segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21620: In Memoriam (375): Raul Albino (1945-2020), ex-Alf Mil Inf MA da CCAÇ 2402/BCAÇ 2851 (Có, Mansabá e Olossato - 1968/70), e quadro técnico da IBM durante 30 anos

IN MEMORIAM

RAUL ALBINO (1945-2020)
RAUL ALBINO
Ex-Alf Mil MA da CCAÇ 2402/BCAÇ 2851
, Mansabá e Olossato, 1968/70)


1. Às 02H36 da manhã de hoje, o nosso camarada Jaime Bonifácio deixava este comentário num poste de aniversário do malogrado Raul Albino:

Caro Luis,
Não sei se esta será a maneira mais prática, e também não tenho a data correta, mas na semana passada (hoje estamos a 6 de Dezembro de 2020) recebi aqui no Canadá a triste notícia do falecimento do ex-Alferes Miliciano Raul Albino que pertenceu a CCAÇ2402/BCAÇ 2851 - CTIG 1968/70.

Em meu nome pessoal envio as minha mais sinceras condolências a esposa Sra. D. Rolina e filhos.
Foi um amigo dos seus amigos e pela sua alma generosa merece descansar em paz.

Obrigado
João Bonifácio
Ex-Fur Mil do SAM
CCAÇ 2402/BCAÇ 2851
Guiné, 68/70



2. O editor de serviço, sabendo que o nosso camarada Rui Silva tinha os contactos do Raul Albino, telefonou-lhe para lhe pedir que confirmasse esta triste notícia.

Passados poucos minutos recebemos a confirmação da notícia vinda do Canadá.
Em contacto telefónico para casa do Raul, pela sua filha ficamos a saber que este nosso amigo tinha sido internado no hospital, na passada segunda-feira, dia 30 de Novembro, vindo a falecer na sexta, dia 4 de Dezembro.


A Tertúlia e os Editores do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, enviam as mais sentidas condolências à nossa amiga Rolina, esposa do Raul, (que entre 2009 e 2015 participou com o marido nos nossos Encontros Anuais), aos seus filhos e aos demais familiares.

O Raul estava connosco desde 17 de Setembro de 2006, tendo participado logo no nosso I Encontro Nacional, em Outubro do mesmo ano na Ameira.
Ameira, 06OUT2006 > I Encontro Anual do nosso Blogue > O Raul Albino é o primeiro à direita, mesmo atrás do nosso editor Luís Graça.
Monte Real, Palace Hotel, 18ABR2015 > X Encontro Anual do nosso Blogue > Raul Albino recebe da mão do nosso Editor Luís Graça o Certificado da sua 10.ª presença em Encontros Nacionais.
Monte Real, Palace Hotel , 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca Grande > Dois homens do Oio, o Raul Albino e o Rui Silva
Amadora > RI 1 > 1968 > CCAÇ 2402, em formação > De pé e da esquerda para a direita, o primeiro é o Raul Albino, o segundo é o Francisco [Henriques da] Silva e a seguir o Medeiros Ferreira. Só falta nesta fotografia de grupo o Beja Santos. Também aqui falta o Comandante da Companhia, Capitão Vargas Cardoso.


3. Comentario adicional do nosso editor LG:

Carlos, é uma tristíssima notícia, a que nos dás. O Raul Albino foi logo, desde o nosso I Encontro Nacional, na Ameira, em 6/10/2006, um dos mais entusiásticos apoiantes do nosso blogue. Como sabes, ele era informático, trabalhou três dezenas de anos na IBM, era um histórico da IBM, e ele próprio fez um belíssima brochura com a história da sua unidade. Ele preocupava-se muito com o futuro, a segurança e o desenvolvimento do nosso blogue...

Recordo-me de já em 2011, em Monte Real, ele ter falado comigo sobre a necessidade de encontrar ou explorar novas soluções informáticas para um blogue como o nosso que tinha crescido demasiado, sobretudo a partir de 2008...Por uma razão ou outra, fomos adiando a criação de um grupo de trabalho onde ele próprio gostaria de participar... Entretanto, em 26 de abril 2018 recebemos dele a triste notícia de que já não poderia vir  mais vir aos nossos encontros:

(...) Amigo Vinhal,

A minha ausência nos dois anos anteriores tem uma explicação que vos devo comunicar, depois de uma presença regular de 10 anos seguidos.

Tinha de ser uma razão de peso, de saúde, evidentemente. Não é uma doença mortal, mas é uma doença incapacitante que me leva a alegria de viver e parece não ter solução médica, nem grande alivio para as dores. Estou a falar de problema da coluna vertebral com afetação do nervo ciático.

O médico operador não lhe quer tocar após ter analisado uma Ressonância Magnética. Como as medicações existentes não produzem qualquer efeito aceitável, o médico cirurgião nem me receitou qualquer medicação, porque os efeitos adversos são enormes, sem que causem alivio assinalável.

Já nem posso arriscar a conduzir o automóvel por distâncias superiores a 50 kms. Alguns dias as dores são toleráveis, mas não sei quais são, só sei que são raros. Dizem que, por vezes, o tempo resolve o assunto. Se isso algum dia acontecer, solicitarei a alguém que me dê uma boleia, sempre sujeita a cancelamento muito perto da viagem.

Que o vosso convívio corra pelo melhor. O relógio devia retroceder, mas sabemos que isso é impossível e a vida está-nos a abandonar aos poucos, afetando o quorum dos convívios. Um grande abraço para ti, para a Dina, para o Luís Graça e restantes tabanqueiros. Passem bem.

Raul Albino (...)

Lamentámos a sua ausência, nos nossos convívios, mas sempre na esperança de uma possível recuperação. O casal Albino e o casal Vinhal tinham, de resto,  uma bela relação de amizade, desenvolvida e fortalecida a partir dos nossos encontros anuais ate´2016.
 
A ausência do Raul agora é mesmo definitiva, com a sua morte física. Mas ele será sempre lembrado pro nós, enquanto estivermos vivos, aqui sentados à  sombra do nosso poilão.

Nos próximos dias vamos rever alguns dos postes que nos deixou com a sua história pessoal  e a história dos seus camaradas da CCAÇ 2402. Deixo aqui a minha solidarieade na dor à sua família e aos seus amigos e camaradas mais próximos. Quando um de nós morre, todos morremos um pouco. 

Até sempre, camarada e amigo Raul!

10 comentários:

Anónimo disse...

O meu sentido pêsame à família e aos amigos.Triste notícia +que soube agora pelo blogue.Já que fomos colegas na IBM e a última vez que o vi foi no lançamento do livro do embaixador Henrique da Silva.Já ele estava doente embora poucos o soubessem.
Carlos Gaspar

Anónimo disse...

Hélder Valério de Sousa (Facebook da Tabanca Grande)

Apanhado de surpresa nem tenho palavras a não ser que lamento. Condolências à família.

Anónimo disse...

Manuel Carvalho (Facebook da Tabanca Grande=

Sentidas condolências á família e descansa em paz meu camarada.

Anónimo disse...

António Pimentel (Facebook da Tabanca Grande?

Uma triste surpresa! O Raul foi do meu batalhão ,o 2851, trocávamos Mail’s e nada me fazia pensar em tal desfecho. Sentidas condolências à família e amigos. Que repouse em paz!

João Carlos Silva disse...

Lamento muito, conheci o Raul Albino na IBM.
Sentidos pêsames aos familiares e amigos.
Que descanse em Paz.

Mário Beja Santos disse...

Raúl, sei que a esta hora já estás na contemplação de Deus. Estivemos na CCAÇ 2402, entre março e julho de 1968, e soubemos manter uma excelente relação no nosso pós-guerra, recebi ontem a notícia com imensa consternação, a mágoa acentuou-se porque te tinha mandado um mail durante a manhã, carteávamos muito. Guardo a melhor recordação desses tempos vividos em conjunto, antes e após a nossa comissão, ficámos bons conviventes e jamais esquecerei a reunião de Figueiró dos Vinhos, quando para ali eu tinha casa e fui vosso cicerone. Posso imaginar para os teus o que representa a dor da tua partida, homem bom. Um abraço do Mário

Tabanca Grande Luís Graça disse...


Muitos outros camaradas e amigos estão a deixar, na página dp Facebook da Tabanca Grande, as suas mensagem de condolências:

https://www.facebook.com/people/Tabanca-Grande-Lu%C3%ADs-Gra%C3%A7a/100001808348667

Rui Silva disse...

Morreu o meu grande amigo Raul Albino. Que notícia tão triste que recebi. O Olossato na Guiné nos tornou conhecidos e nos fez amigos, através deste magnífico Blogue que em tão boa hora o Luís Graça criou. Raul, o que dizer? Um grande abraço da maior saudade! Um dia nós nos encontraremos! Um grande abraço para todos os combatentes da Guiné!
Rui Silva

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Talvez o último mail que eu recebi do Raul Albino...

ralbino@sapo.pt através de gmail.com

Os meus PARABÉNS com atraso

sexta, 1/02/2019, 12:56

Amigo Luis,

Aqui deixo os meus Parabéns pelo teu aniversário em 29/1, data que deixei passar em claro, porque a memória já vai falhando e não é pouco. Peço desculpa por isso, mas vou sempre a tempo de enviar um grande abraço deste amigo incondicional, e que contes muitos anos com muita saúde e energia.

Passa bem,

Raul Albino

Manuel Carvalho disse...

Quando estive em Jolmete os nossos vizinhos mais próximos durante alguns meses era a 2402 do Raúl Albino em Có, em linha reta seriam meia dúzia de quilómetros e ouvia-mos perfeitamente os rebentamentos e até as armas ligeiras, e dizia-mos lá está o pessoal de Có a embrulhar.
Tive também um problema de coluna e ciática idêntico ao dele que o médico também me disse que não dava para operar e sentado sentia umas dores muito fortes e comia de pé muitas vezes. Até que comecei a fazer uns exercícios num fisiatra e um dia ao vir de lá já no autocarro resolvi tentar sentar-me e já não senti aquela dor forte e até hoje a ciática acabou agora é só coluna mas não fazendo esforços vou andando mais mais ou menos. Isto a propósito do camarada Raúl Albino dizer que nalguns casos a ciática passa naturalmente eu nunca tive certezas como é que isto ficou bem.
Mais uma vez descansa em paz camarada um dia nos encontraremos algures.

Manuel Carvalho