domingo, 17 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15627: Agenda cultural (457): Apresentação dos livros "Guerra na Bolanha, de Estudante a Militar e Diplomata", da autoria de Francisco Henriques da Silva e "Cartas do Mato", da autoria de Daniel Gouveia, levado a efeito no passado dia 14 de Janeiro de 2016, na Messe do Militar do Porto (Carlos Vinhal)

Na passada quinta-feira, dia 14 de Janeiro, na Messe Militar do Porto, integrado no 14.º Ciclo das Tertúlias Fim do Império, foram apresentados dois livros, um sobre a guerra na Guiné e o outro em Angola. 

O primeiro, "Guerra na Bolanha - De Estudante a Militar e Diplomata", da autoria no nosso camarada e tertuliano Francisco Henriques da Silva (ex-Alf Mil da CCAÇ 2402/BCAÇ 2851, , Mansabá e Olossato, 1968/70 e ex-embaixador na Guiné-Bissau nos anos de 1997 a 1999) e prefácio de Mario Beja Santos; e o segundo, "Cartas do Mato", da autoria do editor e ex-Alf Mil, combatente em Angola, Daniel Gouveia. 

No acto estiveram presentes muitos ex-combatentes, entre os quais pontificavam: António Pimentel, Francisco Allen, Francisco Baptista e Carlos Vinhal.

Mal chegado, o editor logo deparou com o Pimentel e o Xico Allen. O Pimentel, camarada de Batalhão do Francisco Henriques da Silva, fez as apresentações da ordem. Pouco depois juntou-se o nosso camarada Francisco Baptista. Logo ali se travou conversa amistosa, tanto mais que nada mais nada menos que quatro dos presentes tinham em comum o terem passado por Mansabá. Por sua vez o Xico Allen conhece a Guiné-Bissau como poucos.

Chegado momento de se passar para a sala das sessões, cada um ocupou os seus lugares.

Na ausência do Coronel Cav Barão da Cunha, que desta vez não se deslocou ao Porto, a coordenação ficou a cargo do Coronel CMD José Belchior, Presidente do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes.

A Mesa era composta pelos autores dos livros: Editor e Combatente em Angola, Daniel Gouveia e Embaixador Francisco Henriques da Silva, Combatente da Guiné; também pelo Ten-General Luís Medeiros; pelo Ten-General  Sousa Pinto e pelo Coronel CMD José Belchior, Presidente da Direcção do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes.

Abriu a sessão o Coronel José Belchior que deu as boas-vindas aos presentes, apresentando de imediato o Embaixador Francisco Henriques da Silva.

Vista parcial da Sala

O Embaixador Francisco Henriques da Silva falando do seu livro "Guerra na Bolanha"

Francisco Henrique da Silva falou sobre o seu livro que tem a particularidade de abordar as memórias de antes da sua incorporação no serviço militar obrigatório, com todas as dúvidas que se punham aos jovens de então quanto ao futuro, passando pela experiência em África como combatente, regresso à Tugalândia (palavras suas) e a sempre complicada reintegração. Encetou a carreira diplomática, tendo exercido o cargo de Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau entre 1997-1999. Quis o destino que a Guiné se lhe atravessasse outra vez na sua vida. Saiu-se bem em ambas as situações, cada uma delas vivida em tempos de guerra diferentes mas igualmente violentos e incertos.

Finda a explanação, seguiu-se uma animada tertúlia entre o autor e os combatentes presentes, principalmente os da Guiné, aos quais o livro dizia mais. O tema mais abordado foi a manipulação de minas, o mais temível e traiçoeiro meio de guerra.

Um camarada da Guiné dialogando com Francisco Henriques da Silva. Na foto distinguem-se ainda os camaradas António Pimentel e Xico Allen.


Finalmente foi a vez de o Editor/Autor e ex-Alf Mil em Angola, Daniel Gouveia, apresentar o seu já conhecido livro "Cartas do Mato", nas suas palavras, um livro também diferente porque foge ao que é normal, escrever sobre os acontecimentos de guerra. Aqui fala-se de memórias menos bélicas, algumas bem engraçadas, que só África nos pode proporcionar.
Seguiram-se mais uns momentos de troca de palavras e experiências.
Uma curiosidade, Daniel Gouveia é um velho companheiro e amigo de Francisco Henriques da Silva. Conhecem-se dos tempos em que militavam nos conjuntos de música pop dos anos 60. Foram ainda camaradas na Recruta e na Especialidade. 

A tertúlia terminou com uma sessão de autógrafos, tão rápida que o editor/repórter, interpelado pelo Coronel José Belchior, deixou escapar a oportunidade de tirar mais uma ou duas "chapas".
____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 de janeiro de 2016 Guiné 63/74 - P15626: Agenda cultural (456): Integrado no 14.º Ciclo das Tertúlias Fim do Império, comemoração do 7.º aniversário do Programa Fim do Império, com assinatura de protocolo entre as entidades zeladoras do Programa (CMO, LC e CPHM), apresentação do caderno Programa Fim do Império, "Sete anos!" e presença de patrocinadores, editores e autores, dia 19 de Janeiro de 2016, pelas 15 horas, na Livraria-Galeria Municipal Verney/Colecção Neves e Sousa, Oeiras (Manuel Barão da Cunha)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Muito bem, amigo Carlos V

Uma reportagem de sessão com os pontos essenciais e que nos indicam a sempre interessante troca de opiniões entre os autores dos livros e a assistência e quando assim é fica-se sempre com a sensação de 'ter valido a pena'.

Abraço
Hélder S.