quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24729: Agenda cultural (839): "Comemoração do Cinquentenário do 25 de Abril em Torre de Moncorvo", com destaque para a guerra colonial, dias 5, 6 e 7 de outubro (Paulo Salgado)

 











1. Programa que nos foi enviado, em 29 de setembro último, pelo nosso amigo e camarada Paulo Salgado, relativo à "Comemoração do Cinquentenário do 25 de Abril em Torre de Moncorvo", uma iniciativa da autarquia local. (Para mais imformação, ver aqui no sítio da CM de Torre de Moncorvo.)

O Paulo Salgado (ex-Alf Mil Op Esp da CAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72), é natural de Moncorvo, escritor (dois dos livros mais recentes, "Milando ou Andanças por África", 2019,  "O Amor que veio da China e outros contos", 2022);  é autor da série, no nosso blogue, "Bombolom"; é  administrador hospitalar reformado, consultor em gestão de serviços de saúde com larga experiència em África (com destaque para a Guiné-Bissau e Angola).

É um dos veteranos do nosso blogue, integrando a Tabanca Grande desde 19 de setembro de 2005. Tem cerca de 120 referências.

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 24 de setembro de  2023> Guiné 61/74 - P24693: Agenda cultural (838): Orquestra Médica Ibérica: Hoje, 24 de setembro, às 16h, vai dar um concerto solidário no Altice Forum Braga... Programa: Tchaikovsky, Mendelssohn e Joly Braga Santos... Ingresso: 10 euros

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

Muito bem, pelo que vemos Torre de Moncorvo não quer perder as comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril, e vai de organizar já em Outubro eventos culturais com a presença de Capitães de Abril antes que comecem a ser chamados por muitas outros locais e não poder ir a todo o lado.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Embora a iniciativa seja da câmara municipal, além de todo o apoio, institucional, financeiro e logístico, há aqui também muito mérito dos nossos tabanqueiros Paulo e Conceição Salgado.

Também fui, com muita antecedência, contactado pelo Paulo para participar no evento, mas acabei por declinar o convite não só pro razões de saúde como de agenda.

Um abraço fraterno ao Paulo e à São.

Luís Graça

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Há também um momento de homenagem ao jornalista e escritor moncorvense, Rogério Rodrigues (1947-2019):


(...) Torre de Moncorvo e o seu concelho ficaram mais pobres com a partida do ilustre moncorvense Rogério Rodrigues.

Rogério Rodrigues nasceu em 1947, em Peredo dos Castelhanos, concelho de Torre de Moncorvo. Há também um momenmtyop de homenagem ao Rogério Rodrigies (1947-

Foi jornalista do Diário de Lisboa, Jornal Público, Revista Sábado, Lusa e Rádio Clube Português. Colaborou ainda com o Jornal de Notícias, foi fundador do semanário o Jornal, foi diretor-adjunto da Capital e diretor do semanário Grande Amadora. É autor de livros de poesia e novelas, destacando-se também com os vários textos que escreveu sobre Torre de Moncorvo.

Recebeu vários prémios como da Associação 25 de Abril com a reportagem 25 de Abril, dez anos depois, foi autor dos textos de cinco biografias para a RTP: Salazar, Marcelo Caetano, Sá Carneiro, Mário Soares, Álvaro Cunhal, dos textos do documentário “Gente do Norte”, distinguida com vários prémios internacionais, do realizador Leonel Brito e da reportagem para a RTP “Macau, 40 anos depois”. É também Autor do texto da Encomendação das Almas (RTP) e Guerra Junqueiro (RTP). (...)

Fonte: Sítio da CM Torre de Moncorvo

https://www.cm-moncorvo.pt/pages/988?news_id=532