terça-feira, 12 de junho de 2018

Guiné 61/74 - P18737: Bombolom XX (Paulo Salgado): Guerra - Guiné e Moçambique - Aqui na Primeira Grande Guerra

Com a devida vénia a Wikipédia


1. Mensagem do nosso camarada Paulo Salgado (ex-Alf Mil Op Esp da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72), autor do livro "Guiné - Crónicas de Guerra e Amor", com data de 30 de Abril de 2018:

Meus Caros Camaradas, 
Se vos aprouver, o meu bombolom vai tocar outra vez. 
Para já, o anexo. 

Um abraço
Paulo Salgado

********************

BOMBOLOM III

GUERRA - GUINÉ E MOÇAMBIQUE - AQUI NA PRIMEIRA GG

Camaradas, 
O meu bombolom tem de troar, de novo. 

Quando era um rapaz de dezassete anos, aconteceu o que muitos tiveram oportunidade de presenciar: a chegada de um corpo à aldeia ou vila, numa caixa de pinho, que era de um nosso conhecido, um pouco mais velho, que as balas trespassaram – consequência de uma guerra que fizemos e da qual nunca soubemos, profundamente, a sua razão da ser. 
Já havia sido as independências do Gana, do Senegal e de tantas outras colónias no continente africano, antes de a guerra rebentar oficialmente em Angola no dia 4 de fevereiro. 

Vem isto a propósito de me lembrar de um velho ancião, combatente no norte de Moçambique, aquando da primeira grande guerra iniciada pelos alemães. Ali, a guerra começou em 1915, quando na Europa, se iniciara em 1914. Estava ele no adro da igreja da minha aldeia – Larinho, concelho de Torre de Moncorvo – e disse-me após o fogo de uma secção em homenagem ao soldadinho falecido, seu neto, correndo-lhe as lágrimas cara abaixo: esta guerra ainda vai durar mais tempo do que a que nós sofremos lá nos confins do Rovuma! 

Como eu adorava estar à conversa com ele, contou-me diversos episódios. Tratarei de narrar alguns, se tal tanto aprouver aos dinamizadores do nosso blogue. 
As misérias foram tantas que, posso concluir, ainda sofreram mais por falta de medicamentos, equipamentos, alimentos, armamento… 

Até breve. 
Paulo Salgado
____________

Nota do editor

Vd. poste de 22 de novembro de 2011 Guiné 63/74 - P9075: Bombolom II (Paulo Salgado) (5): I Grande Guerra em África (1914-1918), guerra colonial (1961/74)... Relembrando os nossos mortos

2 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Gosto muito de ler essas narrativas relatadas com interferência do próprio e ainda mais quando a fonte é credível. Um abraço pela lembrança histórica.

Antº Rosinha disse...

A I Grande Guerra no Norte de MoZambique e no Sul de Angola, estão muito pouco divulgadas e podemos dizer que faziam parte da nossa "Guerra do Ultramar" assim como as guerras de pacificação.

Era interessante ouvir opiniões sobre essa guerra, que não tem nome adaptável por terceiros.

Aquilo merece ser trazido para aqui, que ajuda a complementar a nossa guerra, e para sabermos com quantos paus se faz uma canoa.