domingo, 22 de dezembro de 2019

Guiné 61/74 - P20480: Ser solidário (225): Projecto Kassumai: prestação de contas e anúncio de assembleia geral, em 8/3/2020, para constituição de associação sem fins lucrativos (Manuel, Duarte e Miguel Rei Vilar)




Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Susana > 18 de junho de 2019 > Crianças da escola local, apoiada pelo projecto Kassumai,iniciado em junho de 2017, em memória do cap cav Luís Rei Vilar (1941-1970).

Fotos (e legenda): © Manuel Rei Vilar (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Relatório que nos acaba de ser enviado, com votos de boas festas, pelos irmãos, Manuel, Miguel e Duarte,  irmãos do cap cav Luís Rei Vilar (1941-1970), ex-comandante da CCAV 2538 (Susana, 1969/71), morto em combate em 18/2/1970, no decurso da Op Selva Viva.

Caríssimos Padrinhos, Madrinhas e Amigos do Projeto Kassumai (*):

O nosso Projeto, iniciado em junho de 2017 (**), evoluiu serena e eficazmente. Com a vossa preciosa ajuda conseguimos renovar completamente o edifício do Jardim-Escola de Suzana, instalarmos novos sanitários, um Espaço para as Refeições e abrigo das intempéries assim como uma cerca à volta da Escola. 


Além disso pudemos adquirir imobiliário para as crianças do Jardim-escola e que foi construído por uma cooperativa de carpintaria de jovens. 

Atualmente, as crianças dispõem de um ambiente propício à instrução e educação graças à vossa solidariedade. 

Não esquecemos também a ajuda dos diversos intervenientes da aldeia, nomeadamente, a Missão Católica por intermédio do Padre Abraão e do Padre Victor, a ONG Vida através do nosso dinâmico amigo Olàlio Neves Trindade, a dedicação dos operários que participaram na obra assim como o entusiasmo da População de Suzana. 

A todos, as crianças de Suzana agradecem.

E é nesta fase de fim de renovação que iremos pela segunda vez a Suzana. Seremos doze viajantes para verificar e apreciar o trabalho já feito e avaliar o muito que ainda nos resta para fazer.

Pensamos que neste momento, será útil modificarmos o nosso estatuto de Projecto Kassumai para passarmos a ser uma Associação com fins não lucrativos. Assim, reconhecidos oficialmente, este novo estatuto poder-nos-á trazer vantagens do ponto de vista tributário e igualmente do ponto de vista legal. 


De qualquer forma, continuaremos a funcionar exatamente da mesma maneira que temos funcionado até agora.Para alcançarmos este objetivo, precisamos de oficializar esta nova situação, utilizando um processo simples para criar a Associação que é o da “Associação na Hora”. Penso que está será a melhor forma e a mais simples para criarmos a nossa Associação. Propomos, pois, elaborar os Estatutos da nova associação durante o mês de Janeiro e que em grande parte já se encontram descritos no Projeto inicial.

Se entre os padrinhos e madrinhas houver algum ou alguns voluntários para nos ajudar nesta tarefa, nomeadamente alguém que esteja mais envolvido numa Associação, agradecemos e estamos prontos a receber a vossa ajuda. 


No mês de março,  após a nossa viagem a Suzana, realizaremos uma reunião na Quinta de Santo António. no domingo, dia 8 de Março, que servirá de Assembleia Geral, onde será eleita a Direção e aprovados os Estatutos da nova Associação Kassumai. Para esta reunião estão convidados todos os Padrinhos, Madrinhas, Benfeitores e Amigos.

Peço, pois, a todos os que estiverem dispostos a colaborar connosco nesta fase, para nos contactarem a fim de realizarmos uma pequena reunião (a partir do dia 8 de janeiro) e iniciarmos a redação dos estatutos. 




Desejamos a todos os participantes do Projecto Kassumai, Padrinhos, Madrinhas, Benfeitores e Amigos um Santo Natal e um Prospero Ano Novo.



Kassumai 


Manuel, Duarte e Miguel Rei Vilar

_______________________________________________________________



Relatório de contas

Projeto Kassumai
Resultados do Ano 2019
Donativos
17161,08 €
Despesas (*)
12406,44 €
Saldo
4754,64 €

* Das quais despesas bancárias 430,99 €

Cascais, 18 de dezembro de 2019
___________

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

É um exemplo tocante e contagiante, o do amor destes 3 irmãos pelo saudoso mano mais velho, que era o seu herói, o Luís Rei Vilar. A sua memória é homenageada e celebrada por este projeto, Kassumai. Espero que haja camaradas e amigos da Guiné que queiram associar-se a esta tão bela e solidária iniciativa.

Kassumai, mantenhas, um alfabravo para eles três. Luís Graça

Anónimo disse...

MIguel Vilar
23 dez 2019 11h32

caro Luis Graça,

O tributo ao meu irmão Luis. O irmão que faltou a ida toda.O meu ídolo . Aquele que teria estada em todas as grelhas de partida.

Um dia , a medo , eu consegui dizer ao meu irmão Manel , quando ele me perguntava se eu tinha algum destino , planeado , para as minhas longas viagens de bike. E a medo , eu disse-lhe :

_ Não tenho , mas há um lugar que eu tenho que ir antes de partir.

_ Ai sim e onde é:

Ganhei coragem , à espera de todas as reações e disse-lhe:

- Eu tenho que ir à Guiné beijar o chão onde o Luis tombou.

E a resposta foi:

_ Ai vais , vais. Mas não vais é sozinho. Vamos todos !!!

E deu nisto.

O meu tributo ao meu irmão que nunca tive e tanta falta me fez.