domingo, 25 de agosto de 2024

Guiné 61/74 - P25881: Tabanca da Diáspora Lusófona (24): As minhas férias possíveis em 2024: EUA, Portugal e Eslovénia - Parte I (João Crisóstomo)


Foto nº 1

Foto nº 2 

Foto nº 3

Foto nº 4

Foto nº 5

Foto nº 6



Foto nº 7


Fotos (e legendas): © João Crisóstomo0 (2024) Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem que nos enviou, de Nova Iorque, onde reside, o nosso amigo e camarada João Crisóstomo, régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, ex-alf mil, CCAÇ CCAÇ 1439 (Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67); vive em Queens, Nova Iorque, desde 1975, mas vem à sua terra com frequência (A-dos-Cunhados, Torres Vedras, Portugal).


Data - 23 de julho de 2024

Assunto - Umas 'férias consolidadas'

Ora bem !


Depois de longo hiato, estou de volta (*). Mas mesmo assim façø-o aproveitando um relatório/ crónica já escrito por Rui Chamusco (a publicar em próximo poste). Não fora esta crónica do Rui que me empurrou/ prontificou a pegar na caneta, talvez me ficasse mesmo por um ou dois simples telefonemas. 

 Portanto,  isto que segue é tanto ou mais da autoria do Rui do que meu. Eu juntei alguns factos acontecidos ainda recentemente, uma dúzia de fotos e algumas notas e notícias mais abrangentes, pois algumas delas estão de alguma maneira relacionadas com a Guiné (e por isso as incluo) embora em tempo e locais diferentes da crónica do Rui.

Como sabes,  já de há dois anos que venho experimentado problemas de saúde: e como as misérias quando aparecem nunca vêm só, no meu caso foram problemas de ciática e quadril e não sei quantas complicações seguidas que por vezes me fazem sentir um hipocondríaco, bem consciente de que com esta atitude a única coisa que faço com sucesso é incomodar toda a gente à minha volta com as minhas lamúrias. 

 E,  por isso, salvo por ocasiões e razões de força maior que se sobrepunham aos meus problemas, como foram os casos do “Dia da Consciência” e a celebração do 70º aniversário da morte de Aristides de Sousa Mendes (**), eu tenho-me retraido e procurado fazer pouco ou nada mesmo.

Mesmo assim não me safei dum grande susto que podia ter sido o último, se não fosse a intervenção rápida da Vilma cuja experiência de enfermeira me salvou: no dia em que fazia os meus 80 anos, de repente fui obrigado a saltar da cama com um ataque de cãibras. Perdi os sentidos, caí para trás e fui de emergência para o hospital onde passei o dia. 

Podia ter sido pior: depois duns pontos na cabeça e vários exames que mostraram ausência de qualquer fractura cranial, uma vez que a Vilma era enfermeira não insistiram nas 24 horas extras de permanência para observação que na minha idade é mandatória e deixaram-me vir para casa ao seu cuidado.

É que eu tinha planeado ir a Portugal à inauguração da casa de Aristides de Sousa Mendes, um projecto em que também tenho dado o meu contributo e estava-me a custar mesmo não poder ir. O médico com redobrados conselhos de cautela acedeu à minha insistência em viajar, mas que devia voltar o mais depressa possível, o que me obrigou a encurtar para apenas três semanas os três meses de férias que tínhamos planeado.



2. O relato que segue é mais um menos sobre estas três semanas, vistas, vividas e relatadas pelo Rui Chamusco (visita à Eslovénia), com quem tínhamos planeado passar grande parte destes anteriormente planeados três meses, agora reduzidos. 

Incluo algumas fotos tomadas antes destas três semanas porque são de alguma maneira relacionadas: algumas delas tiradas pelo Pedro Leitão, filho do nosso camarada e amigo Manuel Calhandra Leitão, "o Mafra", que veio passar duas semanas comigo em Nova Iorque em estudo e trabalho relacionados com Aristides de Sousa Mendes, Timor Leste e outros em que o Rui e eu temos estado envolvidos.


As fotos anteriores são de momentos relativamente recentes ou mesmo tiradas pelo ou durante a visita/estadia do Pedro em Nova Iorque.


Foto nº 1 > Foi tirada nas mesmas circunstâncias de outras ocasiões que te são familiares: porque não tenho oportunidade de visitar todos os meus familiares quando vou a Portugal, "pus a boca no mundo" que minha filha Cristina tinha resolvido voltar para Portugal : quem quisesse aparecer, eu e minha filha estaríamos em casa da minha irmã mais nova , a Jacinta, para um abraço. Embora menos numeroso do que em ocasiões anteriores ( como sabes a minha família Crisóstomo & Crispim é numerosa), entre sobrinhos, primos e ainda apareceram cerca de 50 familiares.


Foto nº 2 > O Pedro não esteve com pedidos de autorização ou não (não se pode confiar em ninguém..) e apanhou-nos a relembrar um momento em que revivíamos a canção “ Cherish”, do grupo “Kool and the Gang”, que havia sido a nossa canção no dia do nosso casamento.

Fotos nºs 3 e 4 > Compartilhamos sempre a nossa alegria de termos alguém connosco: neste caso foram o Henrique Mano que nos deu a satisfação de vir a nossa casa conhecer o Pedro; e depois o Fernando Santos que, na impossibilidade de vir a nossa casa, insistiu que levássemos o Pedro à sua. Nada melhor para enriquecer a nossa vida do que compartilhar e viver relacionamentos e amizades.

Foto nº 5 > Para o Pedro Leitão e para mim também não podia passar sem levar o Pedro ao reservatório de água de Central Park que, apesar dos anos já passados, me traz sempre fortes recordações e emoções.

Foto nº 6 > Como deves saber, o nosso vizinho conterrâneo Tony Gonçalves (meu familiar Crispim por parte de minha mãe) é um chefe cuja fama não se limita aos Estados Unidos, Há muito que tínhamos combinado um encontro que a presença do Pedro ocasionou. O Tony já começa a falar em tempo de reforma e os seus dois filhos, embora ainda jovens, já estão tão bem preparados que quando o pai sai em viagens ninguém se apercebe da sua falta.

Foto nº 7 > Não, posso deixar de registar o momento em que a Vilma como nova cidadã americana exerceu seu direito de voto pela primeira vez. O que me valeu um raspanete, porque nos recintos de voto é proibido tirar fotos. Mas, declarada a minha ignorância e explicada a razão lá me deixaram focar com a foto, desde que fosse apenas para uso pessoal …


Bom, este relatório está a ficar longo e o melhor é deixar a mencionada crónica do Rui para amanhã.

Um abraço do
João


(Continua)
(Revisão / fixação de texto: LG)

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Rápidas melhoras meu caro amigo João Crisóstomo.
Isso de câimbras é um problema, eu tinha câimbras dolorosas nos pés mas nada comparado que essa chatice que foste acometido, e o que vale é ter uma esposa enfermeira. Comigo, sem mais nem menos desapareceram e agora não tenho essa chatice a apoquentar-me
Dizem que é falta de exercício físico, mas agora estou sempre parado .....
Um grande abraço.
Valdemar Queiroz