sábado, 7 de março de 2015

Guiné 63/74 - P14327: Notas de leitura (688): O livro de Sofia Branco, "As mulheres e a guerra colonial", apresentado em Lisboa, na A25A, em 4 de março (Parte I): o Movimento Nacional Feminino e o papel das madrinhas de guerra



Vídeo (4' 48'') >  You Tube > Luís Graça 

Mitó [, Maria Antónia Mendes], vocalista do grupo A Naifa, lê um excerto do livro, p. 50 e ss. (o Movimento Nacional Feminino e o papel das madrinhas de guerra). 





Lisboa, Associação 25 de Abril, 4 de março de 2015 > Sessão de lançamento do livro "As Mulheres e a Guerra Colonial"... Na mesa, da esquerda para a direita, (i) Mitó, vocalista de A Naifa; (ii) a escritora Dulce Maria Cardoso; (iii)  a autora, Sofia Branco;  e (iv) a representante da editora, A Esfera dos Livros.


1. Foi apresentado, no passado dia 4 de março, pelas 19h00, na Associação 25 de Abril,  sita na rua da Misericórdia, 95, Lisboa, o livro "As Mulheres e a Guerra Colonial", da autoria de Sofia Branco (Lisboa, A Esfera dos Livros, 2015, 375 pp.).

A mesa era composta só por mulheres: para além da autora (escritora e jornalista, presidente da direção do Sindicato de Jornalistas, natural da Póvoa do Varzim, nascida no pós-25 de abril),  estava a representante da editora (A Esfera do Livro, com sede em Lisboa), a apresentadora do livro, Ducle Maria Cardoso (n 1964, escritora, que viveu a sua infãncia em Angola), e ainda a Mitó, a  jovem e talentosa vocalista do grupo musical A Naifa.

A sala da A25A foi pequena para tanta gente, na sua maioria mulheres, Mas também alguns ex-combatentes, como era o caso do nosso editor Luís Graça ou de camaradas como o Manuel Joaquim ou o Carlos Matos Gomes (que escreveu um inspirado  prefácio para o livro, pp. 9-16, fazendo um paralelismo entre esta obra e o livro pioneiro de Maria Lamas, de 1948, "As Mulheres do Meu País"), e ainda o José Arruda (presidente da direção da ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas).

Tive o prazer de conhecer pessoalmente a esposa do José Arruda. e ainda  o Ludgero Sequeira, ex-fur mil comando da 38ª CCmds (Guiné, 1972/74), e hoje professor universitário  reformado, e que já fez parte dos corpos sociais da ADFA, tendo sido ferido em Guidaje, em maio de 1973. Presente também, na assistência, a Teresa Almeida, membro da nossa Tabanca Grande, antiga bibliotecária da Liga dos Combatentes,  e que,  depois de ter enviuvado em meados de 2013, está a passar - segundo nos confidenciou - por um mau momento no seu local de trabalho, queixando-se de ser vítima de "bullying".



A Maria Alice Carneiro e a Deonilde de Jesus (, esposa do nosso camarada Manuel Joaquim),  são duas das 49 mulheres cujas histórias são contadas no livro de Sofia Branco.  Como escreve a autora, Sofia Branco, logo na introdução, "mães, irmãs, mulheres e namoradas, filhas, amigas, meras desconhecidas... sem combaterem nem pegarem em armas, as mulheres viveram a guerra colonial como se lá estivessem" (p. 21).

Diversas esposas de antigas combatentes que estiveram no TO da Guiné foram também entrevistadas pela Sofia Branco: cite-se, a título exemplificativo, Natércia Salgueiro Maia,  esposa do cap cav Salgueiro Maia, ou Madalena Mira Vaz, esposa do hoje cor paraquedista ref, e escritor, Nuno Mira Vaz, do BCP 12, ou ainda Dulcinea Cerqueira, esposa do nosso camarada Henrique Cerqueira... Há também, pelo menos, duas antigas enfermeiras paraquedistas: Maria do Céu Policarpo e Maria Cristina Justina da Silva (Não sei se passaram pelo TO da Guiné)...

O livro está dividido em 12 capítulos, cada um tendo o título de uma canção da época da guerra colonial... É pena que não tenha um índice remissivo.  Comtinuaremos a falar deste livro que tem como subtítulo: "Mães, filhas, mulheres e namoradas: a retaguarda dos homens na frente de batalha".

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2015). Todos os direitos reservados

___________

Nota do editor:

Último poste da série > 6 de março de  2015 > Guiné 63/74 - P14326: Notas de leitura (687): “O Legado de Nhô Filili”, por Luís Urgais, Oficina do Livro, 2012 (Mário Beja Santos)

Sem comentários: