domingo, 21 de julho de 2013

Guiné 63/74 - P11858: Fantasmas ...e realidades do fundo do baú (Vasco Pires) (11): Terra firme e o pântano - Dois grandes líderes, Cap Op Esp Fernando Assunção Silva e ex-Cap Art.ª António Carlos Morais Silva





1. Mensagem do nosso camarada Vasco Pires (ex-Alf Mil Art.ª, CMDT do 23.º Pel Art, Gadamael, 1970/72) com data de 12 de Julho de 2013:




DOIS GRANDES LÍDERES

GADAMAEL - 70/71

(...) "A CCaç 2796 foi fustigada de forma brutal nos seus primeiros passos em Gadamael numa primeira tentativa do PAIGC de, indirectamente, eliminar a posição de Guileje (o que veio a conseguir em 1973 por via directa)."

Caríssimos Carlos/Luís,
Cordiais saudações.

Houve momentos difíceis, mas não são eles que quero ressaltar.
Um grupo de homens, quer seja num quartel em África, ou num País em qualquer lugar no espaço ou no tempo, dependendo das lideranças, é conduzido ao "pântano" ou a "terra firme.

Refiro-me agora a um grupo, nessa data num quartel no Sul da Guiné. Eu, e os meus camaradas, Africanos e Europeus, tivemos a sorte de ter no Comando dois Grandes Líderes, cada qual com a sua singularidade: o saudoso Capitão de Infantaria Operações Especiais Fernando Assunção Silva, e o então Capitão de Artilharia António Carlos Morais Silva.

Assim a CCAÇ 2796... "Com muito trabalho de todos, reagiu, recuperou, deixou obra feita (reordenamento, escola, posto sanitário, casernas, organização do terreno) e garantiu a posse de Gadamael, a segurança da população, o apoio logístico a Guileje e a liberdade de movimentos no seu sector".

À esquerda: o saudoso Cap Op Esp Fernando Assunção Silva

Não poderia deixar de registar publicamente a minha gratidão ao Capitão Assunção Silva, "in memoriam", e ao Exmo. Senhor Coronel de Artilharia Morais Silva, por nos terem conduzido, a mim e aos meus Camaradas, a "terra firme". E quantos pântanos, reais e metafóricos, rodeavam Gadamael!!!

Forte abraço
Vasco Pires
____________

Foto e texto: Vasco Pires
Emblema da CCAÇ 2796: Colecção de Carlos Coutinho
____________

Nota do editor

Último poste da série de 25 DE MAIO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11627: Fantasmas ...e realidades do fundo do baú (Vasco Pires) (10): Perguntas sem resposta

Sem comentários: