sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Guiné 63/74 - P16438: Os nossos passatempos de verão (10): A varanda dos quatro reis... Onde fica? Quem são?... É obrigatório visitar esta cidade (e o respetivo concelho), pelo menos uma vez na vida...


Foto nº 1


Foto nº 2


Foto nº 3


Foto nº 4


Foto nº 5


Foto nº 6

Varanda dos reis (fotos nºs 5 e 6)... São quatro (Fotos nºs 1 a 4)... Fazem parte da fachada de uma igreja e antigo convento de uma conhecida e bela cidade do norte de Portugal.  Esses quatro reis estão ligados à fundação e construção do monumento, representativo de vários estilos da nossa arquitetura religiosa. A igreja e o claustro estão classificados como monumento nacional. Andar por aqui é aprofundar o conhecimento de (e o amor que temos por) a  nossa terra, a nossa pátria, a nossa gente... É obrigatório visitar esta cidade e este concelho, pelo menos uma vez na vida.,..

Caros/as leitores/as: essa  varanda dos quatro reis... onde fica ? Quem são essas cabeças coroadas ? 


Fotos (e legendas): © Luís Graça (2016). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

________________

2 comentários:

Bispo1419 disse...

Tardou a resposta, meu caro Luís, mas aqui vai ela:

A "Varanda dos Reis" (varanda dos quatro reis) fica na linda cidade de AMARANTE. Está situada na parte superior do pórtico do edifício do convento de S.Gonçalo de Amarante.

Esta varanda/balcão é assim chamada porque nas pilastras de suporte dos arcos estão as estátuas dos quatro reis de Portugal que apoiaram a construção do convento: D.João III, D.Sebastião, cardeal D.Henrique e D.Filipe I (Filipe II de Espanha).

Abraço
Manuel Joaquim

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Bingo!, Manel Joaquim... Professor é professor... Concordas que os "mouros" do sul devem lá ir, a Amarante, pelo menos uma vez na vida... A não perder, além da cidade (património natural - Rio Tâmega - e edificado...)., a "rota do românico", incluindo o mosteiro de Travanca. São dez monumentos do românico só no concelho de Amarante, terra de artistas e escritores... Ab. Luis.