quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Guiné 61/74 - P21299: Consultório militar do José Martins (51): O Estatuto do Antigo Combatente (1)

  Em mensagem do dia 26 de Agosto de 2020, o nosso camarada José Martins (ex-Fur Mil TRMS, CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), dedica o seu "Consultório" ao Estatuto do Combatente recentemente publicado.

Bom dia
Com a celeridade possivel, aqui envio alguns comentários ao recém publicado, mas, quanto a mim, ainda por regulamentar quase todos os artigos.
Caso haja alguma novidade entretanto, que não me parece viável devido às férias, juntar-se-ão os necessários ajustamentos e esclarecimentos.

Abraço
José Martins



(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20702: Consultório militar do José Martins (50): Par de duas condecorações de um Capitão do Regimento de Caçadores

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

Zé Martins
Mais um excelente trabalho, divulgação aqui no blogue da nova legislação sobre O Estatuto do Antigo Combatente. O meu agradecimento.
Eu não gosto que nos chamem 'veteranos', mas no dicionário da Porto Editora é uma designação de 'antigo combatente'. O 'antigo no serviço militar' ou 'soldado com muito tempo de serviço' são considerados adjectivos.
Independentemente de ter estado na guerra da Guiné, como já trabalhava quando ingressei no serviço militar obrigatório com 22 anos, foram três anos e meio perdidos na evolução da minha carreira profissional.
Quanto aos ex-militares oriundos do Recrutamento Local, coitado o Umaru Baldé e todos os outros soldados das Companhias de Recrutamento Local que nem sequer tinham Bilhete de Identidade de Cidadão Português.

Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé Martins, só ainda li por alto...Mas estás de parabéns, tu e o Carlos Vinhal, por porem cá fora esta minuciosa e exaustiva análise do estatuto do antigo combatente, "just in time"...Em geral, a malta não tem preparção jurídica especilizada e sobretudo tempo e pachorra para ler os diplomas legais...

A nossa legislação é piro que as matas, bolanhas, lalas, rias, braços de mara, tarrafe, floresta-galeria da Guiné!... Um gajo perde-se sem guia!...

Obrigado, pro ires à frente a fazer o duplo papel de guia e picador... (Era sempre o primeiro gajo a lerpar!).

É um trabalho (e aqui associo o nome do coeditor Carlos Vinhal, sempre discreto, competentem generoroso) de grande mérito e generosidade... É feito, a pensar em todos nós, à custa do tempo pessoal e familiar do Zé Martins!,,,

Porra, a gratidão ainda se usa e cultiva, no nosso blogue!

Querido Zé, prometo ler-te com atenção. Mas este fim de semana é paea estar em família, e com os mosquitos da Companhia das Lezírias, duas noites a lembrar os bons velhos tempos...da Guiné!... Até levo repelente e binóculos... Aqui fica a sugestão (turística):

https://www.facebook.com/companhiadaslezirias/

Ah!, e o reaturante já reabriu, depois de férias!... Já lá fui há uns anps!... Adorei (tudo, o passeio e os comes & bebes)

http://www.acoudelaria.com/

Anónimo disse...

Zé, vou mesmo ficar em "off".
Em Poro Alto tenho rede mas nos bangalós da Companhia das Lezírias não
... É saudável estar dois dias sem Net. Mantenas, Gato Preto. LG.