sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21453: (Ex)citações (375): recordando mais trágicos acidentes com minas e armadilhas (Joaquim Sabido, advogado, Évora; ex-alf mil art, 3.ª CART / BART 6520/73 e CCAÇ 4641/73, Jemberém, Mansoa e Bissau, 1974)

1. Comentário (*) de  Joaquim Sabido [, ex-alf mil art, 3.ª CART / BART 6520/73 e CCaç 4641/73, JemberémMansoa e Bissau, 1974); hoje, advogado, a viver em Évora; é nosso grã-tabanqueiro desde 24/8/2010; tem 13 referências no nosso blogue; foto à direita]


Ao ler sobre esta temática das M/A [Minas e Armadilhas] (*), veio-me a memória a recordação de um Amigo que, sendo ele já Alferes Miliciano no Regimento de Cavalaria 3, em Estremoz (cidade onde passei a minha infância e adolescência), não seria já mobilizado.
 
Foi em Estremoz, como digo, que tive a honra de o ter conhecido e o gosto por termos sido Amigos. Talvez pelo ano de 1967 ou 1968, o Morgado, era o instrutor do Regimento em M/A. Dando instrução nesta matéria aos pelotões que compunham os Batalhões e as Companhias que por ali Iam sendo mobilizamos para as várias colónias ou PU, como queiram.

Junto à ribeira de Tera, perto da cidade, instrução de M/A a um ou dois pelotões, o pessoal disposto em círculo e um dos cabos miliciamos de M/A, inadvertidamente ou por inexperiência, espoletou a mina A/C que servia de modelo, segundo o relatado posteriormente por quem lá estava,

Quando aquele meu Amigo se apercebeu do erro do instrutor, atirou-se para cima da mina e, com esta sua acção minimizou os danos abafando o engenho com o seu corpo, e houve feridos, não me recordando já se mais alguém morreu, para além dele, que ficou em pedacinhos.

Para mim foi e sempre será um verdadeiro e saudoso Herói. Creio que, com toda a justiça, o nome dele figura no memorial existente na parada principal do RC3. Mas irei confirmar um destes dias. Será que algum Camarada se recorda deste episódio? Seria aquela instrução dirigida a pessoal a caminho do CTIG?

Já quando eu estava na EPA em 1973, salvo erro, aqui em Évora, no RAL 3, ocorreu um erro idêntico que teve um desfecho bem mais fatídico: 7 ou 8 mortos e uns quantos feridos. Instrução de M/A no interior de uma sala. Pasme-se.

Com amizade e camaradagem. Joaquim Sabido, Évora (**)

2 comentários:

Anónimo disse...

Consultadas todas as Ordens do Exército, 2ª série, desde 1960 até 1975, nelas não foram localizados quaisquer registos de óbito de um "Alferes" "Morgado".

Valdemar Silva disse...

Caro Joaquim Sabido.
Ouvi falar dum caso semelhante a este, não me recordo se foi este, mas não sei precisar se foi antes ou já na Guiné, por conseguinte seria entre os anos de 1967 a 1970.

Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz