domingo, 11 de dezembro de 2022

Guiné 61/74 - P23867: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (31): Av Amílcar Cabral, a antiga Av da República... E o tudo o camartelo camarário levou...







Guiné-Bissau > Bissau > Novembro de 2022 > A Av Amílcar Cabral, a antiga Av da República, a avenida principal da cidade, entre a rotunda da antiga praça do Império e o rio Geba... E tudo as "obras" levaram,  incluindo árvores e... vestígios arqueológicos!... Trata-se de um projeto de requalificação urbana, iniciado há 8 meses.

Fotos (e legenda): © Patrício Ribeiro (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]





Guiné > Bissau > s/d (c. 1960) > Av da República. Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 138". (Edição Foto Serra, C.P. 239 Bissau. Impresso em Portugal). Colecção de postais ilustrados do Agostinho Gaspar (ex-1.º cabo mec auto todas, 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1972/74), natural do concelho de Leiria. Digitalização, edição de imagem, legenda: L.G.


1. Mensagem do Patrício Ribeiro (nosso correspondente em Bissau, colaborador permanente da Tabanca Grande para as questões do ambiente, economia e geografia da Guiné-Bissau, onde vive desde 1984, e onde é empresário, fundador e diretor técnico da Impar Lda; tem 130 referências no blogue: autor da série, entre outras, "Bom dia desde Bssau"


Data - domingo, 20/11, 16:33
Assunto - Fotos da Avenida Principal de Bissau


Luís.
Bom dia desde Bissau.

Luís, envio algumas fotos desde Bissau, tiradas este fim de semana.

A avenida principal, entre a rotunda da antiga praça do Império e o rio, está em obras. [Av Amílcar Cabral, ex-Av da República, no tempo colonial.]

Foi tudo deitado abaixo,  as máquinas ainda continuam nas limpezas.

Tudo o que conheceram nesta avenida há 50 anos já foi abaixo, só ficaram as casas nas laterais.

 Abraço

Patricio Ribeiro

IMPAR Lda
Av. Domingos Ramos 43D - C.P. 489 - Bissau, Guine Bissau
Tel,00245 966623168 / 955290250
URL; www.imparbissau.com
Email: impar_bissau@hotmail.com


2. Comentário do editor:

 A propósito, leia-se ou releia-se a notícia da Lusa e Porto Canal de 16 de março último, aqui reproduzida com a devida vénia:

Governo guineense lança projeto de reabilitação
de vias urbanas de Bissau

16-03-2022 16:48


Bissau, 16 mar 2022 (Lusa) -- O primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam, lançou hoje a primeira pedra para um projeto de reabilitação de vias urbanas de Bissau que será executado pela empresa General World, com início previsto dentro de um mês.

No total, serão reabilitados o correspondente a cerca de 11 quilómetros de estradas, melhorados os passeios, aumentando a mobilidade e segurança rodoviária, segundo o secretário-geral do Ministério das Obras Públicas, Luís Miguel.

De acordo com o primeiro-ministro, Nuno Nabiam, o projeto será executado com fundos próprios do Governo.

"Vamos reabilitar toda a cidade de Bissau. É uma promessa que assumo aqui", disse o primeiro-ministro, num ato realizado na praça dos Heróis Nacionais, diante do palácio da Presidência da Guiné-Bissau.

O secretário-geral do ministério das Obras Públicas, Luís Miguel, explicou que o projeto está dividido em quatro lotes, a primeira contempla a reabilitação de vias de acesso à zona de Bissau Velho (no centro), a segunda e terceira lotes englobam as vias da Avenida Amílcar Cabral e zonas do Alto Bandim e a quarta lote permitirá a reabilitação de toda a marginal do Cais de Pindjiguti.

Não foi revelado o valor do projeto, mas Luís Miguel informou que será pré-financiado pela empresa General World e posteriormente será pago pelo Governo.

O projeto será concluído em dois anos, sendo que cada lote deverá ser executado e concluído em seis meses.

O ministro das Obras Públicas, Fidelis Forbes, afirmou que a reabilitação de vias de acesso às zonas urbanas de Bissau permitirá dignificar a capital do país à imagem de outros países da sub-região africana.

"Não dignifica a nenhum guineense dizer que esta é a Avenida Amílcar Cabral tal como está", observou Forbes referindo-se a estrada que liga o centro de Bissau ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

MB // PJA

Lusa/Fim

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

Uff!, Patrício Ribeiro
Quando vi a primeira fotografia assustei-me, deram cabo de tudo e até "comeram" o alcatrão.
Afinal não se trata de deterioração/desmazelo, nada disso. A Avenida que muitos de nós conhecemos vai ser toda arranjada.
Provavelmente haverá algum protesto contra as obras e talvez algum comentário saudosista.
'Nem sequer respeitam uma Avenida construída pelos portugueses, por onde passaram milhares de soldados no tempo da guerra', será um comentário ridículo, argumentando que no Gerês ainda lá estão as geiras feitas pelos romanos há mais de dois mil anos.
...é a música da moda.

Patrício Ribeiro agora vamos ver se tens saúde para tirares um fotografia da nova Avenida, e eu que veja.
Saúde da boa
Valdemar Queiroz

António J. P. Costa disse...

Como já repetidamente disse nada tenho a ver com o modo como a Guiné gere os seus destinos.
Sou português e isso chega-me.
Só faço que votos para que lá não suceda o mesmo que por cá, a cada passo sucede...
Boa sorte e boa administração...
Um Ab.
António J. P. Costa