organizar o IV Encontro Nacional do nosso blogue...

O Dia 6 é véspera de um acto eleitoral, mas mesmo assim conto com a presença, se possível em força, dos nossos tabanqueiros e seus familiares...

Faço votos para que seja mais um dia de grande convívio e de festa...

Luís Graça

Anónimo disse...

Caro Carlos Vinhal,
Acabei de ler no Blog a confirmação da data de 6 de Junho para o IV Encontro da Tertúlia, além do teu desafio à presença de um(a)não ex-combatente. Infelizmente não poderei estar presente, pois parece que tudo vai acontecer no dia 6 de Junho. Inicialmente seria o 33º encontro anual da Associação de Especialistas da Força Aérea (AEFA), depois o encontro dos 30 anos da 2ª Recruta de 1979 à qual eu pertenço e agora o IV encontro da Tertúlia.
Tenho de optar pelo Encontro dos 30anos da minha recruta, pois não são 30 dias nem sequer 30 meses, parece impossível mas são mesmo 30 anos.
Desejo a todos os membros da Tabanca Grande um excelente IV Encontro Nacional e que tenham um óptimo dia de confraternização.
Para mim, terá de ficar para uma próxima oportunidade.
Saudações Especiais,
João Carlos Silva

Anónimo disse...

Caros Camaradas Luis, Carlos e Virgínio,

Não me parece exacto dizer-se que não houve voluntários. Talvez o desconhecimento a incerteza ou o receio do resultado que pudesse ser obtido por esse(s) voluntário(s) se traduza dessa forma.

Existem vários tipos de famílias e entre elas vários tipos na família. Nesse dia, estarei, espero, com a família de todos os dias a festejar o meu 59º aniversário. Por essa razão, apenas essa, não estarei presente, mas desejo antecipadamente um excelente convívio entre todos a quem envio, também por antecipação, um abraço geral.
BSardinha

Luís Graça disse...

Meu caro editor-dia Carlos:

Estás aí, bravo e imponente, no teu posto de comando... Obrigado e parabéns.

Não tenho muito tempo para pensar nisso, agora, nestas duas ou três semanas, em que estarei de "férias sabática"... Mas temos que lançar o debate: precisamos de levar ideias para o dia 6 de Junho e tomar algumas decisões sobre o futuro do nosso blogue e da nossa tertúlia... Queres fazer um apanhado das "coisas que andam no ar", que já temos aqui falado, uns com os outros, e até nos encontros anteriores ?

Convinha que essa discussão fosse aberta e abrangente, dentro desta rúbrica que acabas de abrir sobre IV Encontro...No fundo a questão é esta: que futuro para o nosso blogue ? E agora, que atingimos 4 anos, 320 membros e um milhão de visitas, o que vamos fazer ?

A criança, que já não é nenhuma criancinha, está nos nossos braços...

Vou pedir ao Virgínio Briote, nosso co-editor, para dar também ideias... Vou contactar também o Jorge Cabral, o Carlos Silva e o Beja Santos por causa do nosso futuro estatuto jurídico (a malta que está mais virada para a cooperação e a solidariedade com a Guiné-Bissau, como a Ajuda Amiga, já encontrou soluções, jurídicas, organizativas e financeiras) ...

Um abraço. Boa navegação. Luís

Anónimo disse...

O Carlos Silva, que é jurista, já deu o mote, respondendo ao nosso desafio. Aqui fica, o seu comentário, que tomo a liberdade de publicitar (LG):


Amigos

Que futuro para o Blogue?

É continuar. "Para trás mija a burra" e "parar é morrer"

Estatuto jurídico ? É constituir uma "Associação dos Amigos do Blogue..." ou "Combatentes do Blogue...."

Existe um acervo de textos e fotografias que dá para publicar livros e que, com a sua venda poderá gerar uma receita que poderá ser aplicada em n coisas, inclusive, ser aplicada numa futura constituição de uma Fundação.

Poderá realizar-se exposições, etc
É pena se deixarmos apagar as nossas gerações de combatentes e deixar ir ao fundo todo este monumental acervo de testemunhos e documentação, que presumo, apenas esteja globalmente [compilação] nas mãos de um grupo restrito, ou seja, só na tua posse e quando muito na posse do Virgínio e do Carlos Vinhal.

Lancem a ideia no Blogue, creio que os camaradas não se oporão a uma iniciativa do género.
Pensem nisso e mãos à obra

Com um abraço amigo
Carlos Silva

Anónimo disse...

Olá Carlos,
Ao ler este post, fui logo verificar a minha agenda. Como para o dia 6 de Junho não tenho nada, já o reservei. E conto estar lá [com a minha cara-metade] na vossa companhia.
Vou aguardar mais notícias acerca deste encontro, dado que, em face até dos comentários anteriores, presumo que será importante.
E vou estar atento à localização, pois não faço ideia onde fica Ortigosa.
E como ainda não sou membro da Tabanca [apenas enviei o meu pedido de admissão em 10/04], vou deixar o comentário como anónimo [mas com indicação do nome, ok?]
Abraço amigo.
Fernando Oliveira