terça-feira, 19 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10049: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca...é Grande (56): Desde a ilha de Luanda, evocando o bom irã de Bedanda e enviando um abraço para todos os bedandenses que estiveram no 2º encontro das Onças Negras, e em especial o Tony, o Pinto Carvalho e o Belmiro Pereira (Luís Graça)

1. Comentário do nosso editor Luís Graça (, que está esta semana na Ilha de Luanda, em trabalho, e pouco contactável):

O êxito do 2º encontro dos nossos camaradas bedandenses deve-se a dois tipos de razões… Por um lado, às qualidades de comandante do António Teixeira (Tony, para os amigos), à sua capacidade de liderança motivacional e de organização, qualidades que eu topei logo quando o conheci, o verão passado, na Lourinhã, por intermédio de um amigo comum, o Pinto Carvalho, o mais lourinhanse dos cadavalenses [, nativos do Cadaval,] que eu conheço… [Vd. foto acima, dos dois, em Óbidos, em 16 de agosto de 2011].


O segundo tipo de razões, apresentou-as o próprio organizador, no início do seu relatório de mais esta operação "saudade", levada a bom termo… Tem a ver a com o "bom irã" de Bedanda, essa terra mágica:

(,,,) "Muitos dos presentes neste encontro não se conheciam, visto terem pisado naquele chão em alturas muito diferentes. Mas aquele chão, aquela terra, é mágica, e exerce sobre nós um poder fantástico, poder esse que nos move e nos transcende. Assim, e já depois do grande êxito que foi o nosso primeiro encontro, este ultrapassou todas as expectativas, conseguindo juntar 48 convivas, que por lá passaram entre 1963 e 1974. E nem o dia cinzento, com uma chuva miudinha à mistura, arrefeceu o nosso entusiasmo. Logo ao primeiro abraço era como se sempre nos tivéssemos conhecido". (…)

Reconheço, pelas fotos, alguns dos nossos grã-tabanqueiros de Bedanda (ou que passaram por Bedanda entre 63 e 74), uns mais antigos como o Rui Santos e o Hugo Moura Ferreira (a quem bato a pala, porque a antiguidade na tropa é um posto!), mas também outros camarigos, mais recentes como o Vasco Santos, o Zé Vermelho, os nossos "médicos morcões" Amaral Bernardo e Mário Bravo… sem falar dos já citados Tony e Pinto Carvalho.
Não encontro o José Figueiral nas fotos, e corro o risco de esquecer mais algum bedandense, grã-tabanqueiro.

A propósito, estou a tratar dos papéis para "legalizar" a presença do Pinto Carvalho na Tabanca Grande… Tem nada mais nada menos do que sete referências do nosso blogue, e ainda não consta da lista alfabéticas dos nossos mais de 560 grã-tabanqueiros! Imperdoável, mas o lapso é meu...

Tive pena de, mais uma vez, de não poder partilhar, ao vivo, as alegrias deste encontro de bedandenses… Mas prometo que à terceira é de vez, e que por nada deste mundo vou perder a sardinhada, marcada para Peniche,em Setembro, até por que vai ser organizada por um profissional de saúde, que eu conheço, se não me engano quando ele era diretor do centro de saúde de Peniche, no século passado… Agora, o que eu não sabia é que ele era um grande camarada da Guiné e um ainda melhor bedandense… Estou a falar do Belmiro Pereira...

Mais uma vez é caso para dizer que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca… é Grande!... Fica, desde já o Tony encarregue de apadrinhar a entrada do Belmiro na TG, depois de aceite o convite que eu formalizo e endereço, na minha tripla ou quádrupla condição de lourinhanse, vizinho do Pinto de Carvalho, homem da saúde pública, camarada da Guiné e fundador e animador deste blogue... 

Um Alfa Bravo para todos os bedanses, sem esquecer os "onças negros" da CCAÇ 6... Um "nharro" da CCAÇ 12, Luís Graça...

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 24 de maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9941: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (55): O alf mil capelão Horácio Fernandes, natural de Ribamar, Lourinhã, no álbum fotográfico do nosso saudoso Victor Condeço (1943-2010) (ex-fur mil mec arm, CCS/BART 1913, Catió, 1967/69)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Luis,

Realmente foi uma pena nao puderes estar presente, no entanto, la estaras na sardinhada. de todas as formas o 3º. encontro ja esta agendado para o ultimo sabado de junho de 2013, pelo que, ha que agendar devidamente.

O Figueiral estava presente, provavelmente nao recepcionaste todas a fotos do encontro.

Um abraço,

vasco santos/ccaç6