Foto nº 15 > O Joviano Teixeira
Foto nº 16 > O Joviano Teixeira junto ao obus 10.5... Esta foto é fundamental para deitar pro terra a suspeita que recaía sobre Gampará e o seu pelotão de artilharia... Em 1/12/1973, uma família inteira, mandinga, de 7 pessoas, vizinha do nosso "menino do Xime", o José Carlos Mussá Biai, morreu na explosão de uma granada, na tabanca do Xime...Flagelação do PAIGC com foguetões de 122 mm ou "fogo amigo" (, oriundo de Gampará) ? (*)... Só o obus 14 tinha alcance para atingir o Xime, a partir de Gampará (c. 14/15 quilómetros de distância em linha reta)... Ora em 1972/74, ao tempo da CCAÇ 4142, o que havia em Gampará era o obus 10.5 e não o obus 14, como se comprove por esta foto... (LG)
Foto nº 17 > > Espaldão do obus (?)
Foto nº 18 > O Joviano Teixeira, à esquerda...
Foto nº 14 > O Joviano Teixeira, na cozinhas, mais dois ajudantes
Foto nº 19 > O Joviano Teixeira junto ao monumento às forças do COP 7 que, em 1972, ocuparam e construiram Gampará,e ntre elas a CART 3417
Foto nº 20 > O fogão de campanha
Foto nº 21 > Foto de grupo...
Foto nº 22 > O Joviano e o seu protegido, provavelmente o mesmo menino de fotos anteriores (**) que procurava a proteção dos cozinheiros, como acontecia em todos os nossos aquartelamentos...
Guiné > Região de Quínara > Gampará > CCAÇ 4142 (1972/74) > O sold cozinheiro Joviano Teixeira
Fotos: © Joviano Teixeira (2015). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: LG]
Mais fotos do álbum do novo membro da Tabanca Grande, Joviano Teixeira (**), que vive em Luz de Tavira, e que procura camaradas da sua antiga companhia, a CCAÇ 4142/72, a maior deles sendo originários do norte (Lamego, Mondim de Basto, Viana do Castelo, Porto, etc.). (***)
Aguardamos a entrada na Tabanca Grande, com pompa e circunstâncuia, de outro camarada da CCAÇ 4142/72 (Ganjauará, 1942/74), o Virgílio Valente, há duas décadas em Macau, e que é leitor habitual do nosso blogue. Prometeu-nos mandar, em pdf, a história da unidade.
________________
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 28 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14535: História do BART 3873 (Bambadinca, 1972/74) (António Duarte): Parte XXIII: dezembro de 1973: flagelação do Xime, com foguetões 122 mm: sete mortos civis
(**) Vd. poste de 5 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14568: Tabanca Grande (463): Joviano Teixeira, grã-tabanqueiro nº 687... É natural de Tavira, e pertenceu à CCAÇ 4142 (Gampará, 1972/74)(*) Vd. poste de 28 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14535: História do BART 3873 (Bambadinca, 1972/74) (António Duarte): Parte XXIII: dezembro de 1973: flagelação do Xime, com foguetões 122 mm: sete mortos civis
(***) Último poste da série > 27 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14534: Memória dos lugares (288): Gentes do Geba, parte II (A. Marques Lopes, coronel inf, DFA, na situação de reforma, ex-alf mil da CART 1690, Geba, 1967; e da CCAÇ 3, Barro, 1968)
7 comentários:
A foto nº 16 (o Joviano junto ao obus 10.5) em princípio vem descartar a possibilidade, há dias aqui ventilada, de ter sido "fogo amigo", neste caso o obus 14 de Gampará, do outro lado do rio Corubal, a causa da morte dos sete civis do Xime, em 1/12/1973...
A distância, em linha, entre Gampará e o Xime devia ser de 13/15 km (no máximo, medidos na carta), ou seja, dentro do alcance do obus 14, mas não do obus 10.5 ...
O Xime só tinha o obus 10,5 cm (que não chegava à Foz do Corubal e à Ponta do Inglês, no tempo em que fui operacional da CCAÇ 12, 1969/71)...E Gampará, pelos vistos, também só tinha o obus 10.5...
Caro amigo Luís Graça, não tenho dúvidas que o Xime prestava apoio de fogo com Obus 10,5 sempre que Gampará solicitava, como deves calcular o OBUS não tem necessáriamente de chegar ao Xime ou do Xime a Gampará, o IN flagelava de um ponto ao alcançe do Obus 10,5 conforme as coordenadas transmitidas.
Quanto a ser ventilado de ter sido fogo amigo!... ninguém sabe, como deves calcular muita coisa aconteceu na Guiné que não passou para a história da guerra, muito se escreveu nos "sitreps" conforme as conveniências.
Obus K 10,5 cm / 28m/ 941
Ficha técnica
(Excerto reproduzido com a devida vénia do sítio do Exército português):
Este material (...), proveniente da
Alemanha, foi recebido em 1941 coincidindo com o ano da sua entrada ao serviço.
O “K” (KRUPP) significa que o material foi concebido para tracção hipomóvel, apesar de muitos
modelos serem posteriormente adaptados para serem rebocados por viaturas.
Em 1962, o tubo de origem de alguns dos obuses do tipo K e R foram substituídos por um de fabrico francês, apto a receber a munição M1 10,5 tipo americano (OTAN).
Gradualmente, o material adaptado (...) foi substituindo o original alemão das Unidades de
Campanha do Continente.
Este material serviu nas campanhas de África 1961-74, na sua fase inicial, tendo sido substituído pelo Obus M101A1, em 1978. (...)
Origem > Alemanha
Ano de fabrico > 1933
Entrada ao serviço das NT > 1941
Calibre > 105 mm
Peso > 1930 kg
Granada > 14,8 (HE)
Alcance > 10810 metros
Tração > Rebocado
Campanhas > Àfrica
(...)
http://www.exercito.pt/sites/EPA/Publicacoes/Documents/Boletim2010-web.pdf
Obus 14 cm m/943
O Obus 14 cm (...), de origem inglesa, foi recebido em Portugal, em 1943, para equipar as Unidades de Artilharia pesada, substituindo os
Obuses 15 cm T.R. m/918 e 15 cm / 30 m/41.
O Obus foi concebido para tracção auto exercida pelo camião tractor de 8 ton A.E.C. (Matador) 4x4 MA/46 e pelo camião tractor de 8 ton Magirus
– Deutz 4x4 MA78.
Serviu operacionalmente nos
teatros de guerra da Guiné, Angola e Moçambique, entre 1961 e 1974, tendo sido substituído, em 1987, pelo Obus M114 155mm/23.
(....)
Alcance:
c/ granada de 45,5 kg (HE) – 14 800 m
c/ granada de 37 kg (HE) – 16 550 m
http://www.exercito.pt/sites/EPA/Publicacoes/Documents/Boletim2010-web.pdf
António José Pereira da Costa
6 maio 2015 19:58
Quero esclarecer que, do Xime, era possível bater o sector de Gampará, no seu "vértice" NE.
Nunca o fiz e não creio que fosse possível fazê-lo sem coordenação prévia entre as duas unidades.
Um Ab.
António J. P. Costa
Antonio Duarte
6 mai 2015 21:49
Boa noite Luís
Fizeste bem a medição da distância? Recordo-te que a escala das cartas é de 1/50000, pelo que cada 2 cm, corresponde a 1 km.
Abraços de Luanda
Enviar um comentário