domingo, 7 de novembro de 2021

Guiné 61/74 - P22695: Blogues da nossa blogosfera (165): Jardim das Delícias, blogue do nosso camarada Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547: Reserva de aves no Cais do Ouro, Foz do Douro


Do Blogue Jardim das Delícias, do Dr. Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547/BCAÇ 1887, (Canquelifá e Bigene, 1966/68), com a devida vénia, reproduzimos esta publicação da sua autoria.


Reserva de aves no Cais do Ouro, Foz do Douro

____________

Nota do editor

Último poste da série de 31 DE OUTUBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22674: Blogues da nossa blogosfera (164): Jardim das Delícias, blogue do nosso camarada Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 (72): Palavras e poesia

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, camarada, são imageno repousantes. Não consigo imaginar um mundo sem aves... Nem peixes, nem animais mamiferos. Sem primatas. Sem nós. Mas também corremos o risco de desaparecer. Tal como os dinossauros há 65 milhões de anos.

Valdemar Silva disse...

Gostava de saber se em tempos passados, p.ex. anos de 1950, também apareciam patos destes no Cais do Ouro, na Foz do Douro.

De resto, excelentes fotografias dando-nos um ar repousante como aos patos.

Abraço e saúde
Valdemar Queiroz

Fernando Ribeiro disse...

Caro Valdemar,
Não me lembro de ver gansos-do-egito em tempos passados no Porto. São de uma espécie não-autóctone e devem ter-se estabelecido no Parque da Cidade após a criação deste, porque alguém os introduziu ou porque vieram sabe-se lá de onde. São muito comuns e espalham-se pelas zonas em volta do Parque da Cidade. O Cais do Ouro não fica muito longe deste.

Julgo que nunca vi gansos-do-egito a nadar nos lagos do parque. Sempre os vi em terra. Costumam estar na borda dos lagos, mas não entram na água, apesar de serem palmípedes. Talvez só entrem na água para apanhar algum peixe.