terça-feira, 14 de agosto de 2007

Guiné 63/74 - P2046: Tabanca Grande (31): Joaquim Lúcio Ferreira Neto, ex-Cap Mil (CART 2340, Canjambari, Jumbembem, Nhacra, 1968/69)

1. Em 5 de Agosto, Ferreira Neto dizia em mail dirigido ao editor do Blogue:


Só hoje tive oportunidade de ver o blogue sobre a Guiné.´

Fiz a minha comissão entre 8 de Janeiro de 1968 e 3 de Novembro de 1969.

Estive em Canjambari com um destacamento em Jumbembem, sector de Farim .

A maior parte da minha Companhia foi evacuada por doença em Abril de 1969, devido ao xistosoma mansoni (1), idêntica à bilharsiose (2) de Moçambique.

Permaneci em Canjambari somente com cerca de 25 elementos, reforçados com 4 pelotões nativos.

Em Julho, fomos juntar-nos ao pessoal evacuado, ocupando Nhacra e os seus seis destacamentos.

Espero que as fotografias que envio sejam bem recebidas.

Com os melhores cumprimentos
F.Neto



Guiné > Região do Oio > Canjambari > Vista aérea de Canjambari> Sede da CART 2340
Foto: © Ferreira Neto (2007). Direitos reservados.


2. O co-editor CV dirigiu uma mensagem ao camarada Ferreira Neto nos seguintes termos:
Camarada Ferreira Neto:

As tuas fotos chegaram bem. Já que mostraste interesse no nosso Blogue ao ponto de quereres contribuir com as tuas fotos, quero-te convidar a aderires à nossa Tabanca Grande, como é mais conhecido o Blogue do Luís Graça & Camaradas da Guiné.

Para formalizares a tua adesão deves mandar uma fotografia do teu tempo de Guiné e outra actual. Contar-nos algo de ti, como por exemplo o teu antigo posto, por onde andaste, onde moras, etc. A partir daí ficaremos à espera do envio das tuas estórias e fotografias.

Deves ter reparado que temos um espólio enorme de prosa e fotografias de todos os tertulianos, que representa já um registo histórico importante. Como diz o nosso Comandante Luís Graça, não devemos deixar que outros contem as nossas estórias, teremos que ser nós mesmos a fazê-lo.

Na nossa Tabanca tratamo-nos todos por tu, independentemente do posto que se teve então. Preservamos o direito de propriedade intelectual de tudo o que se publica e não discutimos ideais políticos ou religiosos.

Respeitamos os povos que se libertaram e consideramos nossos camaradas os nossos antigos antagonistas.

Na página sobre a nossa tertúlia, poderás encontrar resposta às tuas perguntas quanto à nossa conduta.

Caro camarada, ficamos a aguardar a tua resposta.

Um abraço de Carlos Vinhal, co-editor



3. Em resposta ao convite do co-editor para aderir à nossa Tabanca Grande, em 10 de Agosto Ferreira Neto dizia:

Respondendo às questões postas:

Envio as fotografias.

Joaquim Lúcio Ferreira Neto, licenciado em Engenharia Mecânica, Bacharel em Engenharia Electromecânica e professor de Matemática do Ensino Secundário. Actualmente aposentado.

Fui convocado em Dezembro de 1966, para o curso de capitães em Mafra. (1.º Curso de Oficiais Milicianos a ser convocado para tal - Classe de 1958).

Em Janeiro de 1968, parti para a Guiné, comandando a CART 2340, onde depois de uma semana em Bolama , segui para Canjambari, sector de Farim, ficando a minha Companhia repartida por Canjambari ( dois pelotões mais um pelotão nativo) e Jumbembem, situada a 13 km (dois pelotões).

Em Março de 1969, o pessoal na quase totalidade, foi evacuado por doença para Bissau. Ficando eu com cerca de 25 homens não contagiados e reforçados por 4 pelotões de soldados nativos em Canjambari.

O pessoal de Jumbembem foi substituido pelo COP 3 comandado pelo Major Correia de Campos (homem valente), considerado juntamente com o major Azeredo (era comandante do RC 6 no Porto e já foi candidato à autarquia portuense) como os puros sangue do General Spínola.

Em Julho fui ocupar Nhacra, juntando-me ao pessoal evacuado, onde permaneci até ao meu regresso à metrópole em Novembro de 1969.

Oportunamente envarei mais fotografias após fazer as buscas necessárias.

Obrigado pelo convite.

Saudações guerreiras
F. Neto

4. Comentário de CV:

Ontem, tive oportunidade de falar ao telefone com o nosso novo camarada, a propósito de um pedido de esclarecimento que lhe tinha feito. Para surpresa minha, constatei que o conhecia de longa data, pois o ex-capitão Ferreira Neto foi professor na antiga Escola Industrial e Comercial de Matosinhos, onde fiz o meu Curso de Montador Electricista.

Nunca foi meu professor, pois leccionava no horário nocturno para trabalhadores-estudantes, mas o engenheiro Neto faz parte do meu imaginário como estudante.

Caro professor Neto, é para mim uma honra dar-lhe as boas vindas ao Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, em nome do Comandante que está ausente da Tabanca por motivo de férias.

Caro camarada Ferreira Neto esperamos de ti, as tuas histórias (tens razão, o termo estória não faz parte do léxico da Língua Portuguesa) e as tuas fotos. As que enviaste estão na forja para serem publicadas brevemente.
________

Notas de CV:

(1) Xistossomose - doença provocada por vermes parasitas.

(2) Bilharziose - doença provocada por um verme parasita, a bilhárzia. (3)

(3) Bilhárzia - verme da família dos distomídeos que se aloja nas veias do intestino, do baço, da bexiga e do fígado provocando a bilharziose.

Sem comentários: