segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Guiné 61/74 - P23627: (In)citações (220): Homenageando os bravos do Batalhão de Comandos da Guiné (Raul Folques, em 15/4/2010, na sessão de lançamento do livro do Amadu Djaló, "Comando, Guineense, Português")

 

Lisboa > Museu Militar > 15 de Abril de 2010 > Lançamento do livro do Amadú Bailo Djaló, "Comando, Guineense, Português" (edição da Associação dos Comandos, 2010, ). Intervenção do cor inf 'comando' na situação de reforma ef Raúl Folques (n. 1939, em Vila Real de Santo António).

Vídeo (8' 43''): © Luís Graça (2010). Alojado em You Tube > Nhabijoes (conta do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné) (*)


1. Raúl Folques, com o posto de major, e de acordo com a nota biográfica da Wikipédia,  foi o último comandante do Batalhão de Comandos da Guiné, antes do 25 de Abril de 1974, mais exactamente entre 28 de Julho de 1973 e 30 de Abril de 1974, tendo sido antecedido pelo major Almeida Bruno (2 de Novembro de 1972 a 27 de Julho de 1973), e imediatamente seguido pelo Cap Matos Gomes (1 de Maio a 12 de Junho de 1974).  

 Estes três oficiais, juntamente com o cap pára António Ramos, foram os únicos europeus a participar, com os militares do Batalhão de Comandos da Guiné (a três companhias, a 1ª, a 2ª e 3ª CCms Africanos), e o Grupo Especial do Marcelino da Mata, na célebre Op Ametista Real, de assalto à base do PAIGC em Cumbamori, no Senegal, em 19 de Maio de 1973, e cujo sucesso permitiu aliviar a pressão sobre Guidaje. Nessa dramática operação, o major Folques foi ferido. Os números oficiosos apontam para 9 mortes, 11 feridos graves e 23 ligeiros, do ladfo das NT.(**)

O Amadu Djaló, no seu livro de memórias, deixou-nos  um testemunho de grande intensidade dramática, sobre esta operação, e nomeadamente sobre a retirada dos comandos africanos até Guidaje e depois até Bigene, já aqui publicado no nosso blogue. (***)

Merece ser recordada aqui a intervenção do cor inf 'comando' ref Raúl Folques por ocasião do lançamento do livro do nosso saudoso Amadu Djaló (Bafatá, 1940-Lisboa, 2015), num vibrante cerimónia realizada há mais de 12 anos no Museu Militar, em Lisboa, 15 de abril de 2010. (*)

Cnco anos depois o Raúl Folques seria condecorado com o  Colar de Grande Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada (****)., 

Na altura, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Regimento de Comandos, na Carregueira,  disse, a seu respeito o seguinte

(...) "O Coronel Folques é um algarvio de Vila Real de Santo António, que deixou o liceu aos 13 anos para vir frequentar o 3.º ano do Colégio Militar, aí permanecendo até ingressar na Academia, onde concluiu, em 1961, o Curso de Infantaria.

Fez parte dos militares que estiveram na origem e integraram as primeiras forças “Comando”, unidades de elite do Exército adaptadas à natureza e às exigências do ambiente operacional de África.

Nas quatro comissões que cumpriu, três em Angola e uma na Guiné, demonstrou ser um Soldado de exceção, exemplo maior de coragem, sangue-frio e serena energia debaixo de fogo. Um líder que todos estimavam e admiravam. 

 (...) Condecorado por feitos extraordinários em campanha, dando provas de elevada coragem física e grandeza moral, o Coronel Folques é um homem de bem, de carácter impoluto e altamente prestigiado entre os seus pares. Serviu Portugal com distinção, total desprendimento e a simplicidade dos grandes.
Militares,

(...) Manifestamos hoje o nosso reconhecimento a um Oficial de excecional craveira cujo exemplo deverá constituir fonte de inspiração para as gerações futuras, porque a Pátria em que nos revemos foi e será sempre determinada pelo querer, pela dedicação e pela coragem dos Portugueses.

Como Presidente da República, associo-me com todo o gosto a esta homenagem a quem, como o Coronel Raúl Miguel Socorro Folques, pautou a sua vida pelo culto da Pátria, da honra e do dever. É este homem e este militar que o Comandante Supremo das Forças Armadas distingue com a mais alta condecoração do Estado, a da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. (...)"

2. O Raúl Folques tem 20 referências no nosso blogue. Não integra a nossa Tabanca Grande embora o seu amigo e camarada Virgínio Briote já o tenha convidado. O convite continua de pé. A sua presença, sob o nosso poilão, honrar-nos-ia a todos.  É membro da Magnífica Tabanca da Linha.

Recordamos aqui hoje a sua intervenção na festa do Amadu Djaló, em vídeo que voltamos a reproduzir, e que os nossos camaradas que chegaram mais tarde ao blogue, não tiveram oportunidade de ver e ouvir.  

É uma homenagem ao Amadu Djaló e aos demais bravos comandos do Batalhão de Comandos da Guiné, alguns dos quais tiveram um  miserável destino às mãos dos seus cobardes algozes, ao tempo do regime de Luís Cabral. (*****)

_________


(**) Vd. poste de 18 de junho de 2022 > Guiné 61/74 - P23364: Guidaje, Guileje, Gadamael, maio/junho de 1973: foi há meio século... Alguém ainda se lembra? (5): um "annus horribilis" para ambos os contendores: O resumo da CECA - Parte IV: Op Ametista Real, de 17 a 21 mai73, destruição da base de Cumbamori, no Senegal


(*****) Último poste da série > 13 de setembro de  2022 > Guiné 61/74 - P23614: (In)citações (219): Reflexão (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda haverá alguma possibilidade de adquirir o livro ou está esgotado!? Obrigado por qualquer informação.
Albertino Ferreira
ex- Alferes Mil.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Alberto, o livro (edição da Associação de Comandos) infelizmente está esgotado, mas podes tentar um contacto...

E o pobre do Amadu, coitado, a pensar que ia ficar rico com os direitos de auor...E este seria o primeiro de dois... O segundo volume tinha a ver com saga da fuga do ex-comando Amadu Djaló, do seu país, até chegar a bom porto, Portugal... O seu "copydesk", o Virgínio Briote, ainda conseguiu passar ao papel algumas dezenas de páginas... A doença e a morte inviabilziarm o projeto. Infelizmente, nada foi até agora publicado do manuscrito do II volume...

O nosso blogue irá continuar, entretanto, a reproduzir mais alguns excertos do I volume... LG

Anónimo disse...

Que eu saiba a edição esgotou logo e, por vários motivos, não se tornou viável a reedição.

V. Briote
___________