terça-feira, 7 de agosto de 2018

Guiné 61/74 - P18902: Vídeos de guerra (16): O FIAT G-91 na Força Aérea Portuguesa, um filme da Defesa Nacional (Mário Santos, ex-1.º Cabo Especialista de MMA da BA 12)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Santos (ex-1.º Cabo Especialista MMA da BA 12, Bissalanca, 1967/69), com data de 1 de Agosto de 2018:

Caro amigo e camarada Carlos Vinhal
Desejando que saúde e qualidade de vida te acompanhem sempre a ti e a todos os teus, envio-te este vídeo que considero de grande interesse e relevância, não só para a Força Aérea Portuguesa, mas para todos os combatentes da nossa guerra em África.
Retratam e contam episódios de guerra não só do Fiat G-91, mas também de todas as outras aeronaves que apoiaram as nossas Forças Terrestres e Navais em todos os teatros de actividade em que estivemos envolvidos entre 1961 e 1974, na Guiné, Moçambique e Angola.
Particularmente singular o facto de que numa das sequências do vídeo, em 1968/1969, me revejo em acção na Linha da Frente da BA12 - Bissalanca em apoio de missão ao saudoso Capitão Pil./Av Amílcar Barbosa de saída para uma missão de bombardeamento e posteriormente após a aterragem, após cumprimento da missão.

A todos, combatentes de Terra, Mar e Ar, particularmente aos camaradas da Guiné, o meu grande abraço de amizade.

Abraço,
Mário Santos



O Fiat G-91 na Força Aérea Portuguesa
Com a devida vénia a Defesa Nacional
____________

Nota do editor

Último poste da série de 22 de fevereiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18342: Vídeos de guerra (15): "Guerre en Guinée" (ORTF, 1969, 13' 50'): o governo português suportou o custo das viagens e estadia de todos os elementos da equipa do programa "Point Contrepoint", da televisão pública francesa, durante cerca de um mês... Eu assisti à montagem do filme e trouxe, de Paris, cópia para o Marcelo Caetano... Quando viu a cena da emboscada, disse-me: "Temos que acabar com esta guerra" (Manuel Domingues)

1 comentário:

Anónimo disse...

Mário Santos, excepcional vídeo, nunca tinha visto nada igual.
Estive à beira deles - dos Tigres - com as bombas de napalm, não fotografei, pensei que seria proibido, e perdi uma grande oportunidade.
Bem hajam àqueles homens da FAP, não só dos FATS mas de todos os meios aéreas que conhecia e viajei neles, o Douglas DC6, os Dakota, as DO27, Os Heli, O Heron, os CESSNA, bem como outros que não viajei neles, o T6, e mais não havia na Guiné.
Parabéns, vou gravar o obrigar os meus familiares a ver na TV.
Virgilio Teixeira