domingo, 23 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12885: Brochura, "Deveres Militares", SPEME, 2ª ed, 1969 (Fernando Hipólito): Parte III: Será que a lerpa, jogada no CTIG, nas longas noites de insónia, violava o nº 21º do art. 4º do RDM - Regulamento de Disciplina Militar, então em vigor ? Ou as bebedeiras de caixão à cova... não caíam sob a alçada do nº 24 º ?











Continuação da reprodução da brochuira "Deveres Militares", onde naturalmente não se fala... de direitos... A lista dos deveres de um miliatar é (ou era) longa...Publicamos os restantes 5... Ou haver mais  ? Ao todo parece que são ou eram 25 (*)... No atual RDM - Regulamento de Disciplina Militar, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 142/77, de 09ABR, com diversas alterações, a lista dos deveres é o dobro, chegando ao nº 55.... (Entro em vigor em 10 de abril de 1977, e foi promulgado pelo então Presidente da República António Ramnalho Eanes)


Fonte: "Deveres Militares", 2ª edição, SPEME, 1969. A 1ª edição é de 1963. E há uma 4ª edição de 1973. (*)

1. O documento chegou-nos, digitalizado, por intermédio do Fernando Hipólito e César Dias.  

O Fernando Hipólito [, foto atual à esquerda, ] é o nosso novo grã-tabanqueiro, com o nº 650...  Passou pelo CISMI, Quartel da Atalaia, Tavira, 3º turno, 1968. Foi fur mil, CCAÇ 2544, Angola, 1969/71. Esteve a maior parte do tempo no leste, em Lumege.

__________

Nota do editor:

Postes anteriores da série:

5 comentários:

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caros camarigos

Se o Regulamento de Disciplina Militar, tivesse sido levado à letra, a caderneta militar na chegaria para por tanta infracção.......Atenção: Eu falo no meu caso pessoal.

Cesar Dias disse...

A lerpa era proíbida, mas o poker já não era, até oficiais superiores alinhavam.
Abraço
César Dias

Mário Vasconcelos disse...

Estou de acordo com os comentários anteriores. Nunca fui muito adepto de jogos, no entanto, era capaz de passar umas horas vendo e, sobretudo, ficar deliciado a observar os comentários e pequenas guerras que surgiam entre os intervenientes. Quanto ao regulamento, me parece, que estar sempre em conformidade, era um pouco como no jogo, umas vezes em grande, outras, perdemos. Nada que uma boa resposta e compreensão não resolvesse.

Luís Graça disse...

Uuuuuui! Se o bar-messe de sargentos de Bambadinca falasse ( no outro, o bar-messe de oficiais, não sei, que nunca lá entrei...), haveria muitas histórias para contar aqui... da batota (lerpa) ao scotch...

Quem é que, neste aspeto, não violou o RDM, no TO da Guiné, do oficial superior ao soldado básico ?!... E todos as "infrações" fossem essas...

E a propósito, quem é que nos "desencanta" um cópia do velho RDM, do nosso tempo, que vigorou de 1913 (se não erro) até 1977 ?

Uma cópia, em suporte digital (em pdf, doc ou formato compatível), será bem vinda... Se quiserem ser gentis (e colaborantes), podem mandá-la para o email do blogue...

luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

Ainda tenho essa Biblia