sábado, 17 de setembro de 2016

Guiné 63/74 - P16498: Tabanca Grande (494): Manuel Fernando Dias Oliveira, ex-Soldado Apontador de Morteiro do Pel Mort 2138 (Buba, Aldeia Formosa, Nhala, Mampatá e Empada, 1969/71), 727.º Grã-Tabanqueiro da nossa tertúlia

1. Mensagem do nosso camarada e novo amigo Grã-Tabanqueiro Manuel Fernando Dias Oliveira, ex-Soldado Apontador de Morteiro do Pel Mort 2138, (Buba, Aldeia Formosa, Nhala, Mampatá e Empada, 1969/71), com data de 15 de Setembro de 2016:

Caro Luís Graça, boa noite.

Eu sou o Oliveira, Soldado Apontador de Morteiro NM 06364668.
Fiz a minha Comissão na Guiné, no período de 1969/1971, tendo o meu Pelotão de Morteiros 2138 sido desmembrado pelos Aquartelamentos de Buba (sede), Nhala, Mampatá, Aldeia Formosa e Empada.

 Pel Mort 2138 - "SEMPRE EXCELENTES E VALOROSOS"

Embora eu já vos acompanhe há alguns anos, só agora tomei a iniciativa de pedir o meu Registo. Já sou conhecido em algumas das vossas páginas, no que diz respeito ao nosso Pelotão, embora com a Alcunha de “Brasinha”.


Meu nome completo é Manuel Fernando Dias Oliveira, natural da Freguesia de Fajozes, Concelho de Vila do Conde, Distrito do Porto.
Vivo em Braga há quase trinta anos e sou membro ativo da Liga dos Combatentes, Delegação de Braga.

Com isto peço com muito gosto o reconhecimento como Tabanqueiro.
Fernando Oliveira (Brasinha)


2. Comentário do editor

Caro Oliveira, bem vindo à nossa Tabanca Grande. És o primeiro camarada do Pel Mort 2138 que quer fazer parte da nossa tertúlia, o que te traz responsabilidade acrescida, fazeres uma apresentação mais ou menos exaustiva da tua Unidade. Até hoje não tínhamos nenhuma entrada com o Pel Mort 2138.

Falando em termos mais pessoais, ambos somos do mesmo Concelho de Vila do Conde, embora eu só fosse nascer a Azurara, voltando ao fim de 15 dias para a minha terra de coração, Matosinhos. Também sou membro dos Corpos Directivos do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, com o cargo de 1.º Secretário da Mesa da Assembleia Geral.

Posto isto, só me resta, em nome da tertúlia e dos editores, deixar-te um abraço de boas-vindas e votos de que colabores mandando-nos as tuas histórias e as tuas fotos.

O camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 8 de setembro de 2016 Guiné 63/74 - P16465: Tabanca Grande (493): Augusto Mota, nascido no Porto, a viver no Brasil há mais de 40 anos, grã-tabanqueiro nº 726: "Não fui Cabo Cripto, fui sim do Grupo de Material e Segurança Cripto: éramos cinco a trabalhar num 'cofre' [bunker], no Quartel General, em Bissau (1963/66)... Já não me lembro do nome desses camaradas"... (E, depois como civil, até 1974, foi o homem dos sete ofícios!)

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sê bem vindo, camarada!... Ficas na lista alfabética como o Fernando Oliveira (Brasinha)... Já temos outro camarada, com o mesmo nome, Fernando Oliveira... Ab. LG

Anónimo disse...

Amigos

Já agora acrescento que o Pel Mort 2138 tem um blogue
Um abraço
Carlos Silva

Fernando Oliveira disse...

Amigo Carlos Vinhal e demais Companheiros Grã-Tabanqueiros. É com muito Gosto e Orgulho que aceito e agradeço a minha inclusão como Membro nesta Tabanca, que já acompanho há alguns anos e, que se tornou para mim uma espécie de "Enciclopédia" que eu consulto avidamente e com frequência, quando tenho alguma dúvida. Ao longo dos anos que vos acompanho, recomendei muitas vezes este Blog a Companheiros que chegados de novo a esta Auto-Estrada da Informação, não sabiam como aceder a informações pertinentes à nossa Família de Ex-Combatentes.
Em resposta ás obrigações que me foram impostas pelo Amigo, Carlos Vinhal, no que diz respeito ao nosso Pelotão de Morteiros 2138, prometo fazer tudo que estiver ao meu alcance para tornar uma realidade.
Como bem disse o Nosso Grã-Tabanqueiro, Carlos Silva, a quem eu tenho o prazer de conhecer pessoalmente, o nosso Pelotão dispõe de um Blogue já muito antigo, mas que está parado por falta de entusiasmo, que eu vejo renascer das cinzas como uma Fênix.

Fernando Oliveira disse...