quarta-feira, 1 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14822: Efemérides (193): Lourinhã, 28 de junho de 2015: comemoração dos 10 anos do monumento aos combatentes do ultramar - Parte I


Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 28 de junho  de 2015 > Comemoração dos 10 anos da construção do monumento e homenagem à comissão organizadora local


Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 28 de junho  de 2015 > Comemoração dos 10 anos da construção do monumento e homenagem à comissão organizadora local > Lápide com os nomes dos cinco combatentes que psuieram mãos á obra, possibilitando a construção, com o apoio da autarquia local, do monumentos aos combatentes da guerra do ultramar / guerra colonial.


Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 28 de junho  de 2015 > Comemoração dos 10 anos da construção do monumento e homenagem à comissão organizadora local >  A antiga comissão  posando para a fotografia, com o presidente do município, engº João Duarte: da esquerda para a direita: Jaime Bonifácio Marques da Silva (Seixal - Lourinhã); Adílio Braz F. Fonseca (Ribamar - Lourinhã); João M. Rodrigues Delgado (Vila - Lourinhã); João Duarte (CM Lourinhã): José F. Picão Oliveira (Vila -Lourinhã); e José M. Bonifácio da Silva (Seixal - Lourinhã).  (Entre parêntesis, a sua localidade de nascimento)...



Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 28 de junho  de 2015 > Comemoração dos 10 anos da construção do monumento e homenagem à comissão organizadora local > A antiga comissão  posando para a fotografia: da esquerda para a direita: Adílio Braz F. Fonseca (Ribamar - Lourinhã); José M. Bonifácio da Silva (Seixal - Lourinhã);  João M. Rodrigues Delgado (Vila - Lourinhã);  José F. Picão Oliveira (Vila -Lourinhã); e  Jaime Bonifácio Marques da Silva (Seixal - Lourinhã)... (Entre parêntesis, a sua localidade de nascimento)...


Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 28 de junho  de 2015 > Comemoração dos 10 anos da construção do monumento e homenagem à comissão organizadora local > Representação da Associação de Paraquedistas da Ordem dos Grifos63, criada em 1998, com sede em Vila Nova da Barquinha. [Têm página no Facebook].



Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 28 de junho  de 2015 > Comemoração dos 10 anos da construção do monumento e homenagem à comissão organizadora local > Porta-estandartes de outras associações: fuzileiros, comandos, paraquedistas...


Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 28 de junho  de 2015 > Comemoração dos 10 anos da construção do monumento e homenagem à comissão organizadora local > Contámos pelo menos oito associações representadas na cerimónia.



Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 28 de junho  de 2015 > Comemoração dos 10 anos da construção do monumento e homenagem à comissão organizadora local > Um ten gen ref, lourinhanense, Jorge Silvério... E um capitão de abril. Nasceu em Ribamar, em 1945... Fez comissões em Moçambique e Angola. Só o conhecia de vista. Disse-me que gosta de visitar o nosso blogue. Tem uma pequena intervençãoi nesta cerimónia que gravei em vídeo.



Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 28 de junho  de 2015 > Comemoração dos 10 anos da construção do monumento e homenagem à comissão organizadora local >  Um convidado especial, homenageado pela AVECO e pelo município da Lourinhã: o ten cor inf ref, Marcelino da Mata.



Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 28 de junho  de 2015 > Comemoração dos 10 anos da construção do monumento e homenagem à comissão organizadora local > O  António Basto, da vice-presidente AVECO (*), foi mais uma vez o indispensável, prestável e eficente mestre da cerimónia.

Fotos (e legendas) : © Luís Graça (2015). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


1. Foi há 10 anos, em 26 de junho de 2005, que foi inaugurado, na Lourinhã, o monumento aos combatentes do Ulramar. Um dos elementos da comissão organizadora, o nosso amigo, camarada e grã-tabanqueiro Jaime Bonifácio Marques da Silva,  antigo oficial miliciano paraquedista, já aqui explicou, há dois anos atrás,  o "significado hstórico e pedagógico" desta patriótica iniciativa (**).

Dez anos depois, a AVECO - Associação dos Veteranos Combatentes do Oeste, que tem sede na vila da Lourinhã, e as autarquias locais (com destaque para a Câmara Muncipal da Lourinhã e a União das freguesias de Lourinhã e Atalaia) quiseram homenagear os cinco lourinhanenses, felizmente ainda vivos, antigos combantentes, que formaram a comissão organizadora original. São eles, por ordem alfabética, (i)  Adílio Braz F. Fonseca (natural de Ribamar - Lourinhã); (ii) Jaime Bonifácio Marques da Silva (natural de Seixal - Lourinhã); (iii) João M. Rodrigues Delgado (natural da vila da Lourinhã);  (iv) José F. Picão Oliveira (natural da vila de Lourinhã); e (v) José M. Bonifácio da Silva (natural de Seixal - Lourinhã). (***)

O encontro contou com a presença de largas dezenas de uma centena de antigos combatentes,  dos três ramos das forças armadas, e de diversas associações,  oriundos de diferentes partes do país, da Covilhã a Oeiras,   incluindo sócios e dirigentes (atuais ou antigos) da Associação de Paraquedistas Tejo Norte, com sede em Oeiras: maj gen  PQ Hugo Borges (que é ou já presidente da direção), maj gen PQ Avelar de Sousa (que é ou já foi presidente da assembleia geral),  cor PQ Gaspar da Chica (que é ou já foi tesoureiro).

Esteve também presente na cerimónia o ten gen inf ref, Jorge Silvério, lourinhanense, tal como há 10 anos atrás na inauguração do monumento.

O encontro começou por volta das 9h30 com a concentração e receção dos convidados junto ao monumento dos combatentes, na Lourinhã, no Largo António Granjo.  Seguiu-se, depois, missa de acção de graças celebrada na lindíssima de igreja do Castelo, do séc. XIV, de estilo gótico. Desta vez não possível, por razões de segurança,  realizar-se a prova de saltos de paraquedas no  estádio municipal local, tal como estava previsto no programa.

O convívio prosseguiu durante a tarde com um descontraído almoço, ao ar livre,   nas tasquinhas das festas populares do São João, nas imediações do estádio municipal, que este ano, e mais uma vez,  foram um grande sucesso em termos de oferta e procura.

Temos alguns vídeos (e mais fotos) que apresentaremos num próximo poste.




Lourinhã > Estádio Municipal > Festas populares do São João >Tasquinhas > 26 de junho de 2015 >  A AVECO também esteve presente... Na foto, da esquerda para a direita, (i) o Fernando Castro (presidente); (ii)  um voluntário, natural de A-dos-Cunhados, Torres Vedras, que foi fuzileiro (, infelizmente não fixei o nome);  e (iii) o António Basto, bracarense a viver na Lourinhã  (e que,  vim eu a saber agora, foi do mesmo curso de operações especiais do nosso coeditor, camarada e amigo, Eduardo Magalhães Ribeiro).

Foto (e legenda): © Luís Graça (2015). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]
_______________

Notas do editor:

Sem comentários: