Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de maio de 2025

Guiné 61/74 - P26822: Lembrete (52): Há já 59 magníficos inscritos para o 61º almoço-convívio da Tabanca da Linha, 5ª feira, dia 29 de maio, em Algés... Prazo-limite de inscrição: até ao fim de 2ª feira, dia 26


Jorge Rosales (1939-2019) |  José Manuel Matos Dinis (1948- 2021): Sempre presentes!



Cascais > Estrada do Guincho > Restaurante Oitavos > 20 de novembro de 2014 >  XVII Almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, o almoço (antecipado) de Natal. Reuniu 55 convivas, o dobro do habitual naquele tempo. Sem publicidade, sem alardes. O pestisco foi o consagrado e aclamado arroz de marisco da casa (Restaurante e Casa de Chá,  "Oitavos").

 O sítio era encantador, rodeado de verde, de mar e de chuva... Ao fim da tarde, o sol apareceu, a dar um ar de sorriso... natalício. 

Acima pode ver-se a magnífica mariscada que, durante uns tempos, foi um dos "ex-libris" ou ícones do serviço de "catering" da Tabanca da Linha... O segredo estava bem guardado, dizia o "régulo" da tabanca, o Jorge Rosales (1939-2019), quando a gente lhe perguntava quem eram o fornecedor e o cozinheiro...

 O Manuel Resende, na época, era apenas o fotógrafo privativo da Tabanca da Linha... A morte do "régulo" Jorge Rosales (em 2019) e do seu "secretário" José Manuel Matos Dinis (em 2021)  foi um duro golpe para os os "mangníficos"...

O Manuel Resende tem sido, desde então, um digno sucessor!... E no próximo dia 29 de maio volta a chamar-nos a capítulo!...Ele está esperançado que o segundo e último piso do Restaurante Caravela d'Ouro, em Algés, se encha (lotação: 80/100 lugares). À data de hoje, já somos 59 os inscritos. (*). 

Aproveitamos para "matar saudades" dos dois régulos anteriores, republicando os versinhos natalícios que  fizemos à Tabanca Grande em 2014.


Fotos (e legenda): © Manuel Resende (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Bluís Graça & Camaradas da Guiné]


Homenagem à Magnífica Tabanca da Linha


É uma espécie em extinção,
Mas já foi raça danada,
Sem saúde nem patacão,
Quer apenas ser lembrada.

É malta, não é gentinha,
È feita de sangue, carne e osso,
São a Tabanca da Linha,
Uns pró fino, outros pró grosso.

Calcorreando montes e vales,
Pois é régulo e comandante,
A malta segue o Rosales
E mais o seu ajudante.

Dois rapazes dos Estoris,
Que vieram ao mundo p’ra sofrer,
O mais reguila é o Dinis,
E o mais pisco p’ra comer.

Dois cavaleiros andantes,
Qual Quixote e Sancho Pança,
Andaram sempre a penantes.
Na Guiné espetaram lança.

De Bissau a Buruntuma.
De Porto Gole a Bissá,
Perderam-se os dois na bruma,
Mas têm tabanca cá.

É uma tabanca real,
De pura e nobre linhagem,
Onde Guiné e Portugal
Fazem sua mestiçagem.

Em nome da Tabanca Grande,
Saúdo os Reais Tabanqueiros
Que, sem que ninguém lhes mande,
São bravos e leais companheiros.

Almoço-convívio de Natal
Oitavos, estrada do Guincho, Cascais,

Luís Graça
20/11/2014




Já são 59 os inscritos para o próximo convívio, dia 29, 5ª feira. (*). Fica aqui o lembrete: prazo de inscrição até ao final de 2ª feira, dia 26. Inscrições: 
Manuel Resende | Tel - 919458210
Mail - magnificatabancadalinha2@gmail.com
 

___________________

Notas do editor:


(**) Último poste da série > 7 de dezembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26243: Lembrete (51): Apresentação do livro "Encruzilhadas no Império", de Paulo Cordeiro Salgado, dia 9 de Dezembro de 2024, pelas 18 horas, na UNICEPE, Praça de Carlos Alberto, 128 - Porto

6 comentários:

Eduardo Estrela disse...

" o Manuel Resende era apenas o fotógrafo "
Palavras para quê??
O apenas, como é óbvio está a mais!!!!!!
Eduardo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Manuel, anima-te, ainda vais entrar no "Guiness"... A esta hora, já são 61... Para os 80 faltam 19, e para os 100, 39...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Resende tem que contar "como é que chegou ao poder"...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

De facto em 2015 ele era "apenas" o fotógrafo...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João Crisóstomo (by email)
21 mai 2025, 07:31

Caro Luís Graça,

A idade faz destas coisas :mesmo quando estou de férias, (e portanto não devia haver nenhuma razão para não dormir), passo metade das noites acordado. Quando tal sucede a maioria das vezes vezes agarro no computador que até já está acostumado com a rotina das minhas visitas : primeiro ver se há alguma mensagem E mail de especial interesse que até precise ou mereça rápida reação ou resposta , como foi o caso desta manhã e de que dei logo conhecimento; depois tento saber e pôr-me em dia com o que vai por esse mundo: CNN e Fox News ( USA); CNN Portugal ; e de vez em quando também Vatican News. E “ last but not the least”, que também nunca falha, uma consulta ao nosso blogue. E quando estou em épocas de boas marés até consigo fazer algum comentário ou pelo menos enviar um abraço aos nossos camaradas aniversariantes.

Por vezes leio posts e comentários ( que por vezes são a parte mais interessante) para os quais, tivera eu o condão de fácil expressão, haveria sempre pano para mangas para responder e dialogar. Na ausência desta, deixa-me dar-te alguns exemplos de comentários que hoje me fizeram vibrar e mereciam uma resposta, se eu tivesse a tal facilidade de expressão. Talvez o que sucede comigo suceda com outros . E portanto a ausência de respostas e diálogos não quer dizer falta de interesse ou que eles não sejam lidos… Mas por exemplo hoje, onde vou eu encontrar palavras para “ comentar comentários” como os que seguem? (Os itálicos e os negritos são meus!)

"nós, os milicianos, fomos a mecha lenta que projectou a mudança. Grande abraço, Luís"

"O teu projecto Luís, permite a possibilidade de continuarmos a acreditar no Homem. Bem hajas. Eduardo".

"o Manuel Resende 'era apenas o fotógrafo'.Palavras para quê?? O apenas, como é óbvio está a mais!!!!! Eduardo".


E "já que estou com as mãos na massa” ao computador, deixa-me dizer-te que temos tido um tempo maravilhoso nestas terras de Sabugal:

(i) passeatas de sonho pela quase pristina serra da Malcata;
(ii) vales e vertentes do Rio Coa , ( que por vezes me lembram a Eslovénia!);
(iii) experiências pouco vulgares como um encontro com um indivíduo que foi emigrante em França, e que agora retornado a Portugal, de cajado na mão como eu costumava ver quando era miúdo, com os seus cães amestrados ( dois para controle das ovelhas e dois outros - que pelo tamanho impõem respeito ´- para defesa de lobos e outros possíveis atentados, trata dum enorme rebanho de ovelhas) e que "contente e feliz não quer outra vida”;
(iv) vinhos, queijos, cabrito, trutas, comidas e especialidades da região…
(v) mas sobretudo a encantadora bondade, simplicidade e generosidade desta gente, a maioria deles conhecidos e amigos do Rui Chamusco, do qual alguns deles foram alunos…

Mas, não podemos ficar mais e amanhã voltamos à Lourinhã. Até porque tenho de ir Varatojo para tratar de "logísticas” relacionadas com o meu/nosso encontro dos Crispins, Crisóstomos, Camaradas e Amigos que queiram aparecer para um abraço.

É que agora, em cima da hora, (pelos vistos não sabiam ou esqueceram…) avisaram-me que afinal nesse dia vai lá estar também um outro grupo pois é o "dia das missões franciscanas”. Não posso negar que fiquei mesmo surpreendido e “confuso” pois vai-me alterar o que eu tinha programado. Mas, insistem, que não vai haver problema etc , que ao lado do claustro ( que , como em ocasiões anteriores, eu esperava estar livre, e seria só para nós) há uma grande sala para reuniões etc…

Não vejo onde é essa sala e tenho de ir ver. Quero ver como vai ser, pois até tenho programado “cantar cantigas da nossa terra” com o Rui a acompanhar… O importante é o podermo-nos dar um abraço, mas… se eu tivesse sabido antes podia ter organizado para outro dia. E agora já é tarde demais para mudar, muito menos cancelar. Disseram-me que o portão grande estaria aberto para maior estacionamento. Quero confirmar e avisar-te-ei.

Um abraco grande, João

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Manel, pelo que vejo na lista que publicaste hoje, só faltam 14 para os 80, 24 para os 90, 34 para os 100... Rapaziada valente!... Estou a ver o nosso Rosales a sorrir lá na Tabanca Etérea dos Magníficos que foram à nossa frente...