terça-feira, 10 de abril de 2018

Guiné 61/74 - P18509: In Memoriam (313): Armando Teixeira da Silva (1944-2018), ex-Soldado Atirador da CCAÇ 1498/BCAÇ 1876 (Có, Jolmete, Bula, Binar e Ponate, 1966/67), falecido no passado dia 4 de Abril. Natural de Oliveira de Azeméis, vivia em Santa Maria da Feira. Era (e é) nosso grã-tabanqueiro nº 636


O Armando Teixeira da Silva em Ponate

I N  M E M O R I A M



ARMANDO TEIXEIRA DA SILVA (1944-2018)


CCAÇ 1498, Os Vagabundos (1966/67) > Divisa: "Chorou-vos toda a terra que pisastes"


1. De acordo com a notícia publicada no Fórum dos Veteranos da Guerra do Ultramar, faleceu no passado dia 4 de Abril o camarada, e nosso amigo Grã-Tabanqueiro, Armando Teixeira da Silva, ex-Soldado Atirador da CCAÇ 1498 / BCAÇ 1876, que esteve em Có, Jolmete, Bula, Binar e Ponate, 1966/67, e que em 2013 se apresentou à tertúlia (*)


A notícia também correu no Facebook da Tabanca Grande, dada pela nossa amiga Maria do Carmo Vidigueira, em 5 do corrente, mas não associámos de imediato o nome ao nosso grã-tabanqueiro Armando Teixeira da Silva, nº 636:


"Recebi a notícia de um amigo e colega do meu marido que esteve no Ultramar, que faleceu o Armando Teixeira, de Santa Maria da Feira. Paz à sua alma".

Segundo notícia necrológica da Funerária Santos da Feira Lda, o nosso camarada Armando Teixeira da Silva (6 de maio de 1944 - 4  de abril de 2018) tinha 73 anos, deixa viúva, 1 filho e 1 filha:

(i) era natural de Oliveira de Azeméis;
(ii) morava em Santa Maria da Feira;
(iii) estava casado com Maria Dulce dos Santos Teixeira

 À família deste amigo e camarada, que agora nos deixou, a tertúlia deste Blogue apresenta as mais sentidas condolências. O seu nome passa a figurar na lista dos nossos bravos que da lei da morte já se foram libertando.(**)

2. Em jeito de homenagem ao nosso saudoso camarada Armando Teixeira da Silva, aqui vai um excerto do texto que escreveu o ex-alf mil at inf José [Jorge de] Melo, seu comandante de pelotão (***):

(...) O Armando Teixeira teve e tem o mérito de há dez anos dedicar uma parte da sua vida a descobrir o paradeiro de cada um dos militares do nosso pelotão, com o intuito de promover um almoço anual e que este ano [, 2015,] vai ter a décima repetição.Nesses convívios, tendo eles conhecimento das minha aptidão para a escrita, recebi vários pedidos para que escrevesse as aventuras vividas na Guiné Bissau. Eu porém fui adiando o início desse trabalho e agora venho propor-me a ir escrevendo no seu blog algumas das peripécias por que passámos, se tanto me for permitido." (...)
____________

Notas do editor:


1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A Tabanca Grande está mais pequena e mais triste... Morreu um dos nossos. Mas vamos tentar honrar a sua memória. Foi o Aramando Teixeira da Silva quem trouxe, até nós, o ex-alf mil José Melo. Era o seu comandante de pelotão. A CCAÇ 1498 continuará a ser representada por ele e pelo José Melo. Que descanse em paz, e que o seu exemplo nos inspire e motive. LG