sábado, 27 de maio de 2017

Guiné 61/74 - P17400: Efemérides (253): No passado dia 20 de Maio de 2017 comemorou-se, em Matosinhos e Leça da Palmeira, o Dia do Combatente e o VIII aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes (2) (Carlos Vinhal)



No passado dia 20 de Maio de 2017 comemorou-se, em Matosinhos e Leça da Palmeira, o Dia do Combatente e o VIII aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes.

Esta segunda parte faz o reporte fotográfico da sessão solene, com imposição de Medalhas Comemorativas das Campanhas, entrega de Testemunhos de Apreço, e almoço/convívio, que decorreu no Tryp Expo Porto Hotel, em Leça da Palmeira


A Sala Nau I, disponibilizada pelo Tryp Expo Porto Hotel, apresentava este aspecto, quando se esperava pelas individualidades que iriam presidir à Sessão Solene.

Em primeiro plano o Presidente da Câmara e o Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes

O meu velho amigo Joaquim Maganinho recebe a Medalha Comemorativa das Campanhas, imposta pelo senhor TGen Chito Rodrigues.

Neste grupo de camaradas, dos 15 que acabaram de receber as suas Medalhas Comemorativas das Campanhas, destaco: o segundo a partir da esquerda, o amigo de há quase 60 anos, Fernando Jorge Rocha dos Santos, ex-Alf Mil Eng.ª em Angola e, na ponta direita, o camarada, amigo e vizinho, Francisco Taveira, ex-Alf Mil Cav e CMDT do Pel Rec Daimler 2209, na Guiné.

A D. Fernanda Oliveira recebe das mãos do TGen Chito Rodrigues o Testemunho de Apreço pelos 50 anos de associada.

Outro velho amigo, o Carlos Cardoso, ex-Fur Mil na Guiné, após receber das mãos do TGen Chito Rodrigues o Testemunho de Apreço pelos seus 40 anos de associado da LC

Integrado no "Programa dos Avós aos Netos", tornou-se Sócio Extraordinário da Liga o pequeno Leonardo Costa, neto do Presidente da Direcção do Núcleo de Matosinhos, TCor Armando Costa e de sua esposa, Dra. Ana Paula...

...que na ausência do neto no estrangeiro, recebeu das mãos do TGen Chito Rodrigues o Diploma de Compromisso de Honra e o respectivo cartão de sócio.

Entregues as Medalhas Comemorativas das Campanhas e os Testemunhos de Apreço, chegou o momento das alocuções. O primeiro orador foi o Presidente da Direcção do Núcleo de Matosinhos da LC, TCor Armando Costa, que agradeceu a presença do Presidente da Direcção Central e dos Convidados. A certa altura da sua intervenção, surpreendeu o Secretário da Direcção, o SAj Joaquim Oliveira, com a leitura de um Louvor Público pela sua dedicação ao Núcleo e aos associados. Cabe aqui dizer que quem o conhece, achou esta homenagem inteiramente justa. O Testemunho foi entregue pelo Presidente da Direcção Central da LC.

O TCor Armando Costa, Presidente da Direcção do Núcleo de Matosinhos da LC, durante a sua intervenção

O homenageado, e surpreendido, SAj Joaquim Oliveira, recebe o seu justo Diploma de Louvor.

Este o momento da intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Eduardo Pinheiro.

Finalmente foi dada a palavra ao Presidente da Direcção Central da LC que enalteceu a actividade do nosso Núcleo, ainda tão recente mas com muita obra já realizada.

A tarde começava e o almoço esperava-nos.
Participaram quase uma centena de sócios e seus familiares, assim como as autoridades civis e militares convidadas.

Uma vista da Sala Caravela onde decorreu o almoço/convívio, no dia dedicado aos Combatentes de Matosinhos

O ambiente era propício à descontracção e até à quebra do protocolo. Às tantas começaram a "chover", ali mesmo, novas inscrições de sócios no Núcleo, e o Presidente da Direcção Central foi convidado a "impor" aos novos sócios o "pin" que normalmente é oferecido no acto da inscrição.

O nosso Edil, que também se fez sócio ali, deixa que o Presidente lhe coloque na lapela do casaco o seu pin.

De referir que algumas das senhoras presentes se fizeram sócias extraordinárias, tendo recebido também o respectivo pin da mão do TGeneral Chito Rodrigues.

E chegou a hora da troca de lembranças.

Permito-me destacar esta obra literária, "O Rosto Verdadeiro do Senhor de Matosinhos", da autoria de Alexandre Maniés, oferecida pelo Dr. Eduardo Pinheiro ao Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes.

Havia ainda que proceder ao corte do Bolo Comemorativo do VIII Aniversário do Núcleo


Com estilo, e espada, o TGen Chito Rodrigues e o TCor Armando Costa fazem as honras da casa

Um agradável dia tinha chegado ao fim. Breves palavras de agradecimento do Presidente da Direcção Central da LC pelo acolhimento dos combatentes matosinhenses e a promessa de que voltará em breve.

Fotos: © José Trindade e Carlos Vinhal
Selecção, edição e legendagem das fotos: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 de maio de 2017 > Guiné 61/74 - P17398: Efemérides (252): No passado dia 20 de Maio de 2017 comemorou-se, em Matosinhos e Leça da Palmeira, o Dia do Combatente e o VIII aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes (1) (Carlos Vinhal)

Sem comentários: