quarta-feira, 27 de março de 2019

Guiné 61/74 - P19626: Parabéns a você (1594): Carlos Vinhal, o nosso querido e dedicado coeditor!

O nosso coeditor Carlos Vinhal quando bebé pouco chorão.

Faz anos hoje o Vinhal,
Nosso editor, dedicado,
Sendo o blogue um jornal,
Tem o tempo todo tomado.

Puxa vida, diz a Dina,
Mas que raio de emprego,
Se ainda fosse uma mina,
Dava p’ra cantar um cego!

É por mor dos camaradas,
Que tu, Carlos, tanto trabalhas,
Nessas memórias maradas
Da Guiné e suas batalhas.


Nem cruz de guerra terás,
Mas blogar é batalhar
Noutro tempo, que é de paz,
E gratos te hão-de ficar.


Dos combatentes, secretário,
Dos bravos, editor,
És o fiel depositário
Do nosso melhor e pior!

Já não és mais a criança
Lá da Leça da Palmeira,
Onde tens tua morança,
Tua bajuda e lavadeira.
Toda a gente te abraça,
Neste dia de aniversário,
E até o nosso Luís Graça,
Quer estar no teu... centenário!



Parabéns, Carlos, da malta toda!
Muitos xicorações e beijinhos!

20 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A Dina tem razão, em parte... O blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné é o único "tacho" que ele tem... De qualquer modo nãoo quero que seja "motivo de divórcio"... Ela, que é nossa grã-tabanqueira, também está incluida na "malta toda"... Dina, que tenhas um dia feliz com o tei querido Carlos!..


_________________

Nos emails, o Carlos Vinhal assina como:


Ex-Fur Mil da CART 2732
Mansabá/Guiné/1970-72

Co-Editor dos Blogues:

Luís Graça & Camaradas da Guiné
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt

CART 2732
https://cart2732.blogspot.pt

Tabanca dos Melros
https://tabancadosmelros.blogspot.pt


ASSOCIAÇÃO UNIVERSIDADE SÉNIOR DE MATOSINHOS
https://ausmatosinhos.blogspot.pt

... e ainda:

1.º Secretário da Mesa da Assembleia Geral
do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Já agora o resto do "Currículo":

Trabalhou como Chefia V na empresa APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., com sede em Leça da Palmeira;

Andou na escola Escola Industrial e Comercial de Matosinhos, Turma de 1966;

Vive em Leça da Palmeira, Porto, Portugal;

E é casado com a Dina...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

E a melhor que os nossos amigos e camaradas da Guiné lhe podem dar, hoje, é...
inscreverem-se no XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande. Monte Real, Leiria, 25 de maio de 2019...

O Carlos tem sido o corpo e a alma destes encontros. Todos os anos, em Monte Real (a partir do V). Já lá vamos em 14 edições, desde 2006...

Cherno Baldé disse...

Caro amigo Carlos Vinhal,

Aceite um abraço forte de amizade e de muita admiraçao por tudo que consegues dar entre os teus camaradas e amigos.

Cherno Baldé

Anónimo disse...

Não posso deixar de mandar também um abraço, a um camarada que apesar de não conhecer pessoalmente, já escrevíamos por email, desde talvez, 2012-13, uns 5 anos antes de entrar neste grupo de amigos. Um Bom Dia de anos, junto da tua família toda, com muita saúde.
Se não me falham as contas, serás da incorporação de 70, inspecção de 69, nascido a 27 de Março de 1949, logo terás uns 70 anos hoje. Adivinhei? Ou falhei um ano, para trás ou para a frente?
Faltava no teu CV, nascido em Vila do Conde...

Assino por baixo, o poema do Luís Graça, mas não tenho jeito para mais.

PS. Quando estavas na APDL, também lá trabalhava, um Engenheiro Civil, com óculos, que eu conheci, pois foi um dos colaboradores, em part time, na elaboração de projectos e inspecção das obras, na construção da fábrica na Junqueira, entre 69-70, mas colaborou por lá ainda uns 10 anos, ou mais. Não me lembro do nome dele.

Um abraço,


Virgilio Teixeira

Cesar Dias disse...

Parabéns Carlos, conta muitos com saúde e mantem-te em forma porque, embora andes noutras actividades, o blogue precisa de ti.
Um forte abraço amigo, cuida-te.

César Dias

Costa Abreu disse...

Parabens Amigo Vinhal.
Que tenhas um dia muito feliz em conjunto com os teus familiares e amigos, sao os votos deste teu amigo.
Julio Abreu

Gil disse...

Saúde, Carlos!
Passa um dia muito bom.
Abraço
V Briote

admor disse...

Caro Camarigo Carlos Vinhal,

Também me aproprio do poema que o Luís te dedicou pois acho-o muito justo e verdadeiro para além de estar muito bom.
Desejo-te um óptimo dia de aniversário e muitas felicidades selado com um grande abraço.

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Amigo Vinhal,
Os versos deste post não podiam ser mais claros. Subscrevo na integra e realço os meus PARABÉNS extensivos ao Magalhães Ribeiro. Que passem um dia de aniversário muito feliz e com muita saúde. Um abraço,
Raul Albino

José Botelho Colaço disse...

Abraço de parabéns.

Anónimo disse...

Na minha corrida pelos dois lados do Atlântico encontrei gente maravilhosa. Nas ruas da tabanca Luís Graça & Camaradas da Guiné tive a oportunidade de criar amigos e contar algumas das minhas memórias.
Ao Carlos Vinhal, com paciência de santo, coube a tarefa de me aturar. Mas ele foi muito mais longe na sua missão de editor. Na verdade, ao longo dos anos, ele tem sido o irmão que me apoia sem nunca fazer perguntas.
Hoje, se me permitem, ao ver aquele menino com a "xupeta" compreendo melhor a grandeza do homem e do editor. Sinto alegria de o ver crescer na idade e a consciência de que o seu apoio não tem preço. Obrigado mano Carlos Vinhal.
Parabéns num abraço transatlântico.
José Câmara

Manuel Luís Lomba disse...

Parabéns, Carlos. Por muito, prósperos e felizes. O poema do Luís diz o resto.
Abraço.
Manuel Luís Lomba

A. Murta disse...

Amigo e camarada Carlos Vinhal.

É com grande satisfação que te endereço as minhas felicitações por mais este aniversário que, espero, tenha sido passado com alegria e saúde entre os teus familiares e amigos.

E que se repita para o ano e assim por diante, sempre nas melhores condições de saúde e paz.

Grande abraço de PARABÉNS do
António Murta.

Pedro Neves disse...

Camarada e Amigo Carlos Vinhal.
Desculpa o atraso, mas ontem foi um dia complicado e por isso só hoje estar a desejar, que tenhas passado um Feliz dia de Aniversário, junto de Familiares e Amigos. Parabéns e um grande Abraço.

Bispo1419 disse...

Parabéns, meu muito estimado camarada Carlos Vinhal.
Que saúde e alegria te não faltem!
Muitas felicidades!

Um grande abraço
Manuel Joaquim

Carlos Vinhal disse...

Bom dia, finalmente um pouco de tempo para vir aqui agradecer aos meus amigos, camaradas de armas, na maioria, que por escrito e por telefone me contactaram associando-se ao dia em que comecei a caminhada até aos oitenta. Os cem estão já ali à frente.
Caro Luís, "tachos" é coisa que não me falta mas sou movido pelo sentido de servir o meu semelhante o melhor que sei e posso. Comecei contigo, mas como o "ordenado" é muito baixo tive que acumular. Muito obrigado teu poema e pelas tuas palavras de incentivo para eu ir enfrentando, com mais ou menos dor, esta caminhada terrestre.
Prometo que enquanto tiver disposição despacharei o expediente, e que este blogue não parará. Dependa isso de mim.
Falámos já pessoalmente mas aqui fica o meu agradecimento público.
Recebe um abraço deste teu colaborador.
Carlos

Carlos Vinhal disse...

Caro Cherno, muito obrigado. Gostava de te conhecer pessoalmente para na tua pessoa abraçar todos os miúdos que invadiam os nossos quartéis e nos ensinavam um pouco da suas línguas e costumes. Pena que nós os portugueses tentássemos, quase à força, fazer-vos decorar coisas para vocês perfeitamente inúteis. Sinais dos tempos.
Caro Virgílio, sou da colheita de 48, inspecção, em Matosinhos, em 1968, incorporado em 69 nas Caldas da Rainha, com licenciatura em atirador e pós-graduação em minas e armadilhas. Foi-me proporcionada uma experiência de vida, na Guiné, entre 1970 e 1972, com um pré-estágio de 4 meses na Ilha da Madeira. Diria que nos foram proporcionadas oportunidades que jamais conseguiremos retribuir ao erário público.
Assim de repente não me lembro de nenhum engenheiro civil com óculos na APDL. Era tudo gente relativamente nova. O mais velho era o Director dos Serviços de Produção e Obras, ainda vivo apesar de já ter uma respeitável idade. Se quiseres, por outra via, mando-te nomes para tentares lembra-te.
Raul Albino, como estás amigo? A tua ossada? Também ando agora a atravessar um período menos bom. Espero que estejas melhor e que apareças em Monte Real.
O meu obrigado aos camaradas de armas, César (que gostaria de rever), Costa Abreu, Briote, Adriano Moreira, Colaço, Murta e Manuel Joaquim.
Ao vosso dispor
Carlos

Anónimo disse...

Caro Carlos Vinhal.
Obrigado pela tua resposta e lembrança.
Errei por um ano, mas a culpa é que fizeste «muito tempo de tropa», eu assentei praça em 3 jan 67 e a 21 de set 67 já estava na Guiné - um parto de 9 meses - , passei à peluda em 10ago69, portanto pouco mais de 31 meses no total, e chegaram bem. Acho que fui daqueles que cumprindo uma comissão inteira na Guiné, fez um total de tropa tão baixo, tão pouco tempo. Mas cumpri a minha missão e não devo nada ao Estado e à Nação, eles é que me devem.

Quanto ao Engenheiro Civil da APDL, ele era também um pouco mais velho que eu, nem sei se era, se me derem um nome, eu lembro-me logo dele. Era um tipo muito fino, educado demais para o meu gosto, eu quando o conheci, logo em 1969, não tinha paciência para tantas «mesuras» mas ele tratava-me muito bem, aliás tinha de ser, senão ele perdia o tacho.

Continuação de um caminho de 71 anos até aos 100 seria a nossa meta final.

Até um dia.

Virgilio Teixeira


Jose Rodrigues disse...

Caríssimo Carlos Vinhal
Perdoa o atraso, mas não quero deixar de te desejar uma longa vida, com muita saúde ao lado da tua Dina.
Abraço
JoseRodrigues