sábado, 27 de maio de 2017

Guiné 61/74 - P17402: Efemérides (254): Ponte de Lima homenageia, no próximo 10 de junho, os seus bravos, mortos pela pátria, na I Grande Guerra (n=27) e na Guerra do Ultramar (n=52)... Será apresentado igualmente o livro "História do Dia do Combatente Limiano" (Mário Leitão)


Capa do livro "História do Dia do Combatente Limiano", da autoria de Mário Leitão



1. Mensagem do nosso camarada [António] Mário Leitão, com data de ontem, 23h15



Caro Amigo, aqui envio o meu convite pessoal para me dar o prazer de estar presente no lançamento do livro História do Dia do Combatente Limiano, que relata um pouco das cinco cerimónias já realizadas em homenagem aos Militares Limianos caídos pela Pátria.

Recordo que estas homenagens remontam a 1986, quando o Presidente da Câmaram  Dr. Francisco Abreu Lima,  tornou Ponte de Lima no primeiro concelho do Pais a homenagear os seus Heróis Combatentes do Ultramar.

Lembro também que, apesar dos seus 27 Mortos na I Grande Guerra, decorreram 100 anos sem que Ponte de Lima perpetuasse, nem que fosse numa simples lápide, os seus nomes para a posteridade.
Com o meu abraço de Amizade!
Mário Leitão


Convite 

Estimado Amigo:

Além das celebrações programadas pelo Lions Clube de Ponte de Lima, entidade promotora dessa 6ª Homenagem Concelhia, irei apresentar nesse dia um livro que descreve como foi criado o Dia do Combatente Limiano, cuja génese remonta a 1986.

O Programa geral é o seguinte:

10 horas – Apresentação do livro História do Dia do Combatente Limiano, no Consistório da Santa Casa da Misericórdia.

11 horas – Missa na Igreja da Misericórdia.

12 horas – Romagem até ao Memorial dos Heróis da Guerra do Ultramar.

Devido ao elevado significado desta Homenagem e considerando a minha elevada estima e consideração para com V. Exª, convido-o vivamente a assistir a estas cerimónias.

Agradeço antecipadamente a sua presença e apresento os meus melhores cumprimentos.

Mário Leitão


____________

Nota do editor:

Último poste da série > 27 de maio de 2017 > Guiné 61/74 - P17400: Efemérides (253): No passado dia 20 de Maio de 2017 comemorou-se, em Matosinhos e Leça da Palmeira, o Dia do Combatente e o VIII aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes (2) (Carlos Vinhal)

1 comentário:

Manuel OLIVEIRA PEREIRA disse...

As minhas saudações a todos os "Tabanqueiros", em particular ao Mário Letão, meu conterrâneo e que apesar dessa circunstância, penso não conhecer pessoalmente. Dando continuidade ao pedido por ele formulado (João Melo), foi o tema abordado na última reunião da Assembleia de Freguesia. No próximo dia 10, dar-lhe-ei o resultado da minha intervenção na referida "reunião". Até lá, um abraço a todos. Manuel OLIVEIRA PEREIRA