quinta-feira, 25 de maio de 2017

Guiné 61/74 - P17393: Dossiê LAMETA - Movimento Luso-Americano para a Autodeterminação de Timor-Leste - Parte II: Hoje, cerimónia solene, em Dili, no Museu da Resistência, lançamento do livro e entrega da documentação original, na presença do 1.º ministro, Rui Maria Araújo, e outros líderes históricos como Xanana Gusmão e Mari Alkatiri; (ii) missa de sufrágio em memória de todos os que tombaram na luta pela independência, domingo, dia 28, na igreja de Motael e, se possível, nas muitas igrejas das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo (João Crisóstomo, em Dili)


Fonte: João Crisóstomo - LAMETA - Movimento Luso-Americano para a Autodeterminação de Timor-Leste, edição de autor, Nova Iorque, 2017, p. 13 (com a devida vénia...)


1. Mensagem de João Crisóstomo,  que está esta semana em Dili, no âmbito das celebrações do 15.º aniversário da independência de Timor Leste

Data: 22 de maio de 2017 às 22:32

Assunto:  LAMETA
 

Caros Senhores António Matinho, Luís Pires, Maria do Carmo e Henrique Mano,

São agora 05.30 em Dili...

Envio este para todos, na esperança de que assim terá mais probabilidade de não passar despercebido o que segue, já que
gostaria que as comunidades portuguesas desta iniciativa tenham
conhecimento o mais cedo possível. Além disso eu estou, mesmo
pessoalmente , em débito para cada um por acontecimentos ainda bem  recentes :

Ao senhor António Matinho pela simpática maneira como nos recebeu, quando aí fui entregar o livro LAMETA. Não esqueci o seu pedido de escrever algo para o Luso-americano daqui,  o que tenho intenção de  fazer. Este hoje é apenas para dar a conhecer o que segue; depois  farei mais e melhor.

Ao Senhor Luís Pires pelo tempo que me dispensou mesmo na véspera da  minha partida, (em entrevista sobre o livro na BRC-Productions  com o Sr. Carlos Brito;

À Sra Maria da Carmo, não só de publicar a notícia, como ainda a
sua amabilidade em ma enviar directamente .

E ao Sr. Henrique Mano, a quem nem sei como dizer obrigado pela sua  constante ajuda e amabilidade mesmo no Facebook (de cujo conteúdo  graças à Vilma eu chego a ter conhecimento).

A todos um abraço com a minha antecipada gratidão, 

João Crisóstomo 
____________

E agora o fim primeiro deste email:

No domingo, resolvi ir à missa à histórica Igreja de Motael aqui em Dili. Como de se devem lembrar foi nesta Igreja que houve uma missa por alma dum herói abatido/falecido em Novembro de 1991. Depois da missa os participantes decidiram ir ao cemitério de Santa Cruz, que também já fui visitar, para prestar as suas homenagens a esse herói recentemente sepultado e aí sucedeu então o tristemente célebre "massacre de Santa Cruz" .

Foi difícil controlar a minha emoção durante essa missa, ao lembrar
os muitos que, nesse fatídico dia, aí ouviram a missa pela última vez  antes de serem metralhados pelas forças indonésias. A participação é mesmo entusiasta e grande número de pessoas acompanha a missa na parte de fora por não caberem dentro da Igreja.

Num impulso que não pude controlar nem resistir, decidi em nome da LAMETA- movimento das comunidades portuguesas dos Estados Unidos para a autodeterminação de Timor Leste, que, como presidente, liderei e neste momento represento - organizar uma missa de sufrágio por todos os que pela independência de Timor  Leste, nas montanhas, em campos de concentração, pela fome e outras causas deram a sua vida na luta pela independência de Timor Leste, no  próximo domingo, dia 28 de Maio (único domingo que ainda estou em Timor, antes de voltar aos Estados Unidos. )

Acabada a missa fui falar com o pároco da igreja, Pe. David Alves da Conceição, que imediatamente acedeu ao meu pedido, manifestando mesmo o seu muito apreço e gratidão pelo facto de hoje como ontem Portugal e as comunidades continuarem a manifestar este grau de irmandade e fraternidade com o povo de Timor.

Ontem, durante uma recepção patrocinada pelo Sr. Primeiro Ministro, Dr. Rui Maria Araújo, tive ocasião de lhe dar a conhecer a iniciativa. Sua Ex.ª manifestou desejo que esta missa fosse em
português; vou ainda fazer contactos nesse sentido, mas como se trata duma missa/hora que já está programada para ser dita em tetum, não sei se vai ser possível; mas se eu conseguir falar com o Sr. Bispo de Dili vai ser possível com certeza.

Tenciono dar a conhecer esta iniciativa aqui a tantos quantos puder
contactar nos próximos dias e estou esperançado de, apesar do
"aviso de último minuto" poder ainda convencer e conseguir uma
participação muito significativa a este acontecimento. 


Mas, independentemente da participação fora de vulgar, ou não, que esta  possa vir a ter, esta missa de sufrágio por todos os que deram a sua vida ou foram vítimas nesta luta pela independência de Timor Leste, está confirmada para DOMINGO DIA 28 DE MAIO NA IGREJA DE MOTAEL, ÀS 16.00 PM. Por isso eu me apresso a dar a notícia.

Eu gostaria que as comunidades portuguesas se associassem nesse dia a esta missa de sufrágio que vai ter lugar aqui, não só espiritualmente como repetindo aí o mesmo. 


Como não tenho outro meio de o fazer agora pessoalmente, como gostaria, eu sugiro que quem puder (e por  isso eu vou endereçar esta mensagem com CC para quem eu me lembrar e tenha o E-mail comigo),  faça um contacto telefónico para os párocos das comunidades portuguesas das respectivas comunidades (Elisabeth, Newark, Kearney, Long Branch, Jamaica, Mount Vernon, Mineola,  Farmingville, Yonkers… e outras que poderiam participar). 

Não é coisa inédita, pois já fiz isso várias vezes: basta pedir aos celebrantes que, (sem necessidade de alterarem nada do que já está programado para essa missa de domingo), juntem/incluam essa intenção na intenção da missa desse dia…

Assim estaremos todos,  portugueses, luso-americanos e timorenses,  em comunhão  nesse dia, Domingo, 28 de Maio.

O "lançamento do livro LAMETA" em Timor Leste vai ter lugar no dia 25, no Museu da Resistência em Dili. É o gabinete do sr. Primeiro Ministro que está organizando o acontecimento. Ainda não sei todos os pormenores a não ser que o Sr. Primeiro Ministro (com quem estive já em duas ocasiões diferentes para as quais Sua Ex.ª convidou a LAMETA e em que estavam também presentes Xanana Gusmão, Mari Alkatiri etc) faz questão de ser ele mesmo a presidir a esse acontecimento ao qual parece estar a dar excepcional importância, considerando-o dentro do contexto das cerimónias do 15.º aniversário da  Independência. 

Porque é o Gabinete do sr. Primeiro Ministro que está a organizar e, assim me informam, estão sendo enviados convites a ministros, colégios, escolas, todos os que na educação, movimentos  de solidariedade que estão envolvidos etc., espera-se uma participação relevante. E nesse momento eu darei a conhecer a todos os presentes convidando-os a irem a essa missa nesse domingo nessa igreja.

2. Comentário e sugestão do nosso editor LG:

Camaradas e amigos, é mais do que uma sugestão, é quase uma ordem, a do nosso camarada e amigo João Crisóstomo:  

no domingo, dia 28, onde quer que estejamos, associemo-nos  a esta iniciativa, proposta por ele,  de celebrar a memória de todos aqueles e todas aquelas que lutaram (e tombaram) pela nobre causa da independência de Timor Leste.  

Os que forem católicos, cristãos ou praticantes de outras confissões religiosas, podem eventualmente lembrar-se, no domingo, desta intenção e inclusive integrá-la em cerimónias de culto... Falem com os vossos párocos, pastores, rabinos, imãs, etc. Aqueles de nós, que não são crentes, podem também associar-se, espiritualmente, a esta causa, e inclusive escrever algumas palavras para o nosso blogue. 

Obrigado, João, transmite ao povo timorense e aos seus dirigentes o nosso apreço e solidariedade...  E votos de bons augúrios para o futuro. (LG)
___________

Nota do editor:

2 comentários:

Tabanca Grande disse...

O nosso camarada Eduardo Jorge Ferreira (A dos Cunhados/ Torres Vedras e Vimeiro/Lourinhã) já se prontificou a falar com o seu ou seus pároco(s)... É um exemplo a seguir.

Anónimo disse...

Eduardo Jorge Ferreira

23mai 2017

Meus(inhas) Caros(as)

Informo que a Associação (a Cultural e Recreativa) do Vimeiro vai levar a efeito no próximo fim de semana - 27 e 28 deste mês - as seguinte atividades:

- sábado - a partir das 19H30 - jantar convívio, self-service, grelhados e carne de porco à portuguesa;

- a partir das 22H00 - baile com o conjunto ÓMEGA

- domingo - partida às 09H30 - passeio pedestre de cerca de 9Km de dificuldade

média a mas com paisagens espetaculares;

- a partir das 13H00 - almoço convívio com grelhados. feijoada e serrabulho;

- às 15H00 - atuação do trio "Vozes do Tempo";

- a partir das 17H15 - final da Taça de Portugal em futebol Benfica- Vitó-
ria de Guimarães.

Todas estas atividades se desenrolarão no recinto de festas junto ao restaurante e pensão Braga.

Peço que divulguem pelos vossos contactos,
Abraço do