terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3807: Fauna & flora (17): O macaco das Transmissões do Xime (Sousa de Castro)

1. Mensagem do nosso tertuliano n.º 2, Sousa de Castro, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista da CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, 1971/74, com data de 21 de Janeiro de 2009:

Conforme se pode ver nesta foto, também nós CART 3494, Xime, 71/74, tivemos durante algum tempo como mascote um macaco. Como devem calcular, não conheço qual o tipo de raça que ele pertencia.
Era conhecido por macaco das TRMS

Ab
Sousa de Castro


__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 25 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3793: Fauna & flora (16): Relações amistosas com o Macaco-cão na zona de Cufar (Mário Fitas)

4 comentários:

Anónimo disse...

QUEM NÃO TEVE UM SAGUI ?
ABRAÇO
J CARVALHO
PIRATA GUILEJE

Luís Graça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Graça disse...

Grande abraço, bom amigo e camarada Sousa de Castro, tertuliano nº 2, minhoto, indefectível...

Quanto à tua mascote, tenho dúvidas sobre a espécie... O sagui, o mais pequeno dos macacos, faz parte do grupo dos chamados Macacos do Novo Mundo (Brasil, etc.). A Guiné faz parte do Velho Mundo. Não sei se há (ou havia) saguis na Guiné. Acho que não. Podia ser um Macaco-fidalgo, bebé...

De qualquer modo, hoje que temos melhor consciência ecológica e maior respeito pelos direitos dos animais, não podemos fazer a apologia destas situações. Felizmente que o comércio destes animais (que pertencem à Ordem dos Primatas, tal como nós, a espécie humana, o 'homo sapiens sapiens') é ilegal. Devemos combater e denunciar, com firmeza, a captura destes belíssimos animais, devemos ser críticos, de maneira pedagógica, em relação às pessoas que os procuram para mascotes ou animais de estimação, devemos boicotar os espectáculos de circo ou outros em que eles sejam utilizados como 'pretensos artistas', etc.

No nosso tempo, não tínhamos a informação e o conhecimento que hoje existe sobre os primatas. Não estou a censurar ninguém. Mas é bom contextualizar a tua foto (e as outras que temos publicado, no blogue, com macacos em cativeiro). Eu próprio deixei-me fotografar, com um pequeno primata, em Nhabijões.

Em geral, tínhamos muita ternura para com estes pequenos macacos. Mas, sem o sabermos, estávamos a fazer-lhes muito mal. O seu lugar era no cima das árvores, em liberdade, não nos quartéis, com a barriga cheia, mas acorrentados...

Um Alfa Bravo. Luís

Anónimo disse...

Olá a todos

Desculpem o meu desaparecimento, mas estou numa fase de avaliação da universidade. Queria no entanto agradecer a todos os que participaram a meu pedido e dizer que em breve irei começar a compilar toda a informação que recebi, que depois será disponibilizada no blogue.

De facto esse macaco é um vervet (Cercopithecus aethiops). Podem ver a fotografia em http://www.zoo.pt/animais.aspx?ID=1495.

Os saguis, tal como refere O Sr. Luís só existem na América do Sul.

Cumprimentos,

Joana