domingo, 1 de janeiro de 2017

Guiné 61/74 - P16905: Fotos à procura de... uma legenda (80): Inimigos de ontem, amigos de hoje... (José Teixeira)




Fotos: © José Teixeira (2013). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Canaradas da Guiné]


1. Mensagem de José Teixeira, um dos régulos da Tabanca de Matosinhos, 

Data: 25/12/16



 Assunto: Uma legenda para esta fotografia

O que estarão estes dois combatentes a planear?

Um, português, alferes miliciano, comandante em exercício da Companhia algures na Guiné. Outro, combatente do PAIGC. Reencontraram-se em 2013. Localizaram pontos comuns de convivência em barricadas opostas e toca a desenhar no terreno as suas posições estratégicas no passado ano de 1970 em que se enfrentaram em Jumbembem... Conversa amena que solidificou feridas e terminou num abraço.

Infelizmente o africano, funcionário da AD em Iemberém,  já faleceu. Quem reconhece o nosso camarada, membro da nossa Tabanca Grande ?

Abraço

Zé Teixeira

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 29 de dezembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16893: Fotos à procura de... uma legenda (79): Adoradores do sol ?...Adivinhem onde foram tiradas estas fotos!... (Luís Graça)

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Parece que ninguém reconhece o nosso camarada, companheiro de viagem do Zé Teixeira...

Hélder Valério disse...

Ora bem....
Como é bem fácil, esperei que alguém ou alguns se atrevessem a indicar a pessoa em causa mas isto não é (felizmente) como o Face onde se 'amandam bitaites' no imediato, pelo que, na prática, não há respostas.
Então, trata-se de Francisco Silva que depois das lides guerreiras passou a travar outras batalhas pela saúde... colocando ossinhos nos seus lugares, fazendo outros tipos de operações, desta vez não de emboscadas ou nomadizações mas sim no âmbito da ortopedia.
Acertei?
Abraço
Hélder Sousa

José Teixeira disse...

Em cheio Helder. Saborear este e outros momentos idênticos no Xitole e no Saltinho, tendo sempre o Alferes "paraquedista" Francisco Silva como vedeta. Não que fosse paraquedista na guerra, mas porque tinha passado pelos páras, ganhou o cognome e assim ficou conhecido na Guiné.Nesta volta pela Guiné-Bissau até fomos convidados de honra num casamento fula da filha de um Djobi de outros tempos.
Zé Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Francisco Silva, hoje ortopedista reformado do Serviço Nacional de Saúde, tem mais de 3 dezenas de referências no blogue... É verdade que não é dos maois "assíduos" no nosso blogue...

Um abraço para ele, com votos de bom ano, do "paciente" Luís Graça (já fui operado por ele duas vezes...).

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Francisco%20Silva