terça-feira, 18 de maio de 2021

Guiné 61/74 - P22213: Tabancas da Tabanca Grande (4): A Tabanca de Matosinhos, fundada há 16 anos (!), retoma as "hostilidades", no restaurante O Espigueiro, em Matosinhos, às quartas-feiras (José Teixeira)



Foto nº 1  > O Moutinho dos Santos e o Vitorino


Foto nº 2 > Um tabanqueiro que não conhecemos e o Zé Teixeira


Foto nº 3 > Um camarada habitual (mas cuja nome não nos vem agora à lembrança), seguido do Rodrgo e do Leite Rodrigues


Foto nº 4 >O Leite Rodrigies


Foto nº 5 > O Rodrigo

Tabanca de Matosinos > 5 de maio de 2021 > O alegre e fraterno convívio das quartas feiras, retomado agora, no restaurante O Espigueiro (ex-Milho Rei), Rua Heróis de França, nº 721, 4450 - 159 Matosinhos... (È,  de há muito, o mais famoso restaurante de Matosinhos, passe a publicidade, ou pelo menos o mais conhecido dos ex-combatentes.)

Fotos (e legtendas): © João Crisóstomo (2021. Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar. Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de José Teixeira (Foto nº 2, e segundo plano), régulo da Tabanca de Matosinhos, em parceria com o Eduardo Moutinho Santos, ex-alf mil, CCAÇ 2366 (Jolmete e Quinhámel) e cap mil grad. cmdt da CCAÇ 2381 (Buba, Quebo, Mampatá e Empada) (Foto nº 1, à esquerda).

Data - segunda, 10/05, 14:30
Assunto - Tabanca de Matosinhos: Retoma das "hostilidades"

Luís.
Faço votos para que estejas em boa recuperação. E muita saúde para todos os editores. Junto um pequeno texto sobre a Tabanca de Matosinhos que gostava de ver estampada no nosso bogue, onde se anuncia o retomar das hostilidades de combate à fome de convívio que grassa no espírito dos nos combatentes., com a garantia de continuarem a poder saborear um bom petisco.

Fraternal abraço para todos.
Zé Teixeira

2. A TABANCA DE MATOSINHOS E A COLUNA SEMANAL DE REABASTECIMENTO

por José Teixeira

A pouco e pouco, devagarinho e com muita cerimónia, o maldito Covid vai deixando que nós possamos respirar um pouco com mais segurança. Os amigos da Guiné-Bissau, ex-combatentes, vão arriscando sair do abrigo em foram obrigados a enfiarem-se por longo e cansativo tempo para se juntarem e darem ao dente no Restaurante O Espigueiro (ex-Milho Rei) em Matosinhos.

Uns menos temerosos que outros, devidamente camuflados e desobedecendo às ordens do comandante, foram aparecendo durante o conflito vírico para matar saudades e a fome que era negra, pé ante pé, escondidos por detrás dos poilões. não fosse o malvado armadilhar a picada ou montar-lhes alguma emboscada.

Agora que o maldito corno do vírus está a esgotar as munições e nós estamos a conseguir coletes garantidamente à prova das suas balas, é tempo de pensar em voltar a fazer as colunas para o Espigueiro a fim de recargar as baterias da amizade que foi sendo construída ao longo dos dezasseis anos de vida da Tertúlia da Tabanca de Matosinhos, aproveitando para encher o bandulho, beber uns copos e conviver enquanto é tempo e temos alguma saúde, porque o tempo de vida e a saúde estão cada vez mais caros e sobretudo mais escassos.

Com a mudança de tempo, temos a nosso favor a famosa sardinha assada, que está a chegar fresquinha e do nosso mar. Foi ela, a sardinha assada, que começou por nos unir nesta façanha de unir combatentes na Guiné, sedentos de um convívio sadio que nos recordasse os belos e menos belos anos passados na Guiné em cumprimento de uma missão. Espinhosa missão que nos roubou anos de vida, destruiu a saúde física e psíquica de muitos e nos roubou amigos de peito. Mas por outro lado nos enriqueceu com amizades geradas na luta pela sobrevivência que jamais esqueceremos e gerou também saudades que nos ajudam a viver o futuro que começa a mostrar o fim da picada.

A vida merece ser vivida com garra, enquanto andarmos por cá. Não a desperdicemos o que a vida tem de melhor. Saibamos saboreá-la no que ela tem para nos dar. Comamos e bebamos com moderação e cuidem-nos porque o covid ainda anda por aí.

Na quarta-feira passada começamos as hostilidades. Éramos poucos, mas vencemos a refrega, como se pode apreciar pelas fotos, mas a “luta” continua.

Assim. na(s) próximas(s) quarta(s) Feira(s), lá estaremos para partilhar gratuitamente os abraços da fraternidade que nos une e foi gerada quando éramos jovens, nas quentes terras da Guiné.

Zé Teixeira

__________

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Saúdo a retoma do alegre e fraterno convívio das quartas feiras, da Tabanca de Matosinhos, no restaurante O Espigueiro (ex-Milho Rei), Rua Heróis de França, nº 721, 4450 - 159 Matosinhos...

Acrescente-se que este restaurante (que tem um reservado para os tabanqueiros...) é de há muito, o mais famoso restaurante de Matosinhos, passe a publicidade, ou pelo menos o mais conhecido dos ex-combatentes do Norte...

É obrigatório, para os sulistas, passar por lá, pelo menos uma vez na vida, e antes do último combate... Quem não passar por lá em vida, vai passar mal no sono eterno, lá no Olimpo dos bravos da Guiné...

Amanhã, dia 19, é quarta-feira, dia de "picar o ponto" na Tabanca de Matosinhos. Infelizmente, eu, embora estando por cá, no Norte, não posso lá ir, como gostaria, estou "de atalaia", na Tabanca de Candoz, à espera dos régulos da Tabanca do Atira-te ao Mar (... e Não Tenhas Medo!), em visita de cortesia...

Mando um abraço fraterno aos camaradas que lá queiram ir (e possam aparecer). LG

Anónimo disse...

José Teixeira (by email)
18 mai 2021 18:55

Luís:

Aproveita bem o tempo cá do Norte. Dá um forte abraço por mim ao Joaquim e esposa. Vemo-nos em breve, espero eu. Abração.

Anónimo disse...

Bom dia amigos.desta vez não vou aparecer, talvez numa quarta qualquer
Só lá fui uma vez, com a malta naquela cerimónia na morte de um companheiro de luta
Apesar de conhecer quase todos os restaurantes de Matosinhos nunca tinha ido a este, foi de má memória devido ao objectivo. Ao lao naquele enorme espaço ficava a fábrica da Giste Brocades, onde trabalhou 30 anos o meu irmão Jorge. Hoje é um grande complexo urbanístico de luxo. Sinais dos tempos! Bom almoço mas tenho de ir a Gaia por essa hora. Virgílio Teixeira