terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Guiné 61/74 - P23875: "Um Olhar Retrospectivo", autobiografia de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796. Excerto da pág. 407 à 483 - Parte IX - Bissau à vista e Agora sim, era verdade



1. IX e última parte da publicação do excerto que diz respeito à sua vida militar do livro "Um Olhar Retrospectivo", da autoria de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796 - Gadamael e Quinhamel, 1970/72.


bissau à vista…

Neste momento já creditávamos que era chegada a hora do regresso ao nosso ‘ninho’, à nossa família e amigos, o que nos deixava algo excitados.

Instalados no COMBIS, restava-nos descansar um pouco, relaxar e viver os últimos dias de ansiedade…
Ali perto, no Depósito de Adidos, estava um amigo meu do Porto, também já em fim de comissão, com quem me encontrava de vez em quando.
Ele queixava-se do mesmo que nós, saturação, cansaço, saudades da Metrópole.

Uma das vezes, estávamos a conversar sobre a vida, quando um outro graduado da companhia dele se lembra de fazer um cocktail, convidando-nos para o brinde.
Pegou numa cafeteira de cinco litros, de alumínio, e meteu para lá de tudo o que encontrou nas prateleiras que tinham acabado de ser abastecidas, desde whisky, brandy, gin, coca-cola, pasta de dentes, sabonete, creme da barba, leite com chocolate…, sempre a mexer com uma colher de pau, a transbordar de espuma.

Éramos quatro e foram servidos quatro copos altos, para o brinde à Metrópole.
A seguir, rebolar com dores e má disposição!...
Realmente, já não conseguíamos responder com bom senso e até a razão parecia ter sido penhorada…

Enquanto havia pesos, íamos dando um saltinho à cidade, de táxi ou em viatura militar, para uma lufada de alguma civilização, pois sempre apareciam caras novas, chegadas da Metrópole, para as respectivas comissões. Compras, já não era possível, pois estávamos sem cheta!
Limitávamo-nos a uns copos na Solmar, no Pelicano, no Bento, conhecido como a 5ª Rep.

Todos os dias nos diziam que o nosso avião estava reservado e era no dia seguinte!
Foram dois meses assim, com a impaciência e ansiedade que era difícil dominar.

Durante uma das visitas à cidade, sentado na esplanada do café Pelicano, perto do cais, um indivíduo sai do grupo de amigos, senta-se à minha mesa e, falando em inglês, identifica-se como ligado a uma legião estrangeira, residente na África do Sul e membro de uma equipa de instrutores.
Faz-me algumas perguntas, a minha especialidade, o meu curriculum militar, se era solteiro e sem filhos, se estava em fim de comissão e se tencionava regressar ao meu país.

Logo lhe respondi a tudo, claro, sem reticências ou receios, e frisei o meu interesse em regressar ao meu país, Portugal.
Já com um certo à vontade, propõe-me uma estadia na África do Sul, por um período a combinar, mínimo um ano, para dar instrução militar a voluntários africanos.
Como torci o nariz e não mostrei interesse, completou a proposta com as condições: apartamento com segurança, viatura militar ou deslocações em táxi, acompanhamento médico assegurado, cerca de 1.000 dólares americanos mensais, colocados onde eu quisesse, enfim, uma tentação, de certo modo.

Tudo isto me deu uma ideia da organização de que se tratava, embora com todas as dúvidas, mas devia ter mão dos américas… ou dos… soviéticos…
Tentador, claro, mas eu queria ver-me livre de tudo o que se relacionasse com âmbito militar, com guerras, com estar longe do meu cantinho português.
Apresentei as minhas razões e reforcei a minha decisão, como irreversível, agradecendo a proposta e desejando-lhe muita sorte.

Eu acabava de sair de uma experiência que desejava ver riscada da minha memória.
Mas tinha uma certeza: não esqueceria realidades que me acompanharam durante dois anos, embora com facetas algo diferentes, pelas circunstâncias de cada local por onde passei.
Gentes humildes e sérias dos ‘buracos do mato’, principalmente, Gadamael Porto, cujas coordenadas não mais esqueceria: Sul da Guiné-Bissau, fronteira com a República da Guiné-Conacry, sede do PAIGC, do presidente Sekou Toré e do mentor Amílcar Cabral, com grandes comandantes, como o Nino Vieira, e profissionais mercenários, como cubanos e russos…

Pureza e ingenuidade, a par do instinto de sobrevivência, da luta pela defesa dos seus e pela continuidade dos seus costumes, dos seus hábitos, da sua cultura, mesmo sabendo-se que agarrados a tradições por nós consideradas horríveis, pré-históricas.

O presidente Sekou Toré foi o líder do movimento para a libertação e independência da Guiné-Conacry, ex-colónia francesa, como o Daniel sabe.
Mas as etnias não conseguem esconder um objectivo comum: poder, liderança, por vezes, anulando os seus ideais.
Lamento recordar imagens que me ficaram gravadas de lutas quase selvagens entre gente de diferentes etnias, mas da mesma condição, com os mesmos problemas que, em vez de se unirem para conseguirem o objectivo comum, se digladiam até à morte.
Independente das etnias, têm a mesma raça, mas o racismo está presente, com evidência.

Aparentemente, as populações nativas lutavam pelos mesmos objectivos mas, quando se tratava de definirem e atribuírem poderes, lá vinha o ‘instinto’ marcado no sangue que ultrapassava o sentido da união e gerava conflito, luta pela afirmação, pelo poder, mesmo que isso pudesse pôr em causa esses objectivos.
Isto via-se nas mais pequenas atitudes e confirmou-se, mais tarde, quando da libertação do domínio português.

E lá estávamos nós, aguardando algum sinal que nos fizesse acreditar que era amanhã, o dia da nossa partida, mas sempre amanhã, amanhã.

"Após o 25 de Abril e logo a seguir à descolonização, realmente, começaram os conflitos, como o Adolfo diz, mas nós desconhecíamos o grau de ambição das etnias pelo poder, e sempre ouvíamos falar em união, no sentido da autodeterminação dos povos africanos, o que supunha a tal união…"

Pois, pois, Daniel, tanta coisa veio a descobrir-se, com o tempo, desde as manobras do processo de descolonização até às guerras internas de cada uma das ex-colónias, dando o que todos nós sabemos…
Aliás, ainda hoje se põe em dúvida a existência real das nações, angolana, moçambicana e guineense…
O que alguns políticos pensadores ou historiadores defendem é que existem, sim, diversos povos dentro de cada um daqueles territórios.

Também poderemos defender a ideia de que qualquer dos movimentos de guerrilha foi criado e financiado por outros países, outros interesses.

Em Angola, a UPA e a FNLA, criados e financiados pelos americanos, apoiados pela CIA, a que se seguiu o MPLA, criado e financiado pela União Soviética, primeiro, com Agostinho Neto, depois, com José Eduardo dos Santos, de maior confiança.
A UNITA, com o Jonas Savimbi, criada e financiada pela China e, depois, pela África do Sul, e o Jonas Savimbi chegou a mostrar interesse em negociar connosco, mas não chegou a resultar, pois deram cabo dele, como se recorda.

Em Moçambique, a FRELIMO criada pelos americanos, apoiada na CIA, em que o líder era casado com uma americana que, segundo diziam, o controlava e fornecia informações aos americanos.
Aquele líder foi morto e a liderança passou para o Samora Machel, simpatizante das linhas políticas da Tanzânia, país que lhe deu apoio, depois da saída de Portugal.

Na Guiné, o PAIGC deveu-se a Amílcar Cabral, com apoio da União Soviética, claro, e a organização era baseada em cabo-verdianos, conseguindo o apoio de Sékou Touré, líder da Guiné-Konakry, que ambicionava absorver a Guiné-Bissau.

Engraçado: em Cabo Verde, não houve guerrilha nem manifestações revoltosas - dá que pensar, não é, Daniel?..
No fundo, conclui-se que a nossa guerra de treze anos foi travada contra forças estrangeiras e não contra os muitos povos daquelas ex-colónias, mas nada podemos dar como certezas e a história contará, embora saibamos que as versões abundarão e continuarão a deixar todos confusos…
Aqui para nós, Daniel, se os quatro principais países das Nações Unidas são os principais fabricantes de material de guerra, porque apregoam pr’aí que as Nações Unidas são uma entidade séria e que promove a paz?!...
Os motivos existem, as razões existem, mas ficam guardadas fora do alcance do povo, pelo menos, dissimuladas…

Já está, acabou, embora nunca devamos esquecer o que nos custou, a todos nós, aquele período duro de treze anos!
E as feridas só passarão quando as próximas gerações nos substituírem e deixarem de ouvir falar nos capítulos que abrangerem esta parte da nossa história, seja ela contada de que forma for…
Como é costume dizer-se, ‘o tempo tudo cura’…

E lembrei-me, agora, das notícias que davam conta de um massacre ocorrido na aldeia olímpica de Munique, protagonizado por um grupo palestiniano, cujo objectivo era chamar a atenção do mundo para a causa da independência da Palestina, cujo território se mantinha ocupado por militares israelitas.
Este grupo infiltrou-se na aldeia olímpica e fez reféns alguns atletas olímpicos israelitas, segundo diziam, devido ao deficiente sistema de segurança da organização dos jogos, que pretendiam evitar que a cidade apresentasse um cenário militarizado, como tinha acontecido nos jogos olímpicos de 1936, tempo de Adolf Hitler.
Logo a seguir ao atentado, a primeira-ministra Golda Meir propôs ao então primeiro-ministro Willy Brandt a intervenção de uma equipa de operações especiais, mas foi recusada por aquele primeiro-ministro alemão.

"Sim, um acontecimento polémico, que fez correr muita tinta e levou tempo a esquecer…"


agora, sim, era verdade…

O tão ansiado e desejado dia da partida, finalmente, chegou!

Dia 5 de Outubro de 1972, uma data que ficaria bem marcada, como outras, mas de forma mais intensa!
Preparar as coisinhas para o caminho até ao aeroporto, ali perto, em viaturas militares.

Antes disso, o desfile da praxe, numa das artérias do COMBIS, em frente à tribuna de honra, onde estavam, perfilados, o Governador Spínola e outros oficiais superiores.
À frente, o capitão, todo emproado, como lhe era habitual…

Na primeira fila da companhia, eu fiquei à direita, logo, todos deviam perfilar por mim.
Aproveitei para retardar o passo, dando como que meios passos, obrigando a companhia a guiar-se por mim, o que significou o capitão ir avançando até ficar bem longe de nós.
Quando terminou o desfile, os olhos vidrados em mim e as veias marcadas no rosto dele, donde poderiam sair raiva e fogo, se rebentassem!

Avião no ar, sobre aquela paisagem de mata, o serpentear dos rios, a bolanha, pensando que talvez fosse bom começar a arquitectar uma ideia que pudesse ficar, na minha mente, como um sonho ou pesadelo, e nunca uma realidade.

Quatro horas depois, estávamos, em Lisboa!
Infelizmente, nem todos os que partiram a 31 de Outubro de 1970 tiveram a nossa sorte!
Durante a viagem, recordo-me de olhares que trocávamos, uns com os outros, como que buscando uma cumplicidade, uma confirmação de que estávamos a regressar a casa.

No aeroporto, as nossas gentes aguardavam que saíssemos do avião, ansiosos por um abraço forte e de alívio!

Como as viaturas militares nos apanharam à saída do avião, dentro da pista, e nos levaram para o RALIS, ali na zona do Bairro da Encarnação, que o Daniel conhece, as nossas gentes tiveram de lá ir ter, onde aguardariam a nossa saída.

O ‘espólio’ era um ritual e obrigação, principalmente, pelas ‘peças’ que deixariam de estar ao nosso dispor, assim como alguns papéis de última hora, e a lembrança de que manteríamos o nosso estatuto, por mais uns dias, até à disponibilidade, a ‘peluda’.
Só conseguimos estar despachados por volta da dez da noite!

A despedida dos homens que nos acompanharam, durante tanto tempo, comungando de realidades e criando cumplicidades, por força das circunstâncias, requeria uma certa frieza, pelo momento difícil que era.
Sabíamos que todos tínhamos deixado uma vida, uma realidade que conhecíamos, para enfrentarmos o desconhecido, por mais informação que tivéssemos, levados por uma boa dose de ingenuidade, quer queiramos, quer não.

E também sabíamos que a separação, neste dia, seria temporária, pois alguém pegaria na tarefa de nos fazer juntar, de vez em quando, para um convívio, reviver os bons momentos, sem deixar de recordar os maus momentos, próprios de cenários como o que nos aguardava, quando saímos dos nossos cantinhos de conforto, naquele dia 31 de Outubro de 1970.
E estes maus momentos estariam, sempre, ligados a quem não mais poderia concretizar projectos de vida, os que poderíamos lembrar e homenagear nestes convívios.
E aquela vida, aquela realidade, voltava às nossas mãos, agora, com os ensinamentos que ganhámos nesse tempo e nesse espaço, mas nunca suficientes para nos compensarem três anos de algo pouco parecido com vida…

FIM

_____________

Nota do editor:

Postes anteriores de:

24 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23814: "Um Olhar Retrospectivo", autobiografia de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796. Excerto da pág. 407 à 483 - Parte I - "e toma lá com o edital!"

27 de Novembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23821: "Um Olhar Retrospectivo", autobiografia de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796. Excerto da pág. 407 à 483 - Parte II - Tavira e Leiria

29 de Novembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23827: "Um Olhar Retrospectivo", autobiografia de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796. Excerto da pág. 407 à 483 - Parte III - Abrantes e Santa Margarida; três dias de detenção e, o Rosa e o Cunha

1 DE DEZEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23833: "Um Olhar Retrospectivo", autobiografia de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796. Excerto da pág. 407 à 483 - Parte IV - Guiné

4 de Dezembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23843: "Um Olhar Retrospectivo", autobiografia de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796. Excerto da pág. 407 à 483 - Parte V - Chegada a Gadamael Porto

6 de Dezembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23850: "Um Olhar Retrospectivo", autobiografia de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796. Excerto da pág. 407 à 483 - Parte VI - Gadamael Porto... Continuando

8 DE DEZEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23856: "Um Olhar Retrospectivo", autobiografia de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796. Excerto da pág. 407 à 483 - Parte VII - Que mal fizemos nós?! e As minhas únicas férias
e
11 DE DEZEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23866: "Um Olhar Retrospectivo", autobiografia de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796. Excerto da pág. 407 à 483 - Parte VIII - De novo, Guiné e, Finalmente, o prémio

1 comentário:

Anónimo disse...

o meu livrinho ...
Caixa de entrada

Adolfo Cruz
Adolfo Cruz (by email)

12 dez 2022 15:49

Meu Caro Amigo Carlos Vinhal,

Mais uma tarefa que assumiste e executaste com distinção ! E sei que o fizeste de forma espontânea e natural.

Não sei como agradecer-te, por esta via, pois as palavras são demasiado simples e pequenas.
Mas não deixo de o fazer, claro, desejando e esperando oportunidade de o fazer, pessoalmente, numa eventual saltada ao Norte, ao meu querido Norte.

Aqui vai Um Grande Abraço de Gratidão e Estima.
adolfo cruz