sexta-feira, 22 de julho de 2022

Guiné 61/74 - P23451: Nota de leitura (1467): "A Minha Vida Militar", por José Costa; edição de autor, 2016 (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 27 de Novembro de 2019:

Queridos amigos,
Encontrei esta edição de autor na Biblioteca da Liga dos Combatentes, e dou novamente comigo a pensar na imensidão de testemunhos que andam por aí dispersos, obras que seguramente são distribuídas nos convívios e nunca passam por livrarias. Tendo-me outorgado a esta missão de referenciar ou repertoriar tudo quanto se tem escrito sobre a Guiné, com destaque para memórias e peças literárias em que os autores são antigos combatentes, volto a apelar a quem possui obras como esta do José dos Santos Costa que tenha a gentileza de me contatar por mail, é a única possibilidade de eu poder ler e fazer a necessária recensão pois estou seguro que um dia virá em que os historiadores e os investigadores da Guiné baterão inapelavelmente à nossa porta, o nosso blogue já é o mais importante acervo fotográfico sobre a guerra, tudo devíamos fazer para corrigirmos o maior número de referências a livros, ensaios e artigos publicados, assim cumpriremos o que há de mais gratificante no dever de memória.

Um abraço do
Mário



Um furriel mecânico em Binar… com muitos mais anos de tropa, que atribulações!

Beja Santos

Trata-se de uma edição de autor, 2016, José António dos Santos Costa, furriel miliciano mecânico auto em Binar, na CCAÇ 17, em rendição individual, tem muito que contar. Este tomarense que aos vinte anos residia no Alto do Piolhinho vai à inspeção, é apurado para todo o serviço militar, a sua profissão era mecânico de automóveis, o Exército aproveitou-lhe as competências e habilidades, marchou para Binar, para uma companhia essencialmente constituída por Balantas. Vem o 25 de Abril, muitíssimo doente, consegue transporte, lá pensava-se que sofria de paludismo, o médico que o vê já em Portugal diagnostica-lhe tuberculose pulmonar. Ele vai contar minuciosamente um pesadelo burocrático que demorará anos até se fazer elementar justiça. É tenaz, não quer só reconhecimento da doença adquirida em serviço, contra ventos e marés vai procurar os arquivos para saber por onde param os militares da CCAÇ 17, tornou-se no dinamizador dos convívios. Uma escrita simples, linear, um testemunho de quem recusa abdicar dos seus direitos e de fomentar a camaradagem daqueles antigos combatentes da Guiné. Dá-nos o elementar da progressão, a recruta, especialidade, torna-se mecânico auto rodas, frequenta Sacavém, onde acaba o estágio e é colocado na Companhia Divisória de Manutenção de Material, no Entroncamento, já estamos em 1972, em junho sabe que foi nomeado para a Guiné, em rendição individual. Escreve que lhe deram uma pasta muito pesada em Binar: viaturas e os seus complementos, ferramentas, oficina auto, combustíveis, grupos de geradores e motobombas. Atribuíram-lhe um morteiro 81 na defesa do aquartelamento, faz-se sempre acompanhar de G3. Mas o mais importante, e que ele exalta, é o mosquiteiro, a melhor coisa que teve enquanto esteve na Guiné. Há quem lhe pergunte se é da família do general Santos Costa, ele fica a saber que havia um general poderoso, e quem procura fidelização com o dito também pergunta como é que ele veio parar à Guiné…

Ele é responsável por que a coluna semanal entre Binar e Bula, e no sentido inverso, corra na perfeição, não podem faltar comida, bebidas, correio, combustíveis, para isso as viaturas precisam de andar. Tudo parecia correr bem, até que no início de novembro de 1972 o PAIGC monta uma emboscada, morrem civis e militares, autêntica chacina, a partir de então não faltou uma Panhard à frente da coluna. Há flagelações à volta de Binar, aqui parece tudo calmo, até que no dia 10 de maio de 1973 veio uma flagelação, não faltaram granadas incendiárias, ardeu a arrecadação com armas, munições e muito material inflamável. E o fogo alastrou-se à oficina auto, tudo desapareceu: ferramentas, lubrificantes, combustíveis, garrafas de oxigénio e acetileno. Sobraram dois alicates que o José Costa trouxe para Tomar, e ainda hoje fazem parte do seu quadro de ferramentas.

Conta muitas histórias, releva a exigência de um aspirante e de um alferes que queriam à viva força ter acesso pessoal a viaturas, acabaram por estampar dois Unimog, o que deu origem a um processo disciplinar. Recorda os camaradas que morreram, acidentes não faltaram. E chegou o 25 de Abril à Guiné, seguiram-se confraternizações com os guerrilheiros. A sua saúde ia piorando, já não reagia à medicação com soro. Sente-se debilitado e só, mete-se numa viatura e vai a Bissau, pede encarecidamente ao major que o deixe partir. Deplora que tenham desaparecido as centenas de cartas que trocou com a namorada, logo sua mulher quando regressou.

Aterra em Lisboa a 15 de agosto de 1974, é-lhe diagnosticada a tuberculose, dá entrada no Hospital Militar no Largo da Boa Hora, onde se tratam as doenças infecto-contagiosas. Fazem-lhe menção de que existe legislação referente às doenças contraídas durante a comissão militar. Faz requerimento ao Chefe de Estado-Maior do Exército, quer ser considerado como um militar evacuado, pretende que a doença seja considerada em serviço, não obtém resposta, continua a fazer tratamento no hospital. Não conformado, consegue, depois de muitos trabalhos, obter as moradas de dois oficiais que conhecera em Binar e Bula, são suas testemunhas, ninguém sabe por anda a documentação da CCAÇ 17. Pede ajuda à Associação dos Deficientes das Forças Armadas. Em maio de 1977 é dado como clinicamente curado e rotulado de “incapaz de todo o serviço e apto para todo o trabalho”. Volta a baixar ao Hospital Militar, nova junta médica, é-lhe dada uma pequena incapacidade. A 17 de julho de 1977 passou à disponibilidade, cumprira cinco anos e trezentos e cinquenta e quatro dias de vida militar.

Atira-se a uma nova tarefa, quer saber por onde pára a malta do seu tempo, bate à porta do Arquivo-Geral do Exército, surgem pistas, recorre à ajuda do filho, então na PT, para ir encontrando a gente da CCAÇ 17. O primeiro convívio realiza-se em Tomar, em 2003, em 2015 terá lugar em Fátima o oitavo convívio. E desabafa: “Há meia dúzia de anos ninguém sabia de ninguém. Hoje todos temos os contatos uns dos outros. Tenho pena que sejamos cada vez menos, uns já faleceram, outros com o avançar da idade não podem ou não querem sair de casa, outros se calhar devido à crise financeira. No primeiro almoço que realizei em Tomar, em 2003, juntámo-nos quarenta dos cinquenta militares então localizados. Hoje, juntamos em média vinte militares e os seus familiares. Costumamos dizer que somos uma família numerosa. Durante alguns anos ainda mantive contato com quatro militares guineenses em Lisboa, o Paulo da Arrecadação, que veio a falecer na Guiné, o Luís Fafe que emigrou para o Reino Unido, o Mengo também já faleceu e o Yala deixou de atender o telemóvel”.

Para tornar a sua história na vida militar o mais credível possível, anexa imensa documentação, desde a cédula do recenseamento militar, às notas, guias de marcha, documentação enviada para vários quarteis, e até a cópia da folha feita em agosto de 1974 com nomes e moradas dos últimos militares da CCAÇ 17. É obra.


O que resta de um memorial aos militares da CCAÇ 17, em Binar, imagem retirada do nosso blogue.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 18 DE JULHO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23440: Nota de leitura (1466): "O colonialismo português - novos rumos da historiografia dos PALOP"; Edições Húmus, 2013 (Mário Beja Santos)

1 comentário:

António J. P. Costa disse...

Olá Camarada

É uma história pessoal e contada na primeira pessoa. Daí virá muito do seu interesse, especialmente para a História da Unidade.
Os documentos que junta poderão ter interesse, para se reconstituir a vida do pessoal e das unidades no "To daquela PU". Pode ser que os mestrados aprendam qualquer coisa aqui...

Um Ab.
António J. P. Costa