Guiné > Região de Tombali > Rio Cacine a caminho de Gadamael > c. 1970 > O alf mil méd Amaral Bernardo esteve na CCAÇ 2726, uma companhia independente, açoriana, que guarneceu Cacine (1970/72). Amaral Bernardo pertencia à CCS/BCAÇ 2930 (Catió, 1970/72), e passou cerca de um ano (1971) em Bedanda (CCAÇ 6).
Foto: © Amaral Bernardo (2011). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]
Luís:
Há cerca de dois anos enviei-te os crachás das companhias por onde andei na Guiné (e que nunca foram referenciados neste blogue) e penso (mas vou verificar, e gostava que o fizesses também) que o da CCaç 2726 que hoje mostram, pertence a essa colecção. (Caso não seja assim, este mail não existiu).
Essa foi a primeira companhia que tive na Guiné em conjunto com Gadamael. Depois estive os tais 11 meses em Bedanda com apoio ao Guilege e esporadicamente a Cacine.
Era comandada pelo capitão Altino (penso) de Magalhães[, não, era o cap inf David C. Gomes de Magalhães] (**)
Dessa época não me lembro de nenhum colega de Coimbra que estivesse lá estado. O apoio a Cacine era feito pelos médicos de Catió, como é sabido.
O Mário [Silva] Bravo substitui-me em Bedanda quando fui para Tite. Cruzámo-nos no "Aeroporto Internacional de Bedanda", na rendição.
Somos da mesma Faculdade [de Medicina do Porto] e amigos de longa data.
Desculpa este flashback.
Abraço rijo
Amaral Bernardo
2. Comentário de L.G.:
Obrigado, Amaral, pela tua pronta resposta ao solicitado no nosso último poste, P12078, de hoje (*). Aqui tens mais uns elementos informativos sobre a tua primeira companhia, onde estiveste como médico. O pessoal era açoriano. É pena que não tenhamos ninguém a representá-la aqui, na nossa Tabanca Grande.
Encontrei, no portal Dos Veteranos da Guerra do Utramar [Ultramar Terraweb] um contacto de um militar dessa companha, o Luís Cândido Tavares Paulino, que organizou o 7º convívio do pessoal da CCAÇ 2726, no Faial e no Pico, em 2011. Telefone: 214 102 686. Talvez esse camarada nos possa dizer quem, além de ti, foram os médicos que passaram por Cacine, entre 1970 e 1972, ao tempo da CCAÇ 2726.
Quanto ao mail que me terás enviado há cerca de 2 anos, com os crachás das tuas companhias, é bem possível que se tenha estraviado ou esteja algures, ainda por abrir,nalgumas das minhas caixas de correio que já não está ativas. Numa primeira rápida pesquisa não encontrei nada. Se ainda te for possível, reencaminha-me, por favor, esse mail. Saúde da boa para ti!... De Lisboa, com um alfa bravo. Luis.
_____________
Notas do editor:
(*) Último poste da série > 24 de setembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12078: Os nossos médicos (69): Quem foi o colega de Coimbra que em 1970 passou pela açoriana CCaç 2726 (Cacine, 1970/72) ? (Flávio Rodrigues, médico, Loures)
(**) A CCAÇ 2726, independente, foi mobilizada p'elo BII 18, partiu para o TO da Guiné em 11/4/1970 e regressou a 27/2/1972. Esteve sempre em Cacine. Era comandada pelo cap Inf David Custódio Gomes de Magalhães.
4 comentários:
Gostava que alguém confirmasse, mas penso que a açoriana 2726 saiu dos Açores, no navio Ana Mafalda, no dia 11 de Abril de 1970. O navio fez escala no Funchal para "carregar" a madeirense 2732, fazendo-se de novo ao mar no dia 13, em alegre cruzeiro até Bissau, onde chegou a 17.
Carlos Vinhal
Ex-Fur Mil da CART 2732
Olá Carlos,
Há muita informação sobre esta CCaç 2726/BII18 dissiminada nas redes sociais que confirmam os teus dados.
Essa companhia tem feito vários convívios em diferentes ilhas e no continente. Algumas outras já lhe estão a seguir o exemplo. Muitas mais poderiam fazer o mesmo.
Abraço,
José Câmara
Meu caro Amaral:
As imagens dos teus preciosos guiões, brasões e crachás já foram localizadas num mail teu, de 30/3/2011, numa caixa de correio das várias que tenho... O lapso foi meu. Só tenho que te pedir desculpa, a ti e aos nossos leitores.
O material será publicado ainda hoje ou amanhã, com os teus louvores, que te honram como português, como militar e como médico...
Foste um cavaleiro andante, avaliar pelos batalhões e companhias por onde passaste... Boa saúde, bom trabalho (... um médico nunca se reforma). LG
Boa tarde, Carlos.
Para os convívios, ver:
http://tiberiopborges2.blogs.sapo.pt/ (tem imensas fotos)
Sobre a experiência de um alferes miliciano na 2726 (com muitos pormenores e fotos), ver:
http://tiberiopborges6.blogs.sapo.pt/
Um abraço,
Carlos
Enviar um comentário