quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Guiné 61/74 - P18148: Feliz Natal 2017 e Melhor Bom Ano Novo 2018 (16): Rui Chamusco, Glória e Gaspar Sobral, fundadores da ASTiL - Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste... Para breve (um a dois meses) a inauguração da escola de Boibau, nas montanhas de Lorosae



Localização de Boibau, Manati, Liquiçá, Timor Leste (Fonte: cortesia de ASTiL, 27/12/2017)


1. Mensagem natalícia dos nossos amigos Rui Chamusco, Glória Sobral e Gaspar Sobral,  fundadores da ASTiL e membros da Tabanca de Porto Dinheiro, Lourinhã (de que é régulo o nosso grã-tabanqueiro Eduardo Jorge Ferreirae conta, entre os membros ilustres, o nosso camarada da diáspora João Crisóstomo, que também tem apoiado a ASTiL]:


Neste dia de Natal, em que a bondade de Deus se encarna no Deus Menino e em que a bondade dos homens se multiplica em ações de solidariedade, quero pensar em todos os amigos, sócios, padrinhos e madrinhas ligados ao nosso projeto de solidariedade em Timor Leste, pedir a Deus que derrame sobre todos as suas bençãos e desejar-vos UM SANTO E FELIZ NATAL E UMAS BOAS FESTAS DE ANO-NOVO 2018. (*)

Esperamos em Janeiro/Fevereiro inaugurar a escola em Boibau (será a nossa grande prenda de Natal para as crianças desta localidade de montanha). Iremos dando notícias conforme a sua evolução. (**)

A todos o nosso muito obrigado pelo vosso apoio e carinho.

Que Deus vos pague todo o bem que fazeis. (O Menino Jesus, ainda que com sono, vos recompensará). Deus não dorme!...

Grande abraço!...

Rui Chamusco / Glória  Sobral / Gaspar Sobral


Glória Sobral
Rui Chamusco
[Rui Manuel Fernandes Chamusco: foi capuchinho e director dos seminários menores dos capuchinhos de Barcelos e Gondomar. Professor de português, filosofia e música na sua vida profissional depois de ter abandonado a ordem; é natural de Malcata, Sabugal; vive na Lourinhã].

[Maria da Glória Nunes Lourenço Sobral: professora de geografia do 3º ciclo e do secundário; encontra-se actualmente aposentada por doença, exerceu várias funções de docência em várias escolas de Portugal; é natural de Malpaca, Sabugal; vive em Coimbra; é casada com Gaspar Sobral].


Gaspar Sobral
[Gaspar da Costa Sobral é timorense, embora cidadão português. Os seus antepassados são de Manati/Boibau, local actualmente pertencente ao Suco (divisão administrativa mais pequena do Estado de Timor-Leste) de Leotalá, distrito e subdisdrito de Liquiçá. Vive actualmente em Portugal com a Família. Maria da Glória, também fundadora da ASTiL, é sua esposa e é portuguesa.  Topógrafo aposentado e jurista, viveu e trabalhou em Angola até 1975.  Foi activista da causa de Timor-Leste até a independência em 20 de Maio de 2002. Militante durante boa parte da sua vida no Movimento Cristão para a Paz, onde desenvolveu actividades de apoio às famílias pobres e outras questões ligadas aos direitos humanos, e foi membro do IPJET (International Platform of Jurists for East Timor), e também, da Amnistia Internacional, Vive em Coimbra]

Sem comentários: