domingo, 9 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10356: Tabanca Grande (358): Ramiro Jesus, ex-Fur Mil Comando da 35.ª CComandos (Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano Ramiro Jesus (ex-Fur Mil Comando da 35.ª CComandos, Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73), com data de 25 de Julho de 2012:

Olá, boa-tarde.

Sou um dos "exemplares" da raça de ex-combatentes, em vias de extinção.

Há muito que desejava comunicar com a "espécie", mas não domino muito bem a tecnologia e nem conhecia este meio. Agradecia, portanto, a informação acerca do que tenho que fazer para poder publicar algumas fotos e estórias da minha companhia - a 35.ª C.C., que esteve na nossa Guiné de 24/11/71 a 15/12/73. Fico, por isso, a aguardar informações e despeço-me com os milhares de abraços necessários para contemplar todos os que lá passaram e agradecendo antecipadamente a melhor atenção.

Obrigado!
Ramiro Jesus


Vista de Teixeira Pinto

2. Convite ao nosso camarada para aderir à Tertúlia, em mensagem do dia 30 de Julho de 2012:

Caro camarada Ramiro:

Muito obrigado pelo teu contacto. Não estranhes o tratamento por tu que é uma "norma" do Blogue, pois qualquer camarada da Guiné é um amigo especial e os amigos especiais tratam-se por tu, respeitando a maneira de ser e pensar de cada um. Quem palmilhou aquela terra vermelha, fez lama com o seu suor, atravessou bolanhas e percorreu aquelas matas é um de nós. Seja soldado ou general, doutor ou electricista, homem ou mulher, é um igual no nosso blogue.

Posto isto, fazemos muito gosto em te receber na nossa caserna virtual, também conhecida por Tabanca Grande, onde há sempre lugar para mais um camarada. Já vamos a caminho dos 600 e temos imenso espaço disponível.

Para te recebermos, mandarás uma foto actual e outra do tempo de tropa, tipo passe de preferência, em formato JPEG. Só queremos nos digas o teu antigo posto, pois supomos que sejas Comando. Podes indicar a data de ida e de regresso e outros elementos que identifiquem a tua Unidade.
A jóia a pagar para pertencer a esta equipa, será uma pequena história que servirá como apresentação, acompanhada, ou não de fotos que deverão ser legendadas para que se possa aferir do local, quem está nelas, etc.

Eu sou contemporâneo das 26 e 27 CC, sendo que a 26 foi formada com malta da minha incorporação (1969) e a 27 esteve em Mansabá em 1971, onde a minha Companhia (CART 2732) esteve em quadrícula entre ABR70 e FEV72.

Qualquer esclarecimento que precises é só consultar-me porque aqui não há taxas moderadoras e eu estou de serviço (quase) permanente.

Fico então à espera do teu próximo contacto, já agora para a minha caixa de correio.

Recebe um abraço do camarada e novo amigo
Carlos Vinhal


Vista parcial de Bula
Foto ©: Victor Garcia

3. Em mensagem recente recebemos do nosso camarada Ramiro Jesus as suas fotos da praxe e os elementos que ele próprio nos disponibilizou.

Boa-tarde camarada Carlos Vinhal.
Embora um pouco atrasado por causa das férias, mas então cá estou a responder e a enviar as fotos - que espero sejam aceitáveis - para a minha "incorporação" na Tabanca Grande.

Para preenchimento da "ficha", direi então que pertenci à 35.ª Companhia de Comandos;
O meu posto era Furriel Miliciano;
Embarcamos em Lisboa, no Angra do Heroísmo, no dia 24/11/71;
Desembarcamos em Bissau no dia 29/11/71;
Regressamos, no Niassa, com embarque em Bissau a 15/12/73 e desembarque em Lisboa a 23/12/73.

A maior parte do tempo da minha comissão foi passada em Teixeira Pinto (hoje Canchungo), onde substituímos a 26.ª CC, de que me falas, depois, uns tempos em Bula e os últimos meses - mais do que o previsto porque o general Spínola se desentendeu com o regime e não regressou depois das férias de Agosto de 1973 - em Bissau, de guarda ao Palácio do Governador, na época em que o PAIGC declarou a independência unilateral em Madina do Boé.

Tínhamos a esperança e quase promessa de fazer menos tempo de comissão pelos "roncos" que tínhamos conseguido, mas tivemos de esperar e sossegar o novo Comandante-Chefe Bethencourt Rodrigues e assim fizemos vinte e cinco meses.

E parece-me que por hoje é tudo. Espero ter dito o suficiente, mas fico a aguardar confirmação e indicações acerca do necessário para continuar a minha contribuição para o desfiar das nossas memórias.

Um abraço!
Ramiro Jesus


Palácio do Governador

4.  Comentário de CV:

Caro camarada Ramiro, estás apresentado à tertúlia. És mais um Comando perfilado na formatura da Tabanca Grande, embora sejas o primeiro da 35. Temos apenas uma entrada no marcador da tua Companhia pelo que te cabe a responsabilidade de fazer a sua história na nossa página.

Podes então, quando quiseres, começar a enviar as tuas memórias e as tuas fotos às quais daremos a nossa melhor atenção. Os textos podem vir no corpo da mensagem ou em anexo, no formato Docx de preferência, e as fotos como for mais fácil para ti, JPG ou Docx que a malta cá se desenrasca.

A tua correspondência deverá ser sempre enviada simultaneamente para dois endereços, o do nosso Editor Luís Graça (luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com) e para um dos co-editores eu ou Eduardo Magalhães. Na lateral da página tens os respectivos endereços.

Não posso terminar a tua apresentação sem te deixar, em nome da tertúlia - camaradas, amigos e editores - um abraço de boas vindas.

O teu camarada e amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 30 de Agosto de 2012 > Guiné 63/74 - P10308: Tabanca Grande (357): Apresenta-se o ex-1º. Cabo Escriturário Francisco Gomes, CCS/BCAÇ 2834 (Buba, Aldeia Formosa, Guileje, Cacine, Gadamael, Buba, 1968/69)

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Camarada e Amigo Ramiro Jesus! Bem-vindo à Tabanca Grande onde também me incorporei não faz muito tempo. Somos do mesmo tempo na Guiné. Embarquei a 28Dez.71 em rendição individual, e regressei a 22Dez.73. Eu pertenci ao BCaç.3833 que estava no Pelundo, portanto muito perto de T.Pinto. A minha companhia, a CCaç.3306 estava em Jolmete, uma das entradas para a Coboiana. Recordo-me de pelo menos uma das operações que fizemos em conjunto com a 35ª Comandos. Mais tarde estive em Brá no Dep.Adidos, ao lado do Combis. Por certo ainda nos cruzámos algumas vezes. Recebe um Grande e Forte Abraço. Augusto Silva Santos

Costa Abreu disse...

Caro Ramiro Jesus, felismente sempre vao aparecendo mais uns Comandos no nosso Site. Tu es um pouco mais novo de que eu, es da 35compamhia de Comandos 71/73 e eu foi dos perimeiros Comandos formados na Guine em Bra, pertenci ao Grupo de Comandos Centurioes 1965/66,na altura era o chefe da 2Equipe, espero ler boas aventuras da tua companhia, pois segui a vida dos Comandos na Guine durante diversos anos.Espero ler mais novidades.
Julio Abreu
Grupo de Comandos Centurioes
Ex-Guine Portuguesa