terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9242: Blogues da nossa blogosfera (48): O sítio do Ministério da Defesa Nacional: Encerramento, pela ADFA, da evocação dos 50 anos do início da guerra colonial...


Folha do sítio do Ministério da Defesa Nacional, à data de hoje, 20 de dezembro de 2011, 19h00.


1. Destaque para a notícia sobre o encerramento, pela ADFA,  da evocação dos 50 anos do Início da Guerra Colonial... Se não fora esta cerimónia, a efeméride ("os 50 anos do início da Guerra Colonial") passaria completamente à margem do Ministério da Defesa Nacional...

(...) 19.12.2011 - A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) assinalou, no dia 19 de Dezembro, o Encerramento da Evocação dos 50 anos do Início da Guerra Colonial e celebrou o 3. º Aniversário da Atribuição da Ordem da Liberdade, numa Sessão Solene que teve lugar na sede desta Instituição, em Lisboa, pelas 15h30.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco e contou com as presenças do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Araújo, do Presidente da Direcção Nacional da ADFA, José Arruda, e do Professor Doutor Eduardo Lourenço.

Após uma apresentação de boas vindas, conduzida por José Arruda, Eduardo Lourenço proferiu uma alocução evocativa dos 50 anos do Início da Guerra, relembrando este “momento doloroso e de complexidade”, “particularmente dramático” da história portuguesa. Dissertando sobre os conceitos de colonização, colonialismo, império e imperialismo, o ensaísta referiu-se aos acontecimentos de 1961 como “uma tragédia” que alguns “escreveram no seu corpo, até hoje”, relembrando ainda “os heróis sacrificados dessa aventura imperial”. (...)

O Ministro da Defesa Nacional, por sua vez, iniciou a sua intervenção relembrando o 6 de Setembro (dia em que recebeu em audiência a ADFA) e anunciando a sua deslocação aos Teatros de Operações das Forças Nacionais Destacadas, nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro, em solidariedade para com os militares portugueses.

Prosseguiu com uma saudação ao Professor Eduardo Lourenço, pela atribuição recente do Prémio Fernando Pessoa, e referiu-se à Guerra Colonial como “um dos conflitos mais longos do último século e que arrastou centenas de milhares de homens”. Acerca da “vergonha da guerra”, em que “vivemos mal com as razões que nos levaram para África”, Aguiar-Branco considera que é necessário fazer “a paz com a história” e que o papel da ADFA, “neste processo, tem sido essencial”.

O discurso do Ministro está aqui disponível em formato pdf.


 Eis um excerto das suas decalarações:

(...) Encerramos hoje a evocação dos 50 anos do início da  Guerra Colonial. Poucos factos foram tão relevantes na história de um país, ou de um povo, como a Guerra  Colonial.

E olhando com a distância que a história permite, os  números parecem ainda mais marcantes. Mais impressivos.  Treze anos de guerra, a meio mundo de distância. Foi um  dos conflitos mais longos do último século e que arrastou centenas de milhares de homens. Centenas de milhares de  portugueses.

A verdade é que neste nosso pacato e sereno país poucas pessoas não têm uma história de guerra.  Poucas pessoas não têm um ex-combatente nas suas  famílias. Alguém que sabe manejar uma arma.  A verdade é que este Portugal, sereno e pacato, foi um  dos países mais militarizados do Mundo. Tudo isto a menos  de uma geração de distância.

A guerra, que hoje evocamos, marcou muito mais do que  uma geração. Marcou o país que somos. Politica, social e  economicamente.  Até a própria democracia está intimamente ligada a este  conflito. E nesse sentido, somos todos muito mais filhos da Guerra Colonial do que estamos dispostos a admitir. 

 É por isso extraordinário ou não, que seja a ADFA, a organização que mais se empenhou em evocar os cinquentas anos da guerra colonial.  Não foram as Universidades por interesse sobre este  período histórico. Não foi sequer o Estado por interesse  sobre a sua própria responsabilidade. Foram os deficientes das Forças Armadas que uma vez  mais garantiram que esta página da nossa história não fosse rasgada ou votada ao esquecimento.

Com razão ou sem razão, a verdade é que temos vergonha  da guerra. Vivemos mal com as razões que nos levaram para África. Vivemos mal com o que lá se passou e consequentemente com quem por lá passou.

Percebo, por isso, este esforço da Associação dos  Deficientes das Forças Armadas. A guerra acabou há 37 anos. Mas falta a outra paz. A paz  com a história.  E o papel da ADFA, neste processo, tem sido essencial. Nesta procura da paz com a história e com a qual também se constrói a democracia.

Ou como oportunamente o manifesto da Associação  lembra, a ADFA é também um capitão de Abril. A sua perseverança ao serviço dos combatentes, muitas  vezes contra a própria inércia do Estado exige, todos os dias, que estes homens não sejam esquecidos. (...).

________________

Nota do editor:

Último poste da série > 2 de novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8982: Blogues da nossa blogosfera (47): Ilha do Como, do Valentim Oliveira (CCAV 489 / BCAV 490, 1963/65)

Sem comentários: