domingo, 23 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12764: Convívios (564): Comemoração dos 50 anos de incorporação militar nos COM e CSM, CISMI, Tavira, setembro de 1964: Quartel da Atalaia, 20/9/2014, às 11h (Rogério Freire, ex-Alf Mil, CART 1525, Bissorã, 1966/67)


Página da comissão organizadora, para efeitos de informação e inscrição




1. Mensagem, de 19 do corrente, do nosso camarada Rogério Freire [ex-Alf Mil da CART 1525,Bissorã, 1966/67; fundador e editor principal do sítio sobre a CART 1525 - Os Falcões]



Assunto: Vamos comemorar os 50 anos do assentar praça no CISMI !!!


Caro amigo Luís Graça,

Está a decorrer uma iniciativa para tentar reunir em Tavira, nas instalações do CISMI, no próximo dia 20 de Setembro, os mancebos que assentaram praça nos cursos de COM e CSM naquela unidade há 50 anos.

Há já um site preparado para dar informações e aceitar inscrições:

http://www.cismi-setembro-1964.pt

e um e-mail
geral@cismi-setembro-1964.pt

Porque tenho a certeza que muitos dos Tabanqueiros passaram pelo CISMI entre Setembro e Dezembro de 1964, lembrei-me de pedir a tua cooperação em ajudar-nos a divulgar este evento no nosso blogue.

Agradeço-te desde já a disponibilidade para o efeito bem como uma visita ao site.

Um abraço cordial do

Rogério Freire
(CART 1525 – Os Falcões)


Tavira >  CISMI > 1964 > "Garboso desfile pelas ruas de Tavira" [, neste caso, pela ponte romana; ao fundo, ao centro, o edifício da Câmara Municipal e Tavira]... Foto do sítio da comissão organizadora do evento. Reproduzida aqui com a devida vénia... (LG)


2. Comissão organizadora e contactos:


Com a devida vénia reproduz-se do sítio, o seguinte:


A ideia de realizar uma confraternização para comemorar os 50 anos do nosso "assentar praça" partiu do Adrião Mateus

O Adrião transmitiu-a ao Tenente António Carlos Fernandes Gomes, Comandante da 3ª Companhia de CSM, hoje Ten Cor aposentado e a alguns dos seus camaradas da CART 1525 (Guiné, Bissorã, 1966/67) e que passaram pelo CISMI, a saber:

Armando Benfeito da Costa;
António Jesus Picado Magalhães:
Joaquim Fernandes Pombo:
Rogério Marques Freire.

A ideia foi acolhida com carinho e está agora a ser posta em prática.

A confraternização só se poderá realizar e vir a ser um êxito se, ao tomares conhecimento desta iniciativa, te comunicares connosco, te inscreveres, mandares fotos e outros contibutos e ... muito importante passares a palavra a outros camaradas.

O e-mail para te comunicares connosco é o geral@cismi-setembro-1964.pt

Se preferires o contacto telefónico liga para o Adrião Mateus
telem  919755073  / telef 239717698

AGUARDAMOS O TEU CONTACTO



Tavira, 1 de fevereiro de 2014 > Foto nº 100 >  Interior do quartel da Atalaia (, hoje RI 1) (1)


Tavira, 1 de fevereiro de 2014 > Foto nº 091 > Interior do quartel da Atalaia (, hoje RI 1) (2)



Tavira, 1 de fevereiro de 2014 > Foto nº 108 > Igreja de São Francisco, ao lado do quartel da Atalaia, onde os instruendos podiam assistir à missa celebrada pelo capelão militar, aos domingos e dias santos... (Releio no "guia do instruendo", de 1968).



Tavira, 1 de fevereiro de 2014 > Foto nº 063 > A velha ponte romana sobre o Rio Girão, numa manhã de sábado, e maré vazia...


Tavira, 1 de fevereiro de 2014 > Foto nº 254 > O encanto dos recantos da cidade... Dizia-se, no nosso tempo, que tinha 29 igrejas, capelas e ermidas...



Tavira, 1 de fevereiro de 2014 >  Foto nº 074 > O velho coreto, ainda lá está, no Jiardim Público de Tavira, tendo à esquerda  o velho mercado (que hoje é zona de lojas de artesanato e restauração).



Tavira, 1 de fevereiro de 2014 > Foto nº  298 > Um aspeto do Jardim Público de Tavira, entre a Praça de República e o antigo mercado... por onde se passeavam as "morenas" e os senhores instruendos, no nosso tempo... Onde se vê o meu carro, é a Rua do Cais, segundo leio no mapa do Google...  E á esquerda, o rio Girão


Fotos (e legendas): © Luís Graça (2014). Todos os direitos reservados


3. Comentário de L.G.:


Rogério, são gloriosos sobreviventes, essa malta de 1964!... Meio século, é obra! Parabéns aos bravos "falcões" que estão a organizar este evento.

Tens o nosso (que também é teu) blogue à tua inteira disposição para divulgar esta e outras iniciativas... Para mais, Tavira é um sítio que me é caro, também passei por lá, 4 anos depois de ti, no último trimestre de 1968, antes de ser mobilizado para a Guiné...

Acabei de visitar o sítio que me indicas e, como prometido, fiz-te um poste à maneira, no seguimento e em complemento do teu pedido... Acrescentei inclusive mais algumas fotos de Tavira, que eu tirei por ocasião de um fim de semana que lá passei, há três semanas atrás.

Estás também à vontade para (re)publicar, no nosso, coisas do blogue dos "falcões"... Devíamos falar mais da tua CART 1525 e da valente rapazida de Bissorã do teu tempo...

Um alfabravo. Luis

PS - Rogério, temos vindo a publicar uma série sobre o "Guia do Instruendo", documento, de 21 pp., que era distribuído no meu tempo (1968). Vê aqui. Provavelmente ainda não existia em 1964, no vosso tempo.

1 comentário:

Cesar Dias disse...

Rogério, espero que a ideia das salinas não tenha sido vossa, de Julho a Setembro de 68 saíamos várias vezes à noite para a queda facial nas salinas para que sua Exa o Tenente Madeira passasse por cimo do tapete humano. Ainda hoje tenho pena de não ter tido coragem de o fazer mergulhar também.Enfim foi a instrução que tivemos, assim como exemplos do género: alguém partiu uma lampada na caserna, cada instruendo pagou uma lampada, na carreira de tiro , alguem foi apanhado com um cacho de uvas lá da vinha e todos pagámos as uvas, devia ser um grande negócio para o proprietário. São recordações que nos assaltam.
Um abraço Rogério, e parabéns prás bodas de ouro.
César Dias