sábado, 10 de junho de 2023

Guiné 61/74 - P24383: Blogues da nossa blogosfera (182): Uma "mulher de armas", a holandesa Noraly (nome de guerra, "Itchy Boots") que, com a sua especial Honda CRF 300 L Rally, acaba de atravessar a Guiné-Bissau


Guiné-Bissau > 31 de maio de 2023 > Região de Cacheu > Vista, de drone, da ponte de São Vicente, construída pela empresa portuguesa Soares da Costa, financiada pela União Europeia, e inaugurada em 2009... Fotograma, com a devida vénia, do vídeo  da "youtuber" Itchy Boots, que merece as nossas palmas...


Ver Vídeo: 22' 17'' no You Tube > Itchy Boots. 




1. Mensagem do nosso amigo e camarada Valdemar Queiroz

Data . quinta, 1/06, 14:22 (há 8 dias)

Assunto -  Preciso falar PORTUGUÊS aqui na GUINÉ - BISSAU |S7E36| - YouTube

Luís, uma pérola enviada pelo meu filho, que vive na Holanda, como sabes, casado com uma holandesa (ou neerlandesa).

A loirinha  (do vídeo) é uma "ganda maluca". Fiquei com pena de ela, vinda do Senegal (Zinguinchor) não ter entrado pela fronteira de Pirada que passaria por Paúnca (onde eu também estive).

Em Bissau estão a arranjar a Avenida, e a Bissau-Velha está em bom estado de conservação.

Para fazer viagens destas é preciso ter muito gosto por aventuras.

Valdemar Queiroz

Clicar aqui; https://www.youtube.com/watch?v=A1FWR7tZf4E



2.  Comentário do editor LG:

Valdemar, acabo de ver, com legendas em inglês... Tiro o quico à valente holandesa (ou neerlandesa), "youtuber", mundiamente conhecida por Itchy Boots (à letra, "botas que coçam", como são as botas e o restante vestuário dos motoqueiros). Vou publicar, com um link para o vídeo no You Tube. Obrigado ao teu filho. Luís.

O canal no You Tube chama-se Itchy Boots (nome de guerra, registado, da aventureira solitária, "motoqueira", "filmaker", holandesa, Noraly, que em 2018 mandou o emprego às urtigas e decidiu correr mundo na sua Honda especial, superartilhada e equipada com a melhor tecnologia de imagem, incluindo um drone)...

Alguns dados estatístícos sobre os seus conteúdos no You Tube: 

(i) tem cerca de 1,7 milhóes de subscritores;

(ii) disponibiliza 567 vídeos;

(iii) regista mais de 343 milhões de vizualições

(v) tem na página pessoal em www.itchyboots.com

(vi) tem blogue, página no Facebool com mais de 200 mil seguidores, etc.;

(viii) e, claro, tem também bons patrocínios...

Descrição da autora no You Tube (em inglês e português)

I've ridden 140.000 kilometers solo around the world and still counting! 

My name is Noraly, I'm Dutch and passionate about motorcycles, traveling and adventuring. 

In 2018, I quit my job, sold my belongings and have been traveling the world fulltime by motorcycle since then. Over 40 countries later, I am in North Africa, making my way down South. 

My loyal companion is named Alaska, because I rode her all the way up to the northern tip of Alaska before coming to Africa. She is a Honda CRF300L Rally with tonnes of modifications! I share my adventures here on YouTube every Wednesday and Sunday! 

Welcome to the channel and I hope you'll enjoy the ride! Let's go!

Já andei  140 mil quilómetros sozinha ao redor do mundo e continuo a fazer quilómetros! 

O meu nome é Noraly, sou holandesa e apaixonada por motos, viagens e aventuras. 

Em 2018, deixei o meu emprego, vendi os meus pertences e, desde então, viajo pelo o mundo inteiro de moto.

Mais de 40 países depois, estou no norte da África, seguindo para o sul. A minha fiel companheira chama-se Alasca, porque eu a montei até à extremidade  norte do Alasca antes de vir para a África. Ela é uma Honda CRF300L Rally com montes de modificações! 

Compartilho as minhas aventuras aqui no YouTube,  todas as quartas-feiras e domingos! 

Sejam bem-vindo ao canal e espero que gostem do passeio! Vamos lá embora!  

(Traduçáo / adaptação livre: Google Translate + LG)


3. Sobre a viagem Ziguinchor-Bissau (via ponte de São Vicente) de final do mês de maio de 2023

"Preciso falar PORTUGUÊS aqui na GUINÉ - BISSAU |S7E36| (Ou seja, Temporada  7 - Regresso a África ! Episódio 36 - Guiné-Bissau) (Tem já cerca de 432 mil  visualizações) 

31/05/2023 BISSAU

In this video I am crossing the border into Guinea-Bissau. Guinea-Bissau was under the rule of Portugal for many centuries and Portuguese is still the official language here. By far the majority of the locals speak Creole or other languages, but since I don't speak those languages, I have to try my best Portuguese here. 

Want to learn how to use drones, GoPros and 360 cameras to film your solo motorcycle adventure? Check out: www.itchyboots.com/academy 

Here I teach all my filming techniques including getting drone shots while riding! 

Gear & Equipment that I use in this season:  
https://www.itchyboots.com/blog/gear-and-equipment-season-7


Follow my journey on: www.itchyboots.com


Neste vídeo  |S7E36, Temporada 7 / Episódio 36|  estou a  atravessar a fronteira para a Guiné-Bissau. A Guiné-Bissau esteve sob o domínio de Portugal durante muitos séculos e o português ainda é aqui a língua oficial. Mas a maioria dos habitantes locais fala crioulo ou outras línguas. Eu, como não falo essas línguas, tenho que tentar o meu melhor português aqui. 

O leitor quer aprender a usar drones, GoPros e câmeras 360 para filmar a sua aventura a solo de moto? Confira: www.itchyboots.com/academy 

Aqui eu ensino todas as minhas técnicas de filmagem, incluindo tirar fotos de drone enquanto ando! 

Máquinas e equipamentos que uso nesta temporada:  

4. Segundo a Noraly diz, antes de entrar pela fronteira norte da Guiné-Bissau, vinda de Ziguinchor,   passou 9 meses no Brasil, há largos anos, fala português (embora esteja esquecido,,,), e também espanhol... 

É uma mulher atraente, empática, simpática,  aventureira, corajosa, apaixonada pela aventura e pelas motos todo o terreno, dotada para este tipo de desporto-aventura, poliglota (além da língua materna, é fluente  em inglès e no Senegal falou também francês...), comunicadora excecional, contadora de histórias e realizadora de vídeos.  

Imaginamos que tenha um staff de apoio, mas não sabemos quem faz o quê... 

Por favor vejam o vídeo (que tem maios de 22 minutos)  com legendas em inglês ou em português, em ecrã grande... (Ativar as legendas, nas "definições", na barra inferior, do lado direito do vídeo.)

E obrigado à "Itchy Boots"... pelas imagens fantásticas que nos mostra do norte da Guiné-Bissau, região do Cacheu, rio Cacheu, ponte de  São Vicente, além da velha, renovada, cidade de Bissau... Enfim, um país que continua no nosso coração e a quem desejamos as melhores (a)venturas.  

Boa continuação da viagem !... Cuidado com as "minas & armadilhas"... E alguns delas são as "ideias estereotipadas" que se tem dos países e da sua história... (LG)
___________

Nota do editor

(*) Último poste da série > 14 de março de 2023 > Guiné 61/74 - P24142. Blogues da nossa blogosfera (181): Lista de provérbios crioulo-guineenses (página do professor Hildo Honório do Couto, departamento de Linguística, Universidade de Brasília) - II (e última) Parte (M a U)

12 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar:

A tua "ganda maluca" da Noraly bem merecia, no fim, o caldinho... de Chabéu... E podia ter experimentado o "pitche-patche" (o caldo de ostras)... Onde é que ela terá ficado em Bissau ? No Hotel Coimbra ?

Tiro-lhe o quico... Aquela Honda é também um estúdio de cinema completo!... Até tem drone!..."Se tivéssemos drones naquele tempo, qual Strelas, qual carapuças, tínhamos ganho a puta da guerra!... E passado o resto da comissão no bioxene"... Onde é que eu já ouvi esta, ó Valdemar ?!

Obrigado ao teu filho... "neerlandês". Quem vai chorar de emoção ao ver esta ponte é o nosso Jaquim Costa, cujo filho Tiago ajudou-a construí-la...

Bom dia, bom 10 de junho. Luís

PS - Malta, ver o canal no You Tube, Itchy Boots (que raio de nome de guerra!)... Há mais videos sobre a "nossa" Guiné (nesta Temporada nº 7 em que a "piquena" anda a explorar a Africa Ocidental, a partir de Marrocos...Ver em écrã inteiro, e nas definições (barra inferior do laddo direito do vídeo) ativar as legendas: portuguès, inglês, etc. A tyradução em português não me parece má de todo, mas é melhor tè-las no original, ela fala em inglês (mas também arranha o portuguès e o francès)...

https://www.youtube.com/@ItchyBoots

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, eu a telefonar-te e tu a acabares de chegar do hospital onde passaste a noite com uma das tuas horriveis crises de DOPC.. Que galo!... Que passes um dia melhor... Luis.

Alberto Branquinho disse...


Desejos de melhoras para o Valdemar. Essas crises repetitivas são sempre um problema.

Agora, quanto ao post e imagens do mesmo:
Ao contrário do que parece, a motoqueira "Botas Comichosas" não viaja só, apesar da câmara incorporada. Tem, pelo menos, outra pessoa consigo e só por vezes se nota. O que não minimiza o esforço e a aventura.
Mas quem a/os financia? Só a publicidade anexa?
O texto que ela debita passeando por ALGUMAS ruas de Bissau terá sido, também, debitado passeando pelas ruas de Dakar, pois que entrou na Guiné-Bissau viajando pelo Senegal.
É que estou farto que, no estrangeiro, me atirem à cara o negócio de escravos dos portugueses. (Para não falar de ser chamado colonialista). Tanto o Senegal, como a Guiné-Conakri, como outros países (colonizados por outros países europeus) ficam TAMBÉM na costa ocidental de África. E foi de toda essa costa que se transportou escravos, não só de Bissau.

Alberto Branquinho


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Tens toda a razão, Alberto, mas será que se pode exigir à "menina" das Botas XPTO que saiba onde ficava a Senegâmbia ? Nas redes sociais o que passa é a "cultura geral" da Wikipédia, o que nalguns casos já não é mau... Mas ela é "motoquei5ra", não é "historiador", embora goste de contar histórias...

Os manuais das escolas na Holanda, ou melhor nos Paíseas Baixos, também deverão ter muitos vieses "ideológicos"... Não são só os nossos... Ou não tivessem sido os holandeses (ou melhor, os neerlandeses), também eles, uma grande potència colonial..Com uma vantagem sobre os portugueses: não tinham igrejas para "forrar a ouro", no século do esplendor do barroco... E fizeram o "trabalho de casa" em matéria de acumulaão de capital, industrializaçáo, investimento produtivo, educação, saúde, etc. Com a ajuda, claro, dos nossos "cristãos novos", saídos de Portugal por causa do terror da Santa Inquisição...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Branquinho, temos pelo menos meia centenas de referências com o descritor "escravatura"...

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/escravatura

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Alberto, é uma boa questão, a que pões... A "Itchy Boots" viaja de moto "a solo", como ela garante, ou têm uma equipa de apoio ? Ou pelo menos um "asa" ?... Não sei, para já parece-me nesta Temporada 7 / Regresso a África, ele está "sozinha"...e o "drone" viaja com ela... Tem de4 facto uma panóplia de câmaras de filmar "on road"...

Quanto ao financiamento... Bom, já percebi que há também "negócio" por detrás estas expedições,,, Uma academia, uma loja, percentagens em compras de material das marcas, etc. Não há almoços grátis...

Valdemar Silva disse...

Já cheguei a casa, depois de mais uma noite no Pavilhão de Doenças Respiratórias da Hospital Amadora-Sintra.
Estou a ter crises DPOC mais fortes e com mais frequência. As crises surgem sem haver provocações e causam uma grande chatice no modo de vida.
Agora com umas "bombas" para responder a ataques vou aguentando mais umas emboscadas.

Gostei de ver a motoqueira neerlandesa, que é de uma grande simpatia comunicativa e aventurosa
por picadas e tabancas.
O interior do Senegal e da Gâmbia não apresentam tabancas com grandes diferenças das da Guiné, que nós conhecemos. Dakar é um amontoado de prédios em picadas.
Gostei de ver Bissau Velho bem conservado e as obras na Avenida vai dar lugar a manga de ronco.
Todos nós conhecemos por lá termos passado, visitado ou por fotografias a passagem do rio Corubal no lugar de passagem (fatídico) para Che-Che.
Na última aventura na Guiné ela dá indicação de passar no Gabu e Piche para passar para a Guiné-Conacri.
Quer em Gabu ou Piche, e nos raids para lá chegar, esperava ver alguns locais nossos conhecidos, mas não apareceram p.ex. o posto CTT de Nova Lamego ou o largo da saída das
estradas em Piche.
Uma outra coisa que me deixou curioso foi a largura do rio Corubal (?)que teve de atravessar numa jangada para entrar na Guiné-Conacri. Pareceu ser para os lados fronteira entre Piche-Burumtuma, que no meu tempo já não havia tabancas. O Luís Lomba conheceria o local e deve ter conhecimento da grandeza do tal rio.
Outra curiosidade, a jangada para atravessar o rio era de gente a falar francês e com um "patron".

Gostei muito de ver a "ganda maluca" Noraly e como diz o Branquinho, ela não viagem sozinha, tem um grande staff a acompanhar as aventuras.

Obrigado ao Luís Graça pelo telefonema e ao Branquinho pelo cuidado

E Viva o 10 de Junho

A VALSINHA DAS MEDALHAS
Já chegou o dez de Junho, o dia da minha raça
Tocam cornetas na rua, brilham medalhas na praça
Rolam já as merendas, na toalha da parada
Para depois das comendas, e Ordens de Torre e Espada
Na tribuna do galarim, entre veludo e cetim
Toca a banda da marinha, e o povo canta a valsinha

REFRÃO
Encosta o teu peito ao meu, sente a comoção e chora
Ergue o olhar para o céu, que a gente não se vai embora
Quem és tu donde vens, conta-nos lá os teus feitos
Que eu nunca vi pátria assim, pequena e com tantos peitos
Já chegou o dez de Junho, há cerimónia na praça
Há colchas nos varandins, é a Guarda d’Honra que passa
Desfilam entre grinaldas, velhos heróis d’alfinete
Trazem debaixo das fraldas, mais Índias de gabinete
Na tribuna do galarim, entre veludo e cetim
Toca a banda da marinha, e o povo canta a valsinha

(poema do Carlos Tê que tem uma versão com "..pequena e com grandes peitos"


Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Alberto Branquinho disse...


Luís

Ela "gosta de contar histórias", mas, quanto a portugueses, é sempre a mesma "história" - uns grandes estupores envolvidos no tráfego de escravos. Os holandeses não, NUNCA! Assim como nunca nos atacaram e roubaram territórios durante os tempos "grandiosos" dos Filipes.

Aproveito para informar que o meu Irmão (único) faleceu no dia 27 de Maio.
Cumprimentos
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Valdemar,
Obrigado por este filme. As mulheres Holandesas são de fibra!
O meu filho Tiago adorou a imagem da mota a passar naquela obra de arte. Pena só haver alcatrão na ponte! Vai mandando mais tesourinhos destes.
Já não tenho ideia que se foi publicado no blogue a viagem por terra (de Gondomar a Catió) do meu amigo David Freitas que foi entregar, em mão, uma ambulância. Também merece ser visto.
Carlos Tê… sempre (obrigado)
Sinceros votos para que mantenhas essa fibra por muitos e bons anos.
Tu és a alma deste blogue.
Um grande abraço.
Joaquim Costa

Valdemar Silva disse...

Obrigado Costa, meu caro amigo e conterrâneo.

Agora ainda vou mantendo pelo menos a fibra, e sem querer copiar contágios, a boa disposição, também não tenho ataques de solidão, stress ou qualquer problema de consciência.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Alberto, nao sabia de mais essa desgraça, a morte do teu e nosso qUE rido António Branquinho, ex-fur mil do Pel Caç Nat 63, ao tempo do "alfero Cabral".

Um abraço solidário na dor. Vou fazer um poste para a série "In Memoriam". Éramos contemporâneos na Guiné e no sector L1 (Bambadinca). Fizemos algumas operações em conjunto. Não convivemos muito. Havia o rio Geba quando eles foram para Missirá. Um abraço fraterno.

PS - O teu mano devia ser de 1947,mais novo do que tu, um ano ou dois... Não? Confirma.

Valdemar Silva disse...

O meu filho diz que ela faz a aventura, várias, sempre sozinha.
Tem é uma grande e moderna aparelhagem de navegação e filmagens que inclui drones.

Valdemar Queiroz