quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Guiné 61/74 - P22624: In Memoriam (411): Hernâni Mergulhão (Lisboa, 1958 - Lourinhã, 2021), professor do ISEL e dirigente do GEAL - Museu da Lourinhã


Hernâni Mergulhão (Lisboa, 1958 - Lourinhã, 2021)


1. Morre, muito antes do tempo, aos 62 anos, um bom amigo, colega e conterrâneo. De doença prolongada, inexorável. Não éramos exatamente da mesma geração, mais de uma década nos separava. Nascido em Lisboa, foi criado pelos avós, meus vizinhos, na Lourinhã.  

Eu admirava-lhe a seu fino humor, a sua grande afabilidade, a sua enorme alegria de viver, a sua empatia, a espontaneidade, a capacidade de lidar com a diferença, a sabedoria com que fazia a ponte entre a cultura científica e tecnológica e o contributo das ciências sociais e humanas, mas também o seu empenho cívico, a sua postura como cidadão, a sua coerência e coragem na luta pela causas políiticas, sociais, profissionais,  sindicais  e comunitárias em que acreditava... 

Acompanhei-o, de mais perto, no GEAL - Grupo de Espeleologia e Arqueologia da Lourinhã (de que foi diretor e membro da assembelia geral), e sou testemunha da sua dedicação, de anos e anos a fio, ao projeto de criação do Museu da Lourinhã e depois do DinoParque da Lourinhã, ao lado de outros históricos "geálicos", como, por exemplo, os nossos Horácio Mateus (**) e Isabel Mateus (***), e seus filhos Horácio Mateus e Simão Mateus.

Tinha o sentido da "res publica", do bem público, da solidariedade... e adorava a sua terra de coração, a terra do seu pai, Eurcio Mergulhão, dos seus tios, primos  e avós, mesmo quando lhe parecia pequena demais para nela poder caber todos seus sonhos de menino.

 Como muitos outros, foi um lourinhanense da diáspora. Mas soube voltar, na vida adulta, na altura devida e justa, depois de ter arrostado com incompreensões, preconceitos, discriminações, etc., de que foi alvo no pós-25 de Abril.

Foi um homem bom e tolerante. Tinha orgulho na sua terra e na sua pátria. Para a Cecília, grande (mas sempre discreta) companheira de uma vida, para os seus três filhos, para o seu pai ainda vivo (aos 89 anos, com quem falei na capela de N. Sra. dos Anjos, ontem durante o velório), demais família e amigos do peito, vai a minha solidariedade na dor, compartilhada pela Alice, e pelos meus filhos, Joana e João. 

Hernâni, não serás inumado na vala comum do esquecimento, temos a obrigação, os teus conterrâneos e os teus companheiros "geálicos", de saber honrar a tua memória. Luís Graça (sócio do GEAL nº 141).

Lourinhã, 12 de outubro de 2021, 16h


2. Mensagem de condolências do ISEl . Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com data de ontem (, aqui reproduzida con a devida vénia):

É com consternado pesar que informamos do falecimento do Professor Hernâni Mergulhão.
Ao longo de mais de 30 anos, dedicados ao ISEL, de onde se destaca a sua vertente no ensino e na pedagogia, o professor Hernâni empenhou-se de uma forma exemplar no ISEL.

Licenciado em 1986, pela Universidade Técnica Checa, entrou no ISEL em 1988 como Equiparado a assistente, foi Equiparado a assistente do 2.º triénio entre 1989 e 1995, Equiparado a professor adjunto entre 1995 e 1999 e Professor adjunto a partir de dezembro de 1999.
 
Participou ativamente na gestão do ISEL, destacando-se os seguintes cargos:
- De maio de 2004 a abril de 2006, foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISEL.
- Entre 1990 e 1995, foi membro do Conselho Pedagógico do ISEL, em representação do corpo de assistentes.
- Em 1979 e 1980, foi membro do Conselho Diretivo e da Assembleia de Representantes do ISEL, em representação dos alunos.
- Foi também membro do Conselho Científico, da Assembleia de Representantes do ISEL, e Assessor do Conselho Diretivo.
- Destacou-se também como Vice-coordenador do Departamento do Ensino Superior do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e Membro do Conselho de Departamento do Ensino Superior da FENPROF.
 
Neste difícil momento endereçamos à família e amigos, muitos deles do ISEL, as mais sinceras e sentidas condolências.
Viverá para sempre na memória da comunidade do ISEL.

3. Mensagem de condolências do GEAL - Museu da Louirnhã (, aqui reproduzida com a devida vénia):

É com grande pesar que partilhamos a notícia do falecimento do nosso associado Hernâni Mergulhão, até há pouco tempo Presidente da Assembleia Geral do GEAL - Museu da Lourinhã.

Hernâni Mergulhão, pessoa de convicções fortes e rigor nas suas atuações, nos diversos domínios, deixou-nos após uma luta inglória contra a doença prolongada que o atormentava.

Aos familiares e amigos próximos, os órgãos sociais, colaboradores, investigadores e voluntários do GEAL - Museu da Lourinhã endereçam os mais sentidos pêsames.

Lourinhã, 11 de outubro de 2021
___________

Notas do editor:


(**) Vd. poste de 28 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11492: Blogpoesia (333): A notícia do fim da notícia (Luís Graça)

(***) Vd. poste de 19 de fevereiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21918: Manuscrito(s) (Luís Graça) (199): Elegia para Isabel Mateus (Soure, 1950 - Lourinhã, 2021)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Bolas, ainda não enterrei este meu amigo (, vai ser cremado em Lisboa às 15h00,) e já o Carlos Vinhal me está a dar outra dolorosa noticia, a da morte do nosso querido camarada e colaborador permanente do Blogue, um "histórico", o Torcato Mendonça!...

A vida está-nos a ser cruel. EStout na fisioterapia, o Carlos dará a notícia.