terça-feira, 22 de setembro de 2015

Guiné 63/74 - P15141: Ao fim de 40 anos foi-me imposta a Medalha Comemorativa das Campanhas, dia 17 de Setembro de 2015, no Regimento de Transportes (António Branco)

 
 1. Mensagem do nosso camarada António Branco (ex-1.º Cabo Reab Mat da CCAÇ 16, Bachile, 1972/74), com data de 18 de Setembro de 2015:

Após quarenta anos do regresso da comissão cumprida na Guiné, na CCAÇ 16, foi-me atribuída a Medalha Comemorativa das Campanhas, numa breve mas simbólica cerimónia realizada ontem no Regimento de Transportes.




Descrição:
Anverso: emblema nacional rodeado de um listel circular com a legenda «CAMPANHAS E COMISSÕES ESPECIAIS DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS», em letras de tipo elzevir, maiúsculas, a legenda cercada de duas vergônteas de louro, frutadas e atadas nos topos proximais com um laço largo; encimando este conjunto, uma coroa mural de cinco torres.
Reverso: disco tendo, na parte superior, uma Bandeira Nacional; sobrepostas a ela, e medindo quase todo o diâmetro, as figuras de um soldado do Exército, à dextra, um soldado da Força Aérea, ao centro, e um marinheiro da Armada, à sinistra, de pé e firmados num pedestal; o disco rodeado da legenda «ESTE REINO É OBRA DE SOLDADOS», em letras de tipo elzevir, maiúsculas, num listel circular, rematado inferiormente por um laço largo; encimando este conjunto, uma coroa mural idêntica à do anverso.

António Branco
____________

3 comentários:

jpscandeias disse...

Parabéns António Branco, especialmente pela tua tenacidade. O caminho para a obter, vamos lá saber porquê, é espinhoso e dispendioso mas acho que vale a pena, embora eu não o tenha ainda percorrido. Nunca é tarde. O seu a seu Dono. Sei que é um orgulho receber a medalha que todos os que estivemos envolvidos nas Campanhas de África temos direito. Espero um dia também me juntar a essa lista.


João Silva Guiné, Abril de 72 a maio de 74

José Marcelino Martins disse...

Se a memória me não atraiçoa, quem esteve nos Teatros de Operações depois de 17 de Julho de 1974, tem direito a Medalha Comemorativa de Comissões de Serviço Especiais das Forças Armadas Portuguesas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Medalha_comemorativa_de_comiss%C3%B5es_de_servi%C3%A7o_especiais

Anónimo disse...

Parabéns António Branco. Como mancebo de Portugal cumpristes o teu dever. A Pátria, essa ditosa amada nossa, aos poucos vai reconhecendo aqueles que tudo deram e nada pediram em troca.
Cumprimentos.
José Câmara