sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Guiné 61/74 - P22631: Memórias cruzadas nas 'matas' da Região do Óio-Morés: o caso da queda do "T-6 FAP 1694", em 14out1963, incluido no documentário "Labanta Negro!", realizado pelo italiano Piero Nelli, 28 meses depois (fev 1966) (Jorge Araújo)


Foto 2 - Citação: (1963) “Lay Sek junto de um pedaço de um avião português abatido pelo PAIGC”, CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_de_43815 - matrícula 1694 – com a devida vénia.
 

Foto 3 - Citação: (1963) “População junto de um pedaço de um avião português abatido pelo PAIGC”, CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_de_ 43566 - matrícula 1694 – com a devida vénia.




O nosso coeditor Jorge [Alves] Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/Ranger, CART 3494
(Xime e Mansambo, 1972/1974), professor do ensino superior, ainda no ativo. Vive presentemente num dos países das "Arábias"...Tem cerca de 300  referências no nosso blogue.



MEMÓRIAS CRUZADAS
NAS ‘MATAS’ DA REGIÃO DO ÓIO-MORÉS:

O CASO DA QUEDA DO «T-6 FAP 1694», EM 14OUT1963, INCLUÍDO EM DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO PELO ITALIANO PIERO NELLI, VINTE E OITO MESES DEPOIS (FEV’1966)



Mapa da região do Óio-Morés com infografia da queda do «T-6 FAP 1694», pilotado pelo Cap Pilav João Cardoso de Carvalho Rebelo Valente, ocorrida em 14Out1963. Identificando-se, com pontos a azul, três das bases existentes naquela região.


1. - INTRODUÇÃO

Já aqui demos conta, com veemente convicção, de que a quantidade de documentação histórica, relativa à «Guerra do Ultramar», que continua em silêncio nos arquivos é de tal monta que será difícil, a cada um de nós, dela ter conhecimento e, deste modo, encontrar respostas às dúvidas que persistem… teimosamente!

É dessa teimosia, que se traduz em revisões continuadas do trabalho histórico, emergente da “pesquisa” e do seu estudo, que nos tem permitido, por adição de “factos” ou “verdades parciais”, ir mais longe na objectividade histórica, pois esta deverá ser consistente.

Com efeito, em novo regresso `ss "matas da região do Óio-Morés”, através de «Memórias Cruzadas» com quase seis décadas, foi possível juntar mais algumas peças ao nosso «puzzle» da “guerra” (dos dois lados), na medida em que continuará incompleto. Estamo-nos a referir ao caso da queda do «T-6 FAP 1694», ocorrida naquela região em 14 de Outubro de 1963, 2.ª feira, pilotado pelo Cap Pilav João Cardoso de Carvalho Rebelo Valente, cujo corpo não foi recuperado.



Sobre o caso em apreço, o que temos a dizer de novo vai no sentido de, para além de confirmar o que deixámos expresso nos dois trabalhos já publicados anteriormente:

lhe adicionar o conteúdo de mais algumas imagens resgatadas do documentário «LABANTA NEGRO», produzido pelo italiano Piero Nelli, durante a sua visita à Guiné [Conacri], entre 02 e 15 de Fevereiro de 1966, a convite do Secretário-Geral do PAIGC.


Tradução do texto em italiano: “Diário de paz e guerra entre os partidários da 'província portuguesa ultramarina' da Guiné e Cabo Verde”.


Tradução do texto em italiano: “Este documentário foi aceite pelo Comité de Descolonização da ONU [Comité dos 24], reunido em Argel de 16 a 21 de Junho de 1966, como prova testemunhal sobre a situação da 'província portuguesa ultramarina' da Guiné e Cabo Verde”.

Fonte: Arquivo Audiovisivo del Movimento Operaio e Democratico > Documentario "Labanta Megro!"  (1966)

http://patrimonio.aamod.it/aamod-web/film/detail/IL8200001651/22/labanta-negro.html?startPage=0&idFondo (com a devida vénia)


Foto 1 - Exemplo de um T-6 (matrícula 1688)



2. - SÍNTESE DOS ANTECEDENTES JÁ PUBLICADOS

O interesse pelo aprofundamento desta ocorrência, de que deixei expresso na narrativa publicada em 25 de Julho de 2019 – P20010 – a que dei o nome de «O T-6 FAP 1694 e o Cap Pilav João Rebelo Valente, desaparecido em 14/10/1963, na região do Óio-Morés», nasce da interrogação, do “mistério” e do “conflito histórico”, suscitados pela discrepância observada entre as fontes consultadas em que, no primeiro caso, a causa da queda foi consequência de “voo de experiência do avião, embatendo no solo ao fazer acrobacia a baixa altitude”, conforme registo abaixo:

No segundo caso, o acidente é descrito onde a mesma aeronave “ao colidir com o solo após manobra acrobática, em Olossato”, provocou a morte do Capitão Piloto aviador João Cardoso de Carvalho Rebelo Valente, facto que pode ser comprovado a seguir:



A recuperação das duas imagens que se apresentam abaixo [fotos 2 e 3], servem para testemunhar que a aeronave «T-6 FAP 1694» se despenhou na região do Óio e, segundo Pedro Pires (1934-), “muito próximo da base [Central] do Osvaldo Vieira, perto da tabanca de Morés.”

No mesmo sentido segue o conteúdo do relatório, da missão atribuída a Lourenço Gomes (1922-1999), realizada a bases da Região Norte da Guiné, entre 8 e 18 de Outubro de 1963, e publicado em narrativa de 8 de Julho de 2020 – P21151 – onde refere a sua chegada à “base do camarada Ambrósio Djassi” [Osvaldo Vieira; 1938-1974] no dia 09Out63, 4.ª feira, tendo depois visitado as três bases do Óio [Morés (Central), Fajonquito e Maqué] assinaladas a azul na infografia acima.

Depois, no dia 14Out63, 2.ª feira, perante a sua presença, os aviões portugueses ao tentarem atacar a base [Central do Morés], do Ambrósio Djassi [Osvaldo Vieira], os camaradas abateram três aviões inimigos [apenas um: o «T-6 FAP 1694», do Cap Pilav João Rebelo Valente]. (…) Nós tivemos nove mortos e oito feridos. Esses feridos deviam ser transferidos comigo para Samine [no Senegal], mas tiveram que voltar para o Óio, porque os portugueses descobriram uma cambança por onde deveríamos passar e tentaram apanhar-nos nesse mesmo sítio. (Vd.fotos nºs 2e 3, acima)


3. - O «T-6 FAP 1694» NO «LABANTA NEGRO» - DOCUMENTÁRIO REALIZADO PELO ITALIANO PIERO NELLI EM FEVEREIRO DE 1966

De acordo com o referido na introdução, o citado documentário foi [apresentado e] aceite pelo Comité de Descolonização da ONU, reunido em Argel de 16 a 21 de Junho de 1966, como [primeira] prova testemunhal [de informação e propaganda audiovisual do PAIGC] sobre a situação da “província portuguesa ultramarina” da Guiné e Cabo Verde [três anos e meio depois do início do conflito].

Este documentário produzido a preto e branco, em 1966, com uma duração de 39’ [curta-metragem], está alojado no sítio da «FUNDAÇÂO AAMOD» (Arquivo audiovisual do movimento operário e democrático), instituição italiana fundada em 13 de Fevereiro de 1985, em Roma, cujo logo se apresenta abaixo.



A sequência dos sete planos (fotogramas) que seguidamente se reproduz, serve exclusivamente para enquadrar a temática relacionada com a aeronave em título, tendo sido obtida a partir do visionamento do documentário supracitado, em particular no roteiro incluído na caminhada efectuada pela equipa técnica dirigida por Piero Nelli, na região do Óio (Base Central do Morés), iniciada a 04 de Fevereiro de 1966, 6.ª feira, como se demonstra no plano (fotograma) seguinte:


No documentário, as filmagens reportadas ao «T-6 FAP 1694» têm uma duração de 1 minuto (entre os 17’43” e 18’43”).


3.1 - OS SETE PLANOS DO «T-6 1694», RESGATADOS DO DOCUMENTÁRIO «LABANTA NEGRO!», NO ROTEIRO DO ÓIO (MORÉS), EM FEVEREIRO DE 1966


Plano 1 – Região do Óio em Fev’66 - Destroços do «T-6 FAP 1694» em «Labanta Negro!"; documentário do italiano Piero Nelli (1966) ( A preto e branco, sonoro, duração: c. 39 minutos)


Plano 2 – Região do Óio em Fev’66 - Destroços do «T-6 FAP 1694» em «Labanta Negro!»; documentário do italiano Piero Nelli (1966)


Plano 3 – Região do Óio em Fev’66 - Destroços do «T-6 FAP 1694» em «Labanta Negro!»; documentário do italiano Piero Nelli/(1966)


Plano 4 – Região do Óio em Fev’66 - Destroços do «T-6 FAP 1694» em «Labanta Negro»!; documentário do italiano Piero Nelli (1966)


Plano 5 – Região do Óio em Fev’66 - Destroços do «T-6 FAP 1694» em «Labanta Negro!»; documentário do italiano Piero Nelli (1966)


Plano 6 – Região do Óio em Fev’66 - Destroços do «T-6 FAP 1694» em «Labanta Negro!»; documentário do italiano Piero Nelli (1966)


Plano 7 – Região do Óio em Fev’66 - Destroços do «T-6 FAP 1694» em «Labanta Negro!»; documentário do italiano Piero Nelli (1966)

O vídeo (38' 44'') pode ser vistio aqui na íntegra, neste link. no You Tube. É  narrado em italiano. Aconselhável vê-lo em ecrã inteiro e ativar as legendas em italiano,

► Fontes consultadas:

Ø CasaComum, Fundação Mário Soares. Pasta: 07075.147.046. Título: Relatório sobre a visita de Lourenço Gomes à região do Óio. Assunto: Relatório assinado por Lourenço Gomes sobre a sua visita ao interior, região de Óio. Visita aos locais onde foram abatidos os aviões portugueses; ataque à base de Ambrósio Djassi [Osvaldo Vieira]. Necessidade de medicamentos no interior. Material de Guerra. Despesas. Viatura para transporte dos feridos. Envio dos militares portuguesas, Fernandes Vaz e Fernando Fortes, para a base de Abel Djassi. Em anexo documento assinado por Pedro Pires, datado de 21 de Outubro de 1963, com as informações colhidas das declarações de Biagué. Data: Quinta, 24 de Outubro de 1963. Observações: Doc. incluído no dossier intitulado Relatórios XI 1961-1964. Fundo: DAC – Documentos Amílcar Cabral. Tipo Documental: Documentos.

Ø Outras: as referidas em cada caso.

Ø Arquivo Audiovisivo del Movimento Operaio e Democratico > Documentario "Labanta Megro!"  (1966)

http://patrimonio.aamod.it/aamod-web/film/detail/IL8200001651/22/labanta-negro.html?startPage=0&idFondo


Termino agradecendo a atenção dispensada.
Com um forte abraço de amizade e votos de muita saúde.
Jorge Araújo.
12MAI2021
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1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Fajonquito e também Madina Mandinga no Óio-Morés.
Provavelmente tabancas com nomes semelhantes a outras no Leste.

Valdemar Queiroz