segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Guiné 63/74 - P1454: O cinema e a ciência interessam-se pelo nosso blogue (Luís Graça / Daniel Gomes / Luís Zhang)

1. Mensagem de Daniel Gomes, com data de 10 de Janeiro corrente:

Sr. Luis Graça,

Eu sou um aluno de Mestrado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e encontro-me a desenvolver uma tese cujo tema é: "Contra-Guerrilha na Guiné: evolução estratégica e militar".

Devido á escassez, especialmente de bibliografia e de documentação, ao nível de mapas e de imagens, estou a contactá-lo no sentido de lhe pedir autorização para usar alguns dos mapas que disponibiliza no seu blog, bem como de algumas imagens, as quais eu especificarei caso me conceda essa mesma autorização.

Sendo um trabalho que penso ser dos primeiros científicos sobre a guerra na Guiné, se se encontrar em posse de material adicional que me possa ajudar, ficaria muito grato pela sua contribuição.

Desde já os meus agradecimentos e cumprimentos,

Daniel Gomes

Resposta do editor do blogue:

Daniel: Tem a minha autorização, desde que cite os autores e o blogue. Gostaria depois de ter cópia do trabalho. Fica desde já convidado para publicar um resumo no nosso blogue. Bom trabalho. Luís Graça

PS – Contacte o historiador luso-guineense Leopoldo Amado, que está a trabalhar para a AD – Acção para o Desenvolvimento, uma ONG com sede em Bissau. Está neste momento em Guileje, Guiné-Bissau. Deverá voltar a Portugal em Março próximo para defender a sua tese de doutoramento pela Universidade de Lisboa.

2. Mensagem de Luis Zhang, datada de 16 de Janeiro corrente:

Caro Professor Luís,

Um colega meu recomendou-me o seu blogue e fiquei bastante interessado em contactá-lo porque estou a fazer uma investigação para um argumento. Sou um estudante da Escola Superior de Teatro e Cinema e juntamente com alguns colegas decidimos retratar um episódio da guerra colonial como o nosso próximo projecto visto que estamos francamente cansados de aturar as tolices artísticas e pseudo-intelectuais filmadas no nosso curso e que passam ao lado da maior parte do público.

Mas depois de algumas tardes passadas na biblioteca a olhar para factos oficiais e estatísticas em livros de História, percebemos que precisavamos mesmo de testemunhos pessoais para escrever algo de concreto, e portanto eu queria lhe perguntar se podia fazer-nos o grande favor de arranjar uma hora para conversarmos ou então indicar algum ex-combatente que esteja disposto a partilhar histórias interessantes com jovens ignorantes como nós.

Agradecemos imenso o seu esforço.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Zhang

Comentário de L.G.:

Já falámos ao telefone a este respeito e já lhe dei algumas pistas. Há excelentes estórias publicadas no nosso blogue. No espaço de ano e meio, já foram publicados quase 1500 posts. Há estórias, de carne e osso, que poderiam dar um grande filme sobre a guerra, em geral, e em guerra colonial na Guiné, em particular. Sobre a condição humana. Sobre a amizade, a camaradagem, a solidariedade, a compaixão. Sobre o melhor e o pior dos seres humanos numa situação-limite como é a guerra. Você terá é que ler o nosso blogue com atenção. E depois pedir a respectiva autorização ao autor do texto que seleccionar.

Correndo o risco de não ser imparcial - como me compete, enquanto editor do blogue -, já dei-lhe algumas ideias, que podem ser desenvolvidas a partir de duas estórias (verídicas) que eu ponho no top ten deste blogue... Foram escritas pelos meus camaradas Mário Dias e A. Marques Lopes. Pode entrar em contacto com eles (através do seu e-mail) mas primeiro leia os respectivos posts:


1 Fevereiro 2006 > Guiné 63/74 - CDXCI: Domingos Ramos, meu camarada e amigo (Mário Dias)

2 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXCIII: Domingos Ramos e Mário Dias, a bandeira da amizade (Luís Graça / Mário Dias)

2 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXCIV: O segredo do Mário Dias, ex-sargento comando

29 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXX: A professora de Samba Culo (A. Marques Lopes)

7 de Junho de 2005 > Guiné 69/71 - XLIX: Samba Culo II (A. Marques Lopes)

Também tem no blogue Tantas Vidas, do nosso camarada Virgínio Briote, um riquíssimo manancial.

Dê notícias.

Sem comentários: