sábado, 30 de julho de 2022

Guiné 61/74 - P23475: Ser solidário (248): Pedido de apoio para a instalação de painéis solares na Escola Humberto Braima Sambu e angariação de fundos com o objetivo de construir um pavilhão multiusos (Marta Alegre)

1. Mensagem de Marta Alegre, voluntária na Guiné-Bissau, enviada ao nosso Blogue em 16 de Junho de 2022:

Caros Amigos e Camaradas da Guiné,
O meu nome é Marta Alegre, tenho 27 anos e estou neste momento em Bissau, em missão de voluntariado numa Escola no Bairro Militar. Sigo o vosso blogue desde que cheguei a Bissau em Abril, por indicação do amigo Patrício Ribeiro.

A minha primeira visita à Guiné-Bissau foi em 2018, em contexto de trabalho, quando vim organizar uma conferência internacional sobre energias renováveis. Fiquei apenas uma semana e apaixonei-me pela Guiné, pelas pessoas, pela energia, pelo calor. E desde aí que ficou o bichinho de voltar.
Decidi este ano que para voltar teria de ser por um período mais alongado para que tivesse tempo de conhecer e me envolver melhor com a comunidade. Descobri a associação portuguesa “Para Onde?” que apoia vários projetos comunitários em todo o mundo e vim fazer voluntariado para a Escola Humberto Braima Sambu, por um período de 3 meses.

Cheguei no início de Abril e desde então tenho estado, em conjunto com outros voluntários, a desenvolver atividades diversas com as crianças da escola, a lecionar aulas de apoio escolar para alunos que têm notas mais baixas, e a ajudar a Direção da Escola com algumas tarefas administrativas. Vejo todos os dias o esforço dos alunos que procuram na escola um futuro melhor, dos professores que apesar de terem salários em atraso e de as condições da escola não serem ideais, trabalham e incentivam os alunos a não desistir. E vejo o esforço do Professor Humberto e de toda a Direção da Escola que querem fazer mais e melhor todos os dias, pelo futuro destas mais de 1.000 crianças.

Estou a contactar-vos porque tenho em mãos dois projetos que gostaria de partilhar convosco e, se vos parecer adequado, pedir a partilha no vosso blogue.

O primeiro é um pedido de apoio para a instalação de painéis solares, para colmatar algumas necessidades da Escola. Envio o projeto em anexo onde podem ver todas as informações, incluindo o orçamento e planta da escola. Talvez conheçam alguma entidade que possa financiar este projeto, ou onde me devo dirigir para solicitar esse apoio.

O segundo projeto é uma angariação de fundos com o objetivo de construir um pavilhão multiusos, que será muito útil para algumas atividades da Escola e também para diversificar as fontes de rendimento.
Deixo o link onde podem doar diretamente e saber mais sobre o projeto: https://gofund.me/5ac8da64.

Agradeço desde já a V. atenção e coloco-me à disposição para esclarecer qualquer dúvida que surja. Deixo o meu contacto: +351 961 491 467 (Whatsapp).
Aguardo a V. resposta.

Com os melhores cumprimentos,
Marta Alegre
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 de Julho de 2022 > Guiné 61/74 - P23469: Ser solidário (247): Pedido de apoio para o transporte de 150 carteiras escolares de Lisboa para Bissau, destinadas à Escola Privada Humberto Braima Sambu

Sem comentários: