quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Guiné 63/74 - P13496: In Memoriam (193): Manuel Vieira Moreira (1945-2014), ex-1º cabo mec auto, CART 1746 (Bissorã, Xime e Ponta do Inglês, 1967/69), natural de Águeda, poeta e amante do fado


Guiné > Zona leste (Bambadicna) > Xime > CART 1746 (1967/ 69) > O Manuel Moreira (1). Foto do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.


Guiné > Zona leste (Bambadicna) > Xime > CART 1746 (1967/ 69) > O Manuel Moreira (2). Foto do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.



Leiria > Monte real > VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 21 de abril de 2012 >Dois camaradas do Xime, o Manuel Moreira, à esquerda, o Sousa de Castro, à direita. Foto: cortesia do Sousa de Castro, editor do blogue CART 3494 & Camaradas da Guiné,


 1. O Paulo Santiago telefonou-me ontem, de  tarde,  e deu-me a triste notícia que já corre pelas moranças da Tabanca Grande: "Morreu o meu amigo e vizinho, e nosso camarada,  Manuel Moreira. Morte súbita. Tinha feito uma intervenção cirúrgica há pouco tempo. Vou mandar um email para o Vinhal" (*)

Manuel Moreira  foi 1.º cabo mec auto, CART 1746 (Bissorã, Xime e Ponta do Inglês, 1967/69), companhia comandada pelo nosso grã-tabanqueiro António Vaz, com quem acabei de falar por volta das 20h00, estava ele em Canhas de Senhorim, a passar uns dias em casa de um amigo de infância.

Embora fragilizado, física e psicologicamente, o António Vaz recebeu da minha boca a triste notícia de que a família da CART 1746 estava mais pobre, com o desaparecimento do Manuel Moreira. Confidenciou-me que tinha falado com ele há 15 dias. 

É, também ele,  António Vaz, um camarada que está a passar por um momento difícil, mas que tem revelado grande dignidade,  coragem e lucidez... "Luís, não estou nem pior nem melhor... O mais importante é que estou vivo"!...  Enfim, é mais um, de entre  muitos outros camaradas nossos, quie precisa do nosso carinho e alento. De vez em quando telefono-lhe e prometi-lhe reencontrarmo-nos em Lisboa, em setembro, depois das férias.

Mas voltando ao nosso já saudoso Manuel Moreira (que eu presumo que tenha nascido em 1945, a 29 de setembro): era natural de S. Martinho, Aguada de Cima, Águeda, e portanto vizinho quer do Paulo Santiago que do Victor Tavares. Havia  descoberto o nosso blogue há 6 anos, por volta de agosto de 2008. E foi justamente pela mão do seu vizinho Paulo Santiago que ele entrou na Tabanca Grande, três meses depois, em novembro de 2008 (**).

Foi um diunamizador e co-organizador, sempre generoso e entusiástico, dos encontros do pessoal da sua companhia. O último foi em Fátima, em maio último. Troquei com ele diversas mensagens, tendo-o conhecido pessolamente no nosso 7º Encontro Naciional, em 21/4/2012, aliás na mesma altura em que conheci o seu capitão, o António Vaz.

Incentivei-o a publicar algumas letras de fado de que era autor (por exemplo, a célebre Canção da Fome) e que já vinham do tempo da Guiné, dos sítios por onde passou (Bissorã, Xime, Ponta do Inglês). Tinha o gosto pela quadra popular, tendo esccrito uma espécie de diário em verso, com centenas de quadras populares... Infelizmente só publicámos umas tantas alusivas à emboscada, na Ponta Coli, em  14/11/1968, em que morreu o fur muil SAM Fernando Dias (***)., bem como algumas letras de fado.

Fica, aqui, uma das letras com que  o nosso  poeta de Águeda nos  brindou, e para a qual ele arranjou uma música, que vem muito a propósito, o Fado Primavera... (Peço-vos que oiçam a mgiostral interpretação de Amália...). Morreu o poeta e o amante de fado e com ele o projeto de um dia nos encontramo-nos,  ele, eu, e demais amigos e camaradas da Guiné, amantes do fado, para uma noite dedicada ao fado da guerra colonial...Oxalá as suas letras e fotos não se percam. Que a sua memória, essa, ficará connosco!...

Deixa cerca de 30 referências no nosso blogue. Para a família e amigos mais próxiomos, bem como para os camaradas da CART 1746 vão as nossas sentidas condolências. Até sempre, Manel!... LG

2. Sangue, Suor e Lágrimas

por Manuel Vieira Moreira

Adapt do Fado Saudade, silêncio e sombra
Letra: Nuno de Lorena: Música: Pedro Rodrigues: Fado Primavera (, ouvir aqui uma versão na voz ímpar de Amália Rodrigues)


Muitas noites tenho passado,
Na guerra bem acordado,
Por não conseguir dormir.
Com os olhos sempre alerta,
Pois é sempre pela certa
Que os turras cá possam vir. (Bis)

Certa noite fui acordado
E por estrondos alarmado,
Às duas da madrugada.
Mas rapidez é comigo,
Corri logo a um abrigo
P'ra responder de rajada. (Bis)

A nossa bela Nação
Defendo-a do coração,
Estas são as minhas dádivas.
Misturadas com a dor,
Lágrimas, Sangue e Suor,
Suor, Sangue e Lágrimas. (Bis)

Manuel Moreira

Xime, 20 de Dezembro de 1968

___________

Notas do editor:

(**) Vd. postes de:

27 de novembro de 2008 >  Guiné 63/74 - P3526: Tabanca Grande (99): Manuel Moreira, ex-1.º Cabo Mec Auto da CART 1746, Ponta do Inglês e Xime, 1967/69


(...)
285

O Novembro de 68
Foi o mês de pior sorte,
A Companhia sofreu,
Em Combate, a única morte

291

Mas 14 de Novembro
É a data mais lembrada,
Morreu-nos o Vaguemestre
Em terrível emboscada.

292

Ia em muitas colunas,
Comprar gado era a missão,
Pois ele era o responsável
Pela nossa alimentação.

293

Fernando Dias, de seu nome,
Furriel era o seu Posto,
Era muito popular,
Sentimos grande desgosto. (...)

Sem comentários: