terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Guiné 63/74 - P15491: Parabéns a você (1001): Francisco Santos, ex-1.º Cabo TRMS da CCAÇ 557 (Guiné, 1963/65) e Sousa de Castro, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista da CART 3494 (Guiné, 1971/74)



************

____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 de Dezembro de 2015 Guiné 63/74 - P15484: Parabéns a você (1000): José Vargues, ex-1.º Cabo Escriturário do BCAÇ 733 (Guiné, 1964/66)

17 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Abraço de parabéns. Feliz Ano Novo.

E, naturalmente, parabéns pelo poema.

Chapouto disse...

Para os meus amigos aniversariantes os meus sinceros parabéns por mais um aniversário, muitas felicidades e um dia frliz na companhia de toda a família

Um forte abraço

Fernando Chapouto

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes (Ex ALF. MIL. Guiné 64/66) disse...

Um abraço de parabéns a estes "velhotes" que construíram o casa (Cachil) onde fui morar 3 meses no final de 1965. Gostei muito dos versos do Francisco Santos.
JS

Luís Graça disse...

Grande Chico, que grandes sarilhos!... Nasceste em Sarilhos Grandes e meteram-te nso sarilhos da Guiné. Chegaste, viste e venceste, isso é que importa, tiveram que te pagar o bilhete de volta, nesse grande cruzeiro de 2 anos, Lisboa-Bissau-Lisboa...

Quando um homem chega aos 73, olha para trás e diz: "Como o tempo passou tão de depressa!"... É verdade, mas eu quero, nós queremos aqui na Tabanca Grande, que tu olhes para a frente e digas, com convicção: "Ainda o dia é uma criança, e a jornada é longa... Há ainda muita picada para fazer!"...

Chico, continua a fazer os teus versos, que o talento para poetar não é para todos, mas tem se treinar todos os dias... Olha para o resto da picada da vida e diz: "Até aos cem, ainda vou ter de gastar uns bons pares de botas"...

Que não te falte a saúde, a boa disposição e a graça poética. Um abraço do camarada Luís
Graça

PS - Obrigado ao Zé Colaço por nos fazer chegar, ao blogue, os teus versos. Continua a usá-lo como "pombo correio"!...

Anónimo disse...

Caros amigos

Votos de um dia bem passado e muita SAÚDE.

Os versos do Francisco são deliciosos ...

Abraços,

Jorge Rosales

Hélder Valério disse...

Pois caros camaradas de Transmissões que hoje fazem anos

Francisco Santos
e
Sousa e Castro

Deixo aqui as minhas felicitações pelos vossos aniversários e os indispensáveis votos de boa saúde, que sempre nos faz falta e ainda mais neste período da vida.

O Francisco esteve na Arca d'Água, no Porto, onde também estive e calculo que o Sousa e Castro também, mas foram em épocas diferentes....

Abraços
Hélder S.

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Obrigado camarigos por se lembrarem cá do rapaz, aproveito também para desejar a toda a Tabanca um Natal cheio de propriedades!... (prosperidade)dizer também ao Hélder Valério que me formei com radiotelegrafista (TE)na Arca D'Água om uma média de 17,250 valores no ano de 1971, tendo exercido a função no XIME, BAMBADINCA e MANSAMBO desde JAN72/ABR74.
Abraços para todos

A. Sousa de Castro

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Há!... Também parabéns ao Francisco, da mesma arma que a minha grande Sagitariano.

Anónimo disse...

Dois aniversariantes, dois abraços de parabéns.
Muita saúde.
José Câmara

admor disse...

Caros Camaradas Aniversariantes,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde e um grande abraço para cada.

Adriano Moreira

Luís Graça disse...

O Sousa de Castro merece tratamento VIP, caviar, lagosta,champanhe... Não me levem a mal os camaradas que chegaram depois dele... Ele é o nosso grã-tabanqueiro nº 2 e faz hoje anos... A melhor maneira de festejar o sue aniversário é recordar aqui o seu primeiro poste, que tem mais de 10 anos:


22 de abril de 2005 > Guiné 69/71 - VI: Memórias do Xime, do Rio Geba e do Mato Cão

http://blogueforanada.blogspot.pt/2005/04/guine-6971-vi-memorias-do-xime-do-rio.html


(...) Diz-me o Sousa de Castro que foi o BART 3873 (a que ele pertenceu) que rendeu o BART 2917 em Janeiro de 1972. E acrescenta:

"O BART [Batalão de Artilharia]3873 embarcou no N/M Niassa em meados do mês de Dezembro de 1971, passando o Natal desse ano no mar. Eu embarquei em Janeiro de 1972 nos TAM. Fui 1º cabo radiotelegrafista. Vivo em Vila Fria, concelho de Viana do Castelo e trabalho nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). Vou anexar um documento que me deixou algum tempo transtornado e algumas fotos do Xime, tiradas em 2001 por um camarada que pertenceu ao BART. 2917. É apenas uma pequena história que protagonizei. Curiosamente também temos o nosso convívio em 11 de Junho mas em Pataias, é o vigésimo".

(...) Aqui fica, para divulgação, o texto que o Sousa de Castro me enviou e me autorizou a divulgar neste blogue:

"Fico até agradecido pela publicação dos meus escritos, não á problema nenhum. Tenho reencaminhado o seu Blog para colegas que estiveram na Guiné e com quem tenho contacto (...). Penso ser uma forma de incentivar as pessoas a fazerem buscas e interessarem-se sobre a nossa história. História que ninguém ousa contar. É extraordinário, quando encontramos algum ex-combatente e começamos a recordar, não só os momentos maus mas também os momentos bons. Aproveito para dizer que possuo um filme feito por um grupo de 10 ex-combatentes que visitaram a Guiné em Novembro de 2000, filme para mim espectacular, e caso curioso, no Xime, passados 28 ou 29 anos uma das lavadeiras da época reconheceu um ex-combatente, dizendo: 'Lúcio! Eu é que te lavava a roupa, não estás lembrado, não?'. Junto em anexo fotos de Bafatá, tiradas em 2001 e cedidas pelo David Guimarães, da CART. [Companhia de Artilharia] 2715, do Xitole".

Um grande abraço ao Sousa de Castro que já teve a gentileza de me contactar telefonicamente e me mandou fotos do Xime, de Bafatá e de Bissau (estas últimas também da autoria do David Guimarães). Ainda sobre a CART. 3494, do Xime, ficou a saber mais o seguinte:

"Não referi no e-mail anterior os mortos em combate da minha companhia. Aproveito agora para o fazer. Considerado mortos em combate, tivemos um: chamava-se Manuel da Rocha Bento, era Furriel Miliciano, natural de Ponte de Sôr. Feridos, tivemos vários, alguns deles com bastante gravidade, tendo sido evacuados para Bissau e posteriormente para o continente (terminando a comissão nesse momento).

"Já estive junto ao memorial [junto à Torre de Belém, em Lisboa] mas não tirei fotos no dia 20 de Outubro 2004, integrando a manifestação levada a efeito pela APVG (Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra, sedeada em Braga. Anexo fotos de Bissau cedidas pelo David Guimarães CART 2715 Xitole". (...)

J. Armando Almeida disse...

Grande abraço Parabéns. BOM NATAL.

Anónimo disse...

Para os camaradas aniversariantes segue um forte abraço de PARABÉNS e votos para que tenham um óptimo dia pleno de coisas boas.

Muita saúde até ao próximo. BOAS FESTAS.

Jorge Araújo.

Joaquim Cruz disse...

Um abraço de parabéns a cada um dos aniversariantes muita saúde. Bom Natal

J.Cruz

José Botelho Colaço disse...

Citando Mário Quintana:De poeta e louco todos temos um pouco, porque a poesia é a loucura lúcida.
Nestes parabéns aos aniversariantes Francisco dos Santos e Sousa de Castro ficarei para último que de poeta ficou pouco e de louco tenho muito.

Um abraço
Colaço.

Bispo1419 disse...

Um abraço de parabéns aos meus caros camaradas aniversariantes, com votos de longa vida cheia de momentos felizes.
Manuel Joaquim

José Botelho Colaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.