segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 – P7476: Parabéns a você (192): José Casimiro Carvalho (ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350 (Miguel Pessoa & Editores)



1. Completa hoje o seu 59º Aniversário o nosso Camarada José Casimiro Carvalho, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350 “Piratas de Guileje” - Guileje e Gadamael -, e da CCAÇ “Lacraus de Paunca” -
Gadamael, Guileje, Nhacra e Paúnca -, (1972/74).
Postal ilustrado: © Miguel & Giselda Pessoa (2010). Direitos reservados.

Lamego (?) > s/d > Na foto, o nosso ranger, à esquerda, posa com a Kika (sua filha mais velha), o General Lemps Pires (1930-2009), a Sofia (sua filha mais nova) e o General José Alberto Cardeira Rino (OpEsp/RANGERs)... J. Casimiro Carvalho mora em Vermoim, na Maia, e é casado há 35 anos. A filha Kika tem 34 anos (secretária administrativa) e a Sofia tem 29 (economista). E já tem uma netinha, a Beatriz (nasceu em 2008).





Guiné > Região de Tombali > Cacine > Maio de 1973 > Na altura (22 de Maio de 1973) em que Guileje foi abandonada pelas NT, o J. Casimiro Carvalho estava em Cacine, coordenando o reabastecimento destinado à sua companhia. Os géneros vinham de Bissau, em batelões, até Cacine, e depois em LDM até Gadamael e, por coluna, até Guileje.  Nesta já famosa carta, publicada na série Cartas do corredor da morte, ele conta aos pais a inesperada notícia do abandono do aquartelamento: "Se foi com ordens de Bissau que se abandonou a nossa posição, posso dar graças a Deus e dizer que foi um milagre, mas se foi uma insubordinção nem quero pensar"...  Mas uma coisa é certa: "Guileje ficou à mercê 'deles'. Não sei se as minhas coisas estão lá, ou se os meus colegas as trouxeram, tinha lá tudo [, incluindo o meu querido patacão...], mas paciência!"... 

Já em tempos tínhamos oportuna e justamente agradecido ao nosso camarigo da Maia o carinho e o apreço com que ele nos fez chegar este lote de correspondência. Foi um período doloroso para ele, por motivos óbvios e mais um: o seu velhote, seu cúmplice e confidente na correspondência de Guileje, havia falecido uns tempos antes (LG) .


Fotos: © J. Casimiro Carvalho (2007). Todos os direitos reservados.


2. Em nome do nosso Camarada Luís Graça, colaboradores deste blogue e demais elementos desta tertúlia “tabancal” desejo que no festejo de mais este aniversário, sejas muito feliz junto da tua querida família e que esta data se repita por muitos, bons e férteis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.

Que por muitos mais e boas décadas, este "aquartelamento" de Camaradas & Amigos te possa enviar mensagens idênticas a esta e às que hoje lerás no “cantinho” reservado aos comentários.

Estes são os sinceros e melhores desejos destes teus Amigos e Camaradas, com um grande abraço fraterno
.
___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
19 de Dezembro de 2010 >
Guiné 63/74 - P7469: Parabéns a você (191): Humberto Reis, ex-Fur Mil Op Esp da CCAÇ 12 e João Melo, ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAV 8351 (Tertúlia / Editores)

36 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Casimiro Carvalho.

As minhas felicitações por mais um aniversário, tem um dia feliz junto de familiares e amigos, e votos de longa vida com saúde.

PARABÉNS!

Um abraço

Manuel Marinho

antonio graça de abreu disse...

Muitos parabéns, mil felicidades, por muitos, muitos mais anos.
Forte abraço,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Amigo Casimiro:
Que o dia de hoje seja de felicidade junto dos teusd.
Parabéns.
CMSantos

José Marcelino Martins disse...

Para o "Ganda Pirata" um grande abraço e votos de um dia bem passado.

Luís Graça disse...

Ganda pirata: Ouvi, pessoalmente, o 'Nino' Vieira gabar-se de ter bebido o uísque "Dimple" do comandante de Guileje... No caso do teu querido patacão, não sei quem terá sido o felizardo que ficou com ele... Enfim, as "pequenas histórias" de uma guerra que não foi feita por soldadinhos de chumbo, mas foi mesmo a doer e a valer... 37 anos depois, estamos aqui a "reinar" com coisas sérias, porque felizmente estamos vivos, não perdemos a vontade de viver e não perdemos o sentido do humor...

Ainda tenho os aerogramas que um "djubi" (do bar) te escrevia, não sei de se Cacine, se doutros sítios por onde andaste, feito cigano, a seguir a Guileje e Gadamael... Hoje quero que tenhas um grande dia, só para ti e para as tuas "meninas"... Parabéns! Um xicoração do camarigo Luís

PS - Escrevo-te na "horizontal"... depois de duas "doses de cavalo" dadas pelo meu filho, no ataque a um dor ciática incapacitante que me levou à cama este fim de semana... Se conseguir chegar ao norte, à Madalena, onde costumo passar o Natal, nem que seja deitado no banco de trás do carro, prometo dar-te um abraço ou um teleabraço...

Anónimo disse...

Saúde Paz e Alegria!


PARABÉNS!


Abraço Amigo.

Jorge Cabral

Anónimo disse...

Amigo Carvalho

Já fazia parte do destino a perda do patacão. Em Nhacra a senda continuou. Ao grande jogador de cartas um feliz aniversario,felecidades e menos "nabiçe" ao jogo.

Um beijo

Vasco Ferreira

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

A TODOS...UM MUITO OBRIGADO
AOS AUTORES UM ESPECIAL OBRIGADO
AO VASCO : NABICE NÃO TEM CEDILHA Ó MEU "ALFERO", UM ABRAÇO CÚMPLICE PARA TI ...CASO SÉRIO"
BOM NATAL A TODA A MAGALADA...

Zé Teixeira disse...

Bom amigo.
É de facto um enorme prazer ter-te como amigo. Continuas a ser o mesmo que pelo que dizem eras na Guiné. Alegre, comunicativo, amigo e sobretudo solidário.
Continua em frente e sê feliz.
abraço de parabéns.

admor disse...

Caro José Casimiro,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Camarigo Casimiro Carvalho, na tua apresentação e para que fique completa, acrescentar a passagem pela C.Cav. 8351 em Estremoz e mais tarde a visita a terras de Colibuia/Cumbijã, onde jogámos voleibol e recordámos o inferno de Guileje e Gadamael Porto.

Faço este pequeno acrescento para que os nossos camarigos melhor entendam o aperto do abraço que aqui te deixo.

Muitos parabéns junto dos teus e acredita que vou beber um copo à tua saúde, não de "Dimple", mas do tinto da lavra do nosso Zé Manel da Régua.

Um abraço amigo a quem em Gadamael Porto se distinguiu pela coragem e sangue-frio no apoio prestado debaixo de fogo aos seus camaradas, actuação essa merecedora de registo diferente ao da indiferença com que os "grandes" te brindaram.

Um abraço amigo do

Vasco A. R. da Gama

Cesar Dias disse...

José Casimiro

Felicito-te no teu aniversário e desejo-te muita saúde até final da comissão. Ergue a tua taça com a familia e connosco também.
Um forte abraço
César Dias

Joaquim Mexia Alves disse...

Meu caro camarigo Ranger José C. Carvalho

És um homem muito apressado, caraças, pois ainda há muita gente que não te deu os parabéns e já estás a agradecer!!!

Desde que nos cruzámos pela primeira vez nos fins de semana em Lamego que sempre houve entre nós uma empatia e cumplicidade que eu muito prezo e te agradeço.

Lembro-me por vezes das tuas palmadas nas minhas costas, que claro com a idade se vão sentindo de tais mimos da tua parte...Estou a brincar claro!

Olha meu Ranger, um grande e camarigo abraço de parabéns neste dia de aniversário e que o gozes muito feliz junto da tua família.

António Tavares disse...

Caro José C Carvalho

Muitos parabéns e um excelente dia na companhia da família e amigos.

Abraço de parabéns.

António Tavares

Torcato Mendonca disse...

Casimiro Carvalho

Boa Saúde,
Alegria,
Longos anos de Vida,

PARABÉNS e,
Um abração do Torcato

Luís Dias disse...

Camarigo José Casimiro Carvalho

Muitos Parabéns e que contes muitos e muitos anos, na companhia dos teus familiares e amigos.
Felicidades.
Um abraço do tamanho do Rio Corubalo.

Luís Dias

Chapouto disse...

Companheiro Casimiro muitas felicidades pelo teu aniversario e que para o ano esteja ca de novo a desejar-te o mesmo um de cada vez para parecerem muitos
Um ressto de dia feliz na companhia de toda a familia sao os meus votos sinceros
Um forte abraco
F Chapouto

Agostinho Gaspar disse...

Caro Camarigo José Casimiro,

Podia-me ter calhado ser um da tua companhia os piratas de Guilege, porque os mecânicos eram do meu curso, mas mesmo assim, ainda nos fomos encontrar no Verão quente de Gadamael.

Parabéns e felicidades.
Um abraço,

Agostinho Gaspar

Anónimo disse...

Caro José,
O Mexia Alves fez uma interessante observação. Sinceramente...não percebi.
Ele, depois de ter lido tantas histórias aos quadrinhos, ainda não se apercebeu que os piratas são assim mesmo. Aparecem e desaparecem com a mesma habilidade.
Fizestes justiça aos teus antepassados.
Ora como já me pagastes pela encomenda que te ía mandar, e uma vez que sou honesto, vou cumprir com a minha parte: Parabéns!
Se deres por falta de uma coisa, não te preocupes. Mando o resto nos próximos anos.
Entretanto haja saúde. Na companhia dos teus familiares e amigos.
Um abraço,
José Câmara

Anónimo disse...

Caro Camarigo,

Muitos Parabéns!
Votos de longa vida, com muita saúde e bons amigos.

Um Abraço

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Meu Caro,
Quero desejar-te um dia excelente, capaz de secundarizar o mau tempo e proporcionar-te o calor familiar e amigo, também potenciado por uns petisquinhos a que não deves furtar-te, e regado por uma dessas belas pingas tão frequentes no norte.
Vai umabraço de parabens, com o desejo de muitas e felizes repetições.
JD

Anónimo disse...

Ora aqui estou a marcar a minha presença para te desejar um feliz aniversário. Esperemos que este seja apenas um dos muitos que se irão seguir.

Um abraço,
BSardinha

Anónimo disse...

Um grande abraco de Parabéns e um dia feliz.

Anónimo disse...

Parabens Carvalho,que esta data se repita por muitos e bons anos.
Cá vai um abraço,e até um destes dias

zé manel cancela

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Olá Camarigo Casimiro,
Parabéns e muita saúde, és mais um Sagitariano tal com eu, goza muito junto dos que te são mais queridos e passa um bom Natal.
Sousa de Castro

Manuel Reis disse...

Grande Camarigo José Carvalho.

Parabéns pelo teu aniversário e que seja por muitos e bons anos.

Um trajecto comum em terras da Guiné, o sofrimento e a partilha quase diária das situações vivenciadas, criou entre nós uma grande amizade.

Um forte abraço.

Manuel Reis

Anónimo disse...

Camarigo José Casimiro, Grande Pirata de Guileje e demais estâncias balneares famosas daquele sul da Guiné.

Neste dia em que festejas mais um anito de vida, mas vê bem a tua sorte, ainda não és SEXA, apesar de brilhante folha militar, desejo-te muitas felicidades e saúde, esperando que tenhas passado este aniversário com muita alegria no seio da tua família.

Grande abraço de parabéns

Jorge Picado

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada José Casimiro Carvalho

Desejo-te um Feliz Aniversário na companhia dos teus familiares, com muita saúde e paz.



Parabéns


Um grande abraço e Boas Festas para ti e família

Mário pinto

Anónimo disse...

Caro José Carvalho,

Camarada Ranger, um grande abraço de parabéns, e que por muitos mais anos este dia seja comemorado com saúde.

Mário Fitas

Anónimo disse...

Camarada José Casimiro
Feliz Aniversário.
Parabéns.
Longa Vida.
Abraço
Luís Borrega

Anónimo disse...

Camarada José Casimiro
Feliz Aniversário.
Parabéns.
Longa Vida.
Abraço
Luís Borrega

Anónimo disse...

Caro José Casimiro Carvalho.

Feliz aniversário, rodeado de familiares e amigos, que a data se repita por muitos anos, com saúde, paz e tranquilidade.

Parabéns e felicidade

Boas Festas de Natal

Um abraço

José Corceiro

Hélder Valério disse...

Caro camarigo José Carvalho

Muitos parabéns!
Longa vida!

E não te atrevas a faltar para o ano que vem e para mais alguns...

Um abraço
Hélder S.

MANUELMAIA disse...

CARO
JOSE CASIMIRO CARVALHO,

OS MEUS PARABÉNS POR MAIS ESTE ANIVERSÁRIO.
GOZA-O NA COMPANHIA DOS TEUS,COM SAÚDE E MUITA ALEGRIA.
ABRAÇO
MANUELMAIA

Anónimo disse...

HOJE É DIA DE FESTA...ETC E TAL
QUE FESTEJES MUITOS ANIVERSÁRIOS...MAS JÁ AGORA EU A VER.
UM EX-ARTILHEIRO DE GADAMAEL
c. martins

Amsoares disse...

Caro Casimiro Carvalho!

Já fora do controle, mas não quero deixar de felicitar-te pelo teu aniversário. Que contes muitos com saúde, junto dos que te são queridos.

Forte abraço de PARABÉNS, mesmo fora de tempo.

Artur Soares