sábado, 10 de dezembro de 2016

Guiné 63/74 - P16820: (De)Caras (66): Fotos da sessão de lançamento, em Lisboa, no passado dia 6, do novo livro de Mário Beja Santos, "História(s) da Guiné-Bissau"


Foto nº 1 > O autor Beja Santos, ladeado pelos seus amigos e convidados que falaram da obra, António Duarte Silva, à direita, e Eduardo Costa Dias, à esquerda (*)


Foto nº 2 >  António Duarte Silva, autor de “Invenção e Construção da Guiné-Bissau”  (Edições Almedina, 2010), e a quem eu convido para integrar a nossa Tabanca Grande


Foto nº 3 > Eduardo Costa Dias, antropólogo, professor e investigador, ICSTE-IUL, membro da nossa Tabanca Grande


Foto nº 4 > Mário Beja Santos


Foto nº 5 > Aspeto geral da assistência


Foto nº 6 > Dois grã-tabanqueiros: José Eduardo Oliveira (Jero) e Belmiro Tavares


Foto nº 7 > Outro nosso grã-tabanqueiro, Jorge Araújo, na  sessão de autógrafos


Foto nº 8 > O autor e a representante da editora (Edições Húmus, Vila Nova de Famalicão)


Foto nº 9 > À esquerda, o historiador Armando Tavares da Silva, recentemente galardoado com o prémio a Fundação Calouste Gulbenkian, História da Presença de Portugal no Mundo. pelo seu  livro "A Presença Portuguesa na Guiné, História Política e Militar (1878-1926)". O prémio foi dado pela Academia Portuguesa da História, e a cerimónia de entrega decorreu no dia 7 do corrente, na sede desta Academia, Palácio dos Lilases, Lisboa. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República.

O prof Armando Tavares da Silva foi convidado nesta data parta integrar a nossa Tabanca Grande.


Foto nº 10 > O mestre de corá Braima Galissá e, a seu lado, o nosso grã-tabanqueiro, que veio expressamente de Aveiro, onde mora, o Francisco Gamelas. Registo também a presença do José Brás (que não aparece aqui nas fotos, só na foto nº 5)... Lamentavelmente cheguei tarde, perdi o início da sessão, com a atuação do Braima Galissá. E devo acrescentar que o sistema de som, no auditório, estava péssimo. Fiz dois ou três  pequenos vídeos com as intervenções dos oradores (LG)

Lisboa > Auditório da Associação Nacional de Farmácias >  6 de dezembro de 2016 > Sessão de lançamento do novo livro de Mário Beja Santos, "História(s) da Guiné-Bissau" (**)

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2016). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

3 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Parabéns, Mário. É a nossa never ending story, o nunca acabar de mil histórias, romanceadas, inventadas ou reais, é tudo verdade. Parabéns, Mário!
Adeus, e como acabei de chegar de três meses e meio de volta ao mundo,-- na viagem , quem diria, encontrei gente boa da Guiné -- adeus e até ao meu regresso!
Abraço,

António Graça de Abreu

Tabanca Grande disse...

E tu, António Graça de Abreu, sê bem vindo `à Tabanca Grande, depois dessa "volta ao mundo em oitenta dias"...Já estávamos com saudades tuas... Espero que tenhas tidado (e nos mandes) umas tantas "chapas" de alguns sítios por onde passaste e que tenham a ver com a nossa "presença histórica", enquanto portugueses...

Bom regresso a casa. Luis

Anónimo disse...

Amigos & Camaradas

E no final da volta ao mundo o Graça de Abreu encontrou gente boa.... claro e lá se fez a foto no aeroporto Leonardo da Vinci do trio de 3 ex-combatentes
Um abraço
Carlos Silva